Treinamento Indoor X Escalada em Rocha

Até que ponto o treinamento em muro indoor ajuda no bom desempenho da escalada em rocha?

Particularmente acredito que todo treinamento feito corretamente é benéfico e auxilia na evolução do escalador, porém existem algumas modalidades de escalada e para cada uma dessas o treinamento tem que ser diferenciado.

No caso da escalada esportiva, competitiva e bouldering, o treinamento indoor já está provado que é importante, como por exemplo na resolução de um problema, um lance ou crux, mas não podemos esquecer que o melhor treino é escalar o mais próximo possível do que se quer “mandar”, ou seja, se quer encadenar uma via de 9º grau à vista, o treino ideal é escalar outras vias com as mesmas características.

Porém, fatores externos dificultam esse tipo de treinamento, como: falta de tempo, clima desfavorável, etc. e exatamente por esses fatores, buscamos o treino indoor, diferente de alguns lugares da Europa, onde o treinamento em muros artificiais é muito constante no inverno, quando fica praticamente impossível escalar em rocha, devido ao clima, baixas temperaturas e até mesmo alto índice pluviométrico.

No Brasil temos um clima que favorece treinarmos em rocha e se falarmos do Rio de Janeiro, ainda temos a nosso favor a geografia, que nos proporciona lugares de escalada em rocha a poucos metros do perímetro urbano.

Mas e para vias de parede, escalada tradicional, escalada clássica ou se preferir, escalada de grandes paredes? O treinamento em muro artificial ou indoor traria benefícios para essa modalidade?

Por que não? Além do treinamento de resistência muscular que pode ser realizado no muro indoor e transferido para parede, outras qualidades e/ou valências físicas podem ser treinadas e colocadas à prova nessa modalidade.

 

Por exemplo, a maioria das vias tem um grau geral e 1 ou mais “cruxes” e nesse momento podemos encontrar lances com passadas técnicas, atléticas, de posicionamento, regletes, abaulados, etc. não treinamos isso tudo no muro artificial?

Então a resposta a pergunta feita no início é: Sim, o treinamento indoor ajuda no bom desempenho na escalada em rocha.

Foto: http://www.planetmountain.com

Foto: http://www.planetmountain.com

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.