Saiba quais os pontos chaves para um descanso perfeito em um camping

O sono é fundamental para as funções biológicas e, evidentemente, a sua qualidade interfere diretamente no rendimento de uma pessoa durante o dia. Durante o sono corpo e mente se recuperam, promovendo uma eventual sensação de descanso ao acordar. Dormir faz manutenção do equilíbrio geral do organismo, essencial para a consolidação do aprendizado e memória e regulação da temperatura corporal. Dormir bem, portanto, é muito mais do que somente descansar e renovar as energias para o dia seguinte, pois a qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do indivíduo.

Exatamente por isso que acampar é um tabu para várias pessoas. Muitas experimentam acampar sob condições não adequadas e culpam a atividade, mas não o organizador, pelo desconforto. Acampar durante uma travessia ou trekking é uma atividade obrigatória. Para quem deseja se aventurar em viagens de mochilão em lugares inóspitos também. A verdade é que, para aproveitar bem um camping, um mínimo de conforto deve haver. Não confundir, entretanto, conforto com luxos e mimos. Para este tipo de coisa há a sua própria casa.

A principal coisa que se deve ter para começar a acampar é, sem dúvida, ter boa vontade. Abrir a mente e preparar o espírito é fundamental para que não fique com saudade da luz elétrica, netflix, entre muitas outras comodidades que a sua casa possui.


Ponto chave 1: Conforto térmico

Para dormir bem em um acampamento é importantíssimo não sentir nenhum desconforto térmico. Muito calor ou muito frio não irá contribuir para um bom sonho. Por isso lembre-se que para acampar é imprescindível saco de dormir e isolante térmico. O saco de dormir deve ser adequado para a temperatura que irá enfrentar. Por isso os valores de temperatura do saco de dormir devem ser conferidos desde que decidiu acampar.

Sabendo os valores do seu saco de dormir, confira em algum site de meteorologia de sua confiança (se não possui, procure ter um) qual será a temperatura mínima do lugar que irá acampar. A partir deste cruzamento de dados (temperatura de conforto do saco de dormir e da temperatura mínima do tempo) é possível prever se vai, ou não, passar frio ou calor.

O isolante térmico é imprescindível para uma boa noite de sono. Não confunda colchão inflável com isolante térmico inflável. São duas coisas diferentes e para acampar, fuja do colchão inflável (pesado e não isolante ideal do calor) e procure encontrar um isolante térmico de sua preferência. Atualmente existem vários tipos de isolantes térmicos que permitem uma boa noite de sono.


Ponto chave 2: Condições do equipamento

Revise todo o seu equipamento em casa, antes de sair de viagem (preferencialmente três dias antes). Procure por rasgos, furos, mofos, mal cheiro, sujeira, etc. Nunca acredite que um equipamento próximo de aposentar irá “quebrar o galho”. Este “pequeno detalhe” irá fazer toda a diferença e, para a sua sorte (ou azar) será no pior momento, do pior jeito, na pior hora e no pior lugar.

Se levar algum equipamento que seja inadequado, como uma calça jeans ou coturno, para uma trilha ou para um camping, será somente desconforto o que irá sentir. Quanto mais preparada está a pessoa que irá acampar, melhor será o sono. Passar necessidade em camping, especialmente em travessias ou pernoites na montanha, pode parecer glamoroso para conter histórias depois, mas apenas irá afetar a sua autoestima e qualidade de passeio.


Ponto chave 3: Superfícies e inclinações

No lugar que for acampar, procure pelo lugar mais plano possível. Quanto mais inclinado um lugar for, pior será seu sono à noite. No caso de uma chuva inesperada, aquilo que estava ruim (a inclinação) ficará ainda pior.

Além de ser plana, verifique se há pedras proeminentes ou mesmo se há alguma superfície muito dura.


Ponto chave 4: Alimentação

Sempre evite dormir sem se alimentar. Evite beber em demasia líquidos ou bebidas alcoólicas. Isso porque fará com que tenha vontade de sair durante o sono e, no caso de temperaturas muito baixas, será desagradável tanto para você quanto para quem ficar dentro da barraca aberta.

Procure comer comidas saudáveis, não apostando em comidas como salame e embutidos. Este tipo de comida possui muito sal e, consequentemente, fará você sentir vontade de ir ao banho posteriormente

Alimentação durante o montanhismo e trekking – Tudo o que você deveria saber e ninguém contou


Ponto chave 5: Roupas

Ao dormir no camping, procure ficar com roupas que permita você suar normalmente. Portanto roupas que respirem são fundamentais. Um bom conselho, especialmente para quem sente muito frio, é usar gorros, luvas e meias para dormir. Este tipo de roupa ajuda você a evitar perda de, pelo menos, 10% de seu corpo.

Quanto menos agasalhado dormir, melhor será sua mobilidade dentro do saco de dormir. Evite usar roupas apertadas, muito menos durma de botas ou tênis.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.