Documentário sobre montanhismo aborda a realidade de um acidente

Acidentes na montanha e em lugares de escalada acontecem a todo momento. A diferença entre eles é a gravidade. O tema é um tabu entre os brasileiros. Muitos se deleitam com os acidentes acontecidos no exterior, provocando calorosas discussões ao vivo ou em redes sociais. Mas quando o acidente acontece perto de casa, da mesma maneira que políticos corruptos, todos correm para abafar e esconder o fato.

Recentemente aconteceu um acidente que muitos contestaram a veracidade da notícia, mas dois dias depois todos que reclamaram tiveram de admitir que o publicado tinha acontecido. Um modus operandi que denota o tipo de dificuldade que a sociedade brasileira possui: encarar a verdade e assumir responsabilidades.

Este não parece ter sido o caso dos produtores de China Climbing Documentary Project, uma série de pequenos documentários sobre o esporte em um dos países com maior potencial para o esporte que existe. Não à toa lá acontecem várias etapas da copa do mundo de escalada do IFSC, pois entre os chineses a modalidade vêm se popularizando a cada dia. No aspecto de encarar a realidade e discutir os acidentes de maneira serena, madura e sem floreios, parece que os chineses estão muito na frente dos praticantes de escalada brasileiros.

No terceiro episódio da série, os produtores procuraram abordar um outro lado, nem tão festivo, do esporte: os acidentes.

A montanha Niuxin Shan (conhecida no montanhismo como Ox Heart/Coração de touro) é a maior montanha do vale Shuangqiao, localizado na China. A montanha chega a 4.942 m acima do nível do mar. Para escaladores acostumados à modalidade esportiva, na qual é uma prática recreativa é um grande desafio ir escalar em Niuxin Shan. O desafio fica ainda maior quando é necessário ter conhecimentos em escalada com proteções móveis. Nesta altitude as condições climáticas são instáveis e a margem para qualquer escalador cometer erros é muito pequena.

O vídeo disponibilizado pelos produtores, possui pouco mais de 15 minutos, e reconta cada passo do acidente ocorrido com escaladores na Niuxin Shan e conversa sobre a dificuldade que muitos escaladores possuem no momento de um acidente.

Como o pequeno documentário foi realizado na China, todos os envolvidos no acidente fizeram o relato no idioma local. Para facilitar ao público não fluente no idioma, legendas em inglês foram disponibilizadas.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.