O que usar em uma lesão: Compressa quente ou fria?

Você acaba de passar o crux mutante do boulder de teto e, por algum motivo, seu tendão principal faz um barulho de estalo. Neste momento a dor torna-se uma preocupação desagradável. Acaba de se lesionar, já sabe, e o que fizer nos seguintes fará sua lesão tomar rumos distintos.

Seus amigos e companheiros escaladores começam a dar uma grande quantidade de conselhos com a melhor das intenções, mas estas mesmas boas intenções pode ajudar ou piorar. Conselhos genéricos como “chegue em casa e coloca uma bolsa de água quente”, é um destes conselhos que abundam. Portanto, já começo este artigo ressaltando que NUNCA use calor diante uma lesão aguda.

Uma lesão aguda é uma inflamação de alguma estrutura de seus sistemas músculo-tendíneo-ligamentar, que aparece diante uma ruptura repentina, ou mesmo um desgaste contínuo, terminando em algo agudo.

Esta inflamação é apenas seu corpo reagindo, para poder levar um imenso exército de células e mediadores químicos que, em primeira instância, defendem seu organismo de danos externos. Mas, lamentavelmente, o exagero desta reação será o principal problema no momento da reparação e, infelizmente, é o que lhe dá as dores incômodas.

Na prática médica, não pode haver reparação se existe inflamação (não 100% desta maneira), mas diminuir ela é primordial para que a segunda comece, ou tenha um bom desenvolvimento.

Deste ponto de vista, qualquer ação ou remédio que baixe a inflamação, fará com que sua lesão se recupere rápido. O frio inicial é uma das terapias mais efetivas que existem para isso.

A aplicação de gelo no local produz várias reações, que são:

  • Diminui a dor por inibição nervosa e diminuição de mediadores de dor
  • Produz diminuição local de irrigação, onde indiretamente diminui o edema próprio da inflamação (inchaço)
  • Produz uma diminuição do número de células encarregadas de produzir a inflamação

O gelo sempre deve ser dentro de um saco plástico, para não produzir queimaduras por frio. Não deve passar mais de 15 minutos, para depois ser seguido de repouso de uma a duas horas. Pode ser aplicado várias vezes ao dia.

Quantos dias é aconselhável aplicação de gelo?

O ideal para a aplicação de gelo é de 2 a 3 dias.

Mas que isso, seu efeito se perde, ou pode significar lesões de maior gravidade que com medidas simples não curará.

Por exemplo: Entorse grau 3.

Quando aplicar calor?

O calor produz praticamente o contrário do gelo. Se usado no início, produzirá uma exacerbação (acentuação) da inflamação. É comum que muitos se refiram a relaxamento com o calor. Pode ser que sim, mas logo depois a inflamação será pior.

O calor no local deve ser usado quando, pelo menos, a inflamação já tenha diminuído de 50% e, geralmente, de 3 a 5 dias depois do começo da lesão.

O calor local é bom quando se trata de aumentar a regeneração de tecidos, mas, como um todo, não deve ser abusado. Os tempos de uso e repouso são similares ao do gelo.

E os anti-inflamatórios?

Anti-inflamatórios somente receitados por médico.

Não se esqueça que em toda lesão, o mais importante é sua paciência. Isso porque o repouso correspondente deve ser sempre respeitado e, claro, escalar antes do tempo não somente não o irá curar sua lesão, como a irá piorar.

Antes de qualquer dúvida, não vacile e, se possível, entre em contato conosco por e-mail.

Tradução autorizada: http://rocanbolt.com

banner-rocanbolt

Gonzo Rocanbolt é chileno, médico, escalador e indiscutivelmente uns dos mais completos autores de artigos sobre treinamento de escaladores existentes no mundo. Respeitado em todo o mundo é o organizador do Simpósio de Medicina de Montanha no Chile e palestrante de eventos de escalada no Chile, Argentina e Espanha

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.