O que usar em uma lesão: Compressa quente ou fria?

Você acaba de passar o crux mutante do boulder de teto e, por algum motivo, seu tendão principal faz um barulho de estalo. Neste momento a dor torna-se uma preocupação desagradável. Acaba de se lesionar, já sabe, e o que fizer nos seguintes fará sua lesão tomar rumos distintos.

Seus amigos e companheiros escaladores começam a dar uma grande quantidade de conselhos com a melhor das intenções, mas estas mesmas boas intenções pode ajudar ou piorar. Conselhos genéricos como “chegue em casa e coloca uma bolsa de água quente”, é um destes conselhos que abundam. Portanto, já começo este artigo ressaltando que NUNCA use calor diante uma lesão aguda.

Uma lesão aguda é uma inflamação de alguma estrutura de seus sistemas músculo-tendíneo-ligamentar, que aparece diante uma ruptura repentina, ou mesmo um desgaste contínuo, terminando em algo agudo.

Esta inflamação é apenas seu corpo reagindo, para poder levar um imenso exército de células e mediadores químicos que, em primeira instância, defendem seu organismo de danos externos. Mas, lamentavelmente, o exagero desta reação será o principal problema no momento da reparação e, infelizmente, é o que lhe dá as dores incômodas.

Na prática médica, não pode haver reparação se existe inflamação (não 100% desta maneira), mas diminuir ela é primordial para que a segunda comece, ou tenha um bom desenvolvimento.

Deste ponto de vista, qualquer ação ou remédio que baixe a inflamação, fará com que sua lesão se recupere rápido. O frio inicial é uma das terapias mais efetivas que existem para isso.

A aplicação de gelo no local produz várias reações, que são:

  • Diminui a dor por inibição nervosa e diminuição de mediadores de dor
  • Produz diminuição local de irrigação, onde indiretamente diminui o edema próprio da inflamação (inchaço)
  • Produz uma diminuição do número de células encarregadas de produzir a inflamação

O gelo sempre deve ser dentro de um saco plástico, para não produzir queimaduras por frio. Não deve passar mais de 15 minutos, para depois ser seguido de repouso de uma a duas horas. Pode ser aplicado várias vezes ao dia.

Quantos dias é aconselhável aplicação de gelo?

O ideal para a aplicação de gelo é de 2 a 3 dias.

Mas que isso, seu efeito se perde, ou pode significar lesões de maior gravidade que com medidas simples não curará.

Por exemplo: Entorse grau 3.

Quando aplicar calor?

O calor produz praticamente o contrário do gelo. Se usado no início, produzirá uma exacerbação (acentuação) da inflamação. É comum que muitos se refiram a relaxamento com o calor. Pode ser que sim, mas logo depois a inflamação será pior.

O calor no local deve ser usado quando, pelo menos, a inflamação já tenha diminuído de 50% e, geralmente, de 3 a 5 dias depois do começo da lesão.

O calor local é bom quando se trata de aumentar a regeneração de tecidos, mas, como um todo, não deve ser abusado. Os tempos de uso e repouso são similares ao do gelo.

E os anti-inflamatórios?

Anti-inflamatórios somente receitados por médico.

Não se esqueça que em toda lesão, o mais importante é sua paciência. Isso porque o repouso correspondente deve ser sempre respeitado e, claro, escalar antes do tempo não somente não o irá curar sua lesão, como a irá piorar.

Antes de qualquer dúvida, não vacile e, se possível, entre em contato conosco por e-mail.

Tradução autorizada: http://rocanbolt.com

banner-rocanbolt

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.