Roupas de trekking: Qual é a vestimenta ideal para a atividade?

Para praticar qualquer atividade física, é necessário ter uma roupa adequada. Esta determinação nada tem a ver com costumes ou religião, mas com o conforto. Uma escolha errada pode comprometer o desenvolvimento da atividade.

Para uma corrida, por exemplo, ninguém usa calças jeans, nem sapatos de salto. Já para o skate, é necessário os capacetes, joelheiras e cotoveleiras. Portanto, para a prática do trekking ou hiking não poderia ser diferente. É muito importante estar atento à roupa, desde o calçado até o que prende o cabelo (caso tenha cabelo grande).

A vestimenta ideal para um trekking depende de cada clima, tipo de relevo e dificuldade de percurso. Na grande maioria dos artigos sobre trekking na Revista Blog de Escalada, coloca-se muita ênfase nos erros comuns. Neste artigo em específico a abordagem é um pouco mais didática, voltada para a pessoa iniciante. O foco será em orientar a quem nunca foi a um trekking, mas quer começar a fazer, a escolher a roupa adequada para a atividade.

Antes de elencar as necessidades, é importante lembrar que as roupas escolhidas dependem do conceito chamado “Sistema de Camadas”. O sistema de camadas é constituído de três peças fundamentais: camada base ou primeira camada (base layer), camada térmica ou intermediária (middle layer) e camada externa ou terceira camada (external layer).

Todas as camadas devem, prioritariamente, serem respiráveis, portanto no momento de estiver escolhendo cada uma das pelas é fundamental reparar neste detalhe.

Camiseta dry fit

A primeira camada, ou camada base, é que fica em contato com o corpo. Portanto não é somente a camiseta, mas também meias, luva e gorro. Portanto, toda e qualquer peça de algodão devem ser descartadas pois elas retêm a umidade do corpo. Esta retenção fará com que a camiseta fique pesada e comece a esfriar junto com o clima.

O dry fit é um tecido sintético, composto por substâncias como poliéster, poliamida e elastano. A combinação desses fios permite que o tecido seja mais flexível, leve, confortável e adequado a facilitar a respiração da pele. O tecido dry fit é leve e permeável (facilita a transpiração durante a atividade), evita a sensação de roupa úmida e pesada (o suor é eliminado pelos poros do tecido) e protege contra a radiação provocada pelos raios ultravioleta.

Segunda Pele

Este item deve ser considerado somente quando a prática de trekking será em um lugar frio.

A segunda pele é um tecido especial que tem a característica de ter um lado hidrofóbico (expulsa a umidade para o lado que não está em contato com a pele) e outro hidrofílico.

Estes tecidos são de fibras sintéticas e podem ter várias versões, com espessuras variáveis.

Fleece

Para um “friozinho gostoso”, até mesmo frios extremos, o uso de fleece é recomendado. Para o leigo a primeira vez que escuta a palavra fleece, fica a dúvida de não saber exatamente o que é por não ser uma palavra conhecida.

A grosso modo, é um tipo de flanela feita de tecidos sintéticos com propriedades típicas (respirabilidade, leveza e compressibilidade), que o tornam indicado para atividades ao ar livre. Apesar de existir vários fabricantes, o mais conhecido material é da marca Polartec.

Em linhas gerais gramatura é a “grossura” do fleece. Sendo assim para frios mais rigorosos há fleeces de gramaturas altas, e para “friozinho gostosos” gramaturas menores. A gramatura de 100 é a menor de um fleece, e pode ser facilmente reconhecido por nunca possuir um zíper que abre todo o frontal, e sim somente a sua gola.

Fleeces de gramaturas leves não devem ser usados em frios abaixo de 5º. Para um frio de 0°, utilize um fleece indicado para uma temperatura de -10°, e assim por diante.

Para saber escolher um fleece acesse: https://blogdescalada.com

Jaqueta impermeável

A camada externa (external layer) é primordialmente para proteger o usuário de duas coisas: vento e/ou chuva, e deve ser de um tecido respirável e impermeável à chuva e/ou vento. Para saber qual escolher, é necessário saber onde irá ser a sua atividade.

Qual será a sua programação? Uma caminhada nos Andes? Vai para inverno europeu? Caminhada nas montanhas de um local brasileiro e chuvoso? Tudo isso deve ser avaliado no momento de comprar uma jaqueta impermeável.

O fator mais importante de uma jaqueta impermeável é ele ser respirável. Quanto mais leve for a jaqueta, menos “colunas de água” irá aguentar. Por “colunas de água”, entenda que é a quantidade de chuva que irá enfrentar. Uma jaqueta muito fina e leve, pode não aguentar uma chuva na montanha e uma muito grossa pode ser pesada para a sua atividade e cansar.

Calça poliéster/poliamida

Este é um dos itens mais importantes da indumentária de montanha. Para fazer um trekking, procure usar uma calça que evapore rapidamente o seu suor. As calças são uma boa opção para diminuir a sensação de frio, além proteger as pernas de objetos cortantes e pontiagudos.

O primeiro erro que um praticante iniciante comete é apostar em jeans para um trekking. calças de jeans e brim absorvem a água muito facilmente e demoram a secar.

As calças de trekking existem dois tipos de tecido largamente utilizados: poliéster e poliamida. As de poliéster é considerada uma excelente opção para mochileiros. As de poliamida são macias e seu toque é parecido com o do algodão, sendo muito leves e de secagem rápida (mas forma as “bolinhas” na lavagem).

Para saber escolher uma calça de trekking acesse: https://blogdescalada.com

Meias de trekking

As meias mais comuns, e essenciais para a realização de um trekking, são as de lã sintéticas vendidas em lojas especializadas em esportes de montanha. Meias de lã comuns absorvem até 30% de seu peso próprio em umidade.

Cada marca de meias de trekking possui uma tecnologia diferente para seus produtos. Dentre todos os fabricantes de meias de trekking as principais tecnologias são: Coolmax, Merino Wool e Tencel.

Para saber escolher meias de trekking: https://blogdescalada.com

Comente agora direto conosco

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.