Escalada e Política: Candidata escala via de 7º grau para fazer campanha

A mescla de qualquer assunto com política atiça os ânimos das pessoas. Há quem veja política em tudo e há quem acredite que a realidade não seja bem assim. Neste ano, ao menos no Brasil, haverá eleições para os mais diversos cargos políticos: presidente, senador e deputados (estadual e federal). Até lá acontecerá muita discussão entre os extremistas de qualquer lado.

Campanhas políticas são alvos de críticas, ironias e até mesmo humor. Na política vale tudo para chamar a atenção e ganhar um voto de seu eleitor. Cada comunidade, independente da qual vertente política, deve escolher um representante para os seus interesses.

Para a comunidade do montanhismo, não poderia ser diferente. Para que se faça ser ouvida, uma comunidade deve escolher um representante, goste o eleitor de política ou não. Este tipo de escolha, de possuir um representante, faz parte do “jogo” que é viver em uma democracia.

Ao contrário das federações esportivas, que possui eleições às escuras e nem todo mundo interessado possui o direito de votar, na democracia o voto é universal (no Brasil é até obrigatório). Portanto, uma pergunta válida: você votaria em um candidato que a sua campanha é baseada na escalada?

A californiana Katie Hill acredita que escalar faz parte de sua estratégia de tornar-se representante dos escaladores e seu público eleitor. Utilizando uma analogia de “dificuldade e risco” da escalada, Hill declara que “escalar talvez seja difícil, mas não tanto como me candidatar ao congresso enquanto outra pessoa tem apoio das corporações… Não, não será fácil, mas estou pronta para o desafio”.

No vídeo de sua campanha Katie Hill aparece escalando “Cowboy Coffee”, uma via cotada em 5.11a americano (7a brasileiro) que fica no local de escalada Texas Canyon (que ironicamente fica no estado americano do Arizona). Katie Hill é candidata pelo distrito 25 da Califórnia.

A candidata é da vertente democrata, um viés mais alinhado ao pensamento político conservador ou liberal conservador, defendendo políticas sociais assistencialistas, intervenção estatal na economia, leva em conta bandeiras de movimentos sociais, como a dos negros afro-americanos, dos gays, dos imigrantes latinos etc.

Quem acredita que é apenas para chamar a atenção, como muitos dos políticos brasileiros fazem em épocas de eleição, Katie Hill possui um site completo com as suas plataformas de campanha. Dentre os pontos a destacar em sua campanha está a criação de um fundo de planejamento familiar, políticas voltadas aos direitos das mulheres, entre outras.

Quem acredita que Katie Hill é leiga no assunto da política, engana-se. A americana é formada em Administração de Empresas pela California State University Northridge e mestrado em políticas públicas pela mesma instituição. Hill atuou constantemente em uma ONG People Assisting the Homeless (PATH), voltada para moradores de rua.

Para saber mais sobre a candidata escaladora: https://www.katiehillforcongress.com/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.