Ashima Shirashi encadena seu segundo a 9a Fr (11c Brasileiro) com apenas 13 anos

A escaladora americana Ashima Shirashi encadenou no dia de hoje seu segundo 9a frances (11c Brasileiro) e entra para a história como a terceira mulher a acumular mais de uma via deste grau em seu currículum.

Na semana passada a mesma Ashima Shirashi tinha encadenado uma via graduada em 9a+ (porém com grau não confirmado) sendo ainda a pessoa mais jovem a realizar este feito.

Após encadenar “Open Your Mind Direct” (com a agarra quebrada, o que eleva o grau da via) após dois dias de descanso voltou a assombrar o mundo: “Ciudad de Dios” também foi completada com êxito.

A via teve o grau sugerido de 9a/9a+ proposto por Edu Marín em 2009, e somente repetida por Dani Andrada, Tom Bolger, Jakob Schubert, Magnus Midtboe y Mateusz Halada.

O feito consolida a pequena Ashima Shirashi como uma realidade de escaladora de elite com apenas 13 anos, e entrando para a história do esporte como a terceira mulher a possuir mais de uma cadena de 9a Francês (11a brasileiro) no curriculum.

Assim Ashima se junta à Josune Bereziartu e Angela Eiter ao time das mulheres que encaderaram mais de uma via deste grau.

Foto: Joan Palou

Foto: Joan Palou

Ashima-Shiraishi--1

Foto: Joan Palou

 

Foto: Joan Palou

Foto: Joan Palou

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.