Presente no dia a dia de corredores de montanha, praticantes de trekking, escaladores e em praticantes de esportes de montanha, o solado vibram é conhecido, e reconhecido, por fazer parte dos calçados e até mesmo se confunde com a história dos esportes.
Quando uma pessoa compra um tênis de trekking sempre há a expressão do vendedor:
- “Este tênis tem sola vibram”
- “Claro, custam ‘trocentos’ reais porque têm sola vibram”
Existem até mesmo alguns vendedores que afirmam que possui “Tecnologia Vibram”. Mas, qual a origem da “tecnologia Vibram”?
História
No Vale Bregaglia, na Suíça, no ano de 1935 dezenove alpinistas tentaram escalar a Punta Rasica (montanha que fica na divisa da Suíça com Itália de 3.305 m) e uma tempestade acompanhada de intenso frio atinge as enfiadas dos que estão estão na parede escalando.
Os escaladores somente levaram sapatos de cânhamo. Escorregavam e não podiam nem subir, ou descer ficando assim encalhados. Após algumas horas com este tempo terrível seis destes morreram de hipotermia. Vitale Bramani fazia parte da cordada e se salvou por um milagre.
O absurdo destes falecimentos levou Vitale Bramani a pesquisar sobre as causas e sobretudo das soluções. Seus estudos se basearam na tecnologia de pneus de automóveis : Se os pneus dos automóveis dispõe de aderência em condições adversas, porque não levar esta tecnologia aos calçados?
Assim nasceu a mítica história dos solados “Vibram”. Vitale Bramani nasceu em Milão, na Itália, e foi um dos guias alpinos mais populares das Dolomitas
Não era difícil vê-lo acompanhado pelo Rei Alberto I da Bélgica nas suas escaladas, e seu destino foi ser uma das pessoas mais famosas do alpinismo europeu. A revolução que representou sua invenção nos anos 30 foi imensa, naquela época os alpinistas somente podiam utilizar dois tipos de calçado de montanha:
- Botas com cravos para terrenos congelados
- Tênis de cânhamo para escalar em rocha
Estes dois tipos apresentavam muitas limitações e inconvenientes e a tragédia ocorrida em Punta Rasica fez com que Vitale Bramani começar a estudar a possibilidade de fabricar um tipo de calçado com um material novo. Este deveria ter aderência em terreno seco e molhado, incluindo superfícies com neve e/ou rochosa.
A imagem dos pneus dos carros se mostraram como a solução perfeita: somente tinha de encontrar pedaços de borracha que fossem do tamanho de um calçado e fixá-la com pregos às solas das botas. Para o desenvolvimento de sua ideia, se fez acompanhar de Leopoldo Pirelli (proprietário da empresa que já na época fabricava os pneus que hoje conhecemos).
Utilizando a técnica da vulcanização (processo de tratamento da borracha inventado por Charles Goodyear), Bradami e Pirelli produziram as primeiras sapatilhas com sola Vibram. A princípio não foi um mar de rosas, conta a esposa de Bramani, que foi a primeira em provar os primeiros modelos em Passo di Bondo, terminando por cair ao chão com considerável raiva de seu marido.
Entretanto em pouco tempo Bramani começou a aperfeiçoar a sola, e assim começou a escalar as paredes mais importantes dos Alpes: Pizzo Badile em 1937, a primeira ascensão da face noroeste desta montanha (acompanhado de Ettore Castiglioni) usando obviamente o solado Vibram.
Poucos dias depois desta ascensão o alpinista registrou a marca do solado como Vibram, nome composto com suas iniciais ( VItale BRAMani).
No ano de 1945 inaugurou a primeira fábrica de produção industrial do solado em Albizzate na Itália, e em 1954 a marca teve um impulso gigantesco com a conquista do K2 (a montanha mais difícil do mundo) por Achille Compagnoni e Lino Lacedelli, que utilizaram botas com solados Vibram.
Dias atuais
Hoje a marca é mundialmente conhecida e produz nada menos do que 35 milhões de pares de solas Vibram.
Hoje as solas são manufaturadas no Brasil, China Itália e Estados Unidos e utilizada por mais de 1.000 fabricantes de calçados.
A marca também é conhecida por ser a pioneira nos tênis modelos “FiveFingers” que incentivou o movimento “Barefoot running”.
Hoje a marca é sinônimo de qualidade e parâmetro de desempenho por toda a comunidade outdoor do mundo, produzindo inúmeros modelos projetados para uso em moda, militar, resgates, policiamento e industrial.
Vibram também desenvolve produtos exclusivamente para a ressola de tênis e sapatilhas de escalada.
[…] de escalada. Entre os escaladores, o PA acaba sendo substituído pelo solado de borracha da Vibram, tornando-se mais adaptado ao aumento da dificuldade das […]
Onde posso encontrar esse solado vibram
Para qual tipo de terreno em especial se recomenda o Vibram? Ou é algo genérico que se adapta a diversos tipo de terreno?
Muitíssimo interessante. É uma pena que nenhum vendedor tem a boa vontade de pesquisar e se informar para explicar para os clientes sobre o produto que estão levando.