Conheça 10 filmes sobre trilhas de longo percurso que todo praticante de trekking deveria ver

Uma das melhores maneiras de “catequizar” praticantes de qualquer modalidade esportiva, é através de filmes. Com pouco mais de 100 anos de existência, o cinema ainda fascina imensamente grande parte do público. Mesmo com toda a oferta de telas (seja na televisão ou internet), ir a uma sala de cinema é um lazer para muitas pessoas. Por este motivo que obras de qualidade e relevância não são colocadas em telões em praça pública ou mesmos parques. O respeito à obra do autor, que pensou na produção para exibida em uma sala de cinema, é um outro motivo.

Para quem pratica trekking de longa distância, que tem de passar várias semanas intensivas caminhando, quais sãos as principais produções que existem? A Revista Blog de Escalada fez um esforço conjunto para listar as 10 principais produções que possuem o trekking de longa distância como assunto principal.

A Walk in the Woods

O filme “Walk in the Woods” é uma dramatização da autobiografia de Bill Bryson. O filme é protagonizado por Robert Redford e Nick Nolte.


Appalachian Impressions

Como o título sugere, é também sobre a Appalachian Trail. Entretanto, ao invés do hollywoodiano de “A Walk in the Woods”, este é um documentário. Realizado pela TV pública americana é uma visão sem filtragem da trilha e dos caminhantes.

O documentário oferece muitas informações, servindo como vídeo instrutivo para pessoas interessadas em explorar essa trilha.


Embrace the Brutality

O filme “Embrace the Brutality” aborda a “Continental Divide Trail“. A trilha passa por estados que estão entre o Canadá e México. Cruzando os estados de Novo México, Colorado, Wioming, Indiana e Montana, é uma das mais desafiadoras do país com 5.000 km.

Junto com a Appalachian Trail e Pacific Crest Trail forma a trílice coroa do trekking dos EUA (Triple Crown of long-distance hiking).


Mile…Mile and a Half

O filme “Mile…Mile and a Half” aborda a trilha John Muir Trail, uma rota de mais de 320 km e que percorre o coração da High Sierra. Este documentário acompanha um grupo de amigos e artistas em sua jornada durante uma temporada de neve.

A trilha é conhecida como a melhor do estado da Califórnia pois, além do parque de Yosemite, passa por dois outros parques: Sequoia National Park e King’s Canyon National Park.


Only the Essential

Para quem quer listar os trekkings mais icônicos do mundo, seguramente haverá uma citação à Pacific Crest Trail, conhecida popularmente por PCT. A principal característica da PCT é, sem dúvida a oportunidade de imersão profunda na natureza da América do Norte, mesclando pernoite em abrigos e camping selvagem ao longo de seus 4.265 km.

Este documentário é curto e segue os amigos Casey Gannon e Colin Arisman no dia a dia da trilha, enquanto eles completam uma caminhada pelos 4.265 km da trilha entre o terminal sul em Campo, Califórnia e seu extremo norte em Manning Park, no Canadá.


Wizards of the PCT

Shane “Jester” O’Donnell de “Embrace the Brutality” está de volta com outro olhar divertido e irreverente sobre a vida na Pacific Crest Trail.

O estilo de vídeo caseiro em casa o mantém real e estridente.


Tracks

Estrelado por Mia Wasikowska, é uma adaptação do livro “Tracks” escrito por Robyn Davidson. Em vez de seguir uma trilha específica, esta é a história de como Davidson aprendeu a treinar camelos e os usou para viajar sozinha por 2.735 km pelos desertos ocidentais da Austrália em 1977.

O filme é muito fiel ao livro e a cinematografia é linda.


Wild

Se alguém já fez algum trecho da Pacific Crest Trail nos últimos anos, sem dúvida alguém perguntou: “Você leu O Livro“?

O livro, neste caso, é o best-seller de Cheryl Strayed, “Wild”, que foi transformado em filme protagonizado por Reese Witherspoon.


Southbounders

Antes do sucesso todo de “Wild”, havia “Southbounders”, um filme de baixo orçamento que segue uma caminhante chamada Olivia (Amy Cale Peterson), enquanto tenta navegar por seu mundo interior tumultuado através de uma caminhada ao longo da Appalachian Trail.


Footprints – El camino de tu vida

FOOTPRINTS, EL CAMINO DE TU VIDA #Trailer2 from infinitomasuno.org on Vimeo.

O Caminho de Santiago é, sem dúvida nenhuma, uma peregrinação que toda pessoa deveria fazer uma vez na vida.

Documentando a rota feita por um grupo de americanos que percorreu 1.000 km em 40 dias mostrando partes do Caminho do Norte e Caminho Primitivo (também conhecido como ruta Lebaniega).

There are 3 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.