Alex Honnold faz primeira escalada em solo integral no El Capitan em via de 9a – O feito é considerado histórico

O escalador americano Alex Honnold realizou no final de semana a primeira escalada no estilo solo integral no El Capitán, em Yosemite (EUA), na via “Freerider” de graduação 5.12 (9a brasileiro), totalizando 3h56min. A via possui 30 enfiadas (acompanhe o croqui em ilustração abaixo).

O feito é considerado histórico para a escalada em Yosemite. Honnold já tinha sido destaque em mídias especializadas em cobrir o universo outdoor ha dois anos quando escalou em estilo free solo a via “Sendero Luminoso” em Potrero Chico, local de escalada no México, além de ter solado o Half Dome, façanha que originou o filme “Alone in the Wall” da Sender Films.

A escalada pode ser considerada uma das mais “puras” da escalada mundial em estilo livre.

Foto: Ben Moon | http://www.nytimes.com

O escalador americano esteve treinando durante mais de um ano para realizar a escalada, procurando ir para várias localizações ao redor do mundo. Na sua preparação Alex Honnold visitou China, Marrocos, vários locais de Europa e, claro, EUA.

Honnold havia tentado escalar a via em solo integral em novembro de 2016, porém em em uma certa altura resolveu abortar a missão. O motivo alegado pelo escalador era de que as condições climáticas não estavam ideais.

Solo Integral de El Capitan

A comunidade de escalada passou muitos anos especulando sobre a possibilidade de escalar integralmente o El Capitan. Muitos escaladores ao longo do tempo se pronunciaram sobre a intenção de fazer-lo. Uma das pessoas que anunciou publicamente que iria realizar foi Michael Reardom. Dean Potter também havia anunciado que estava planejando o feito.

Ambos escaladores estão mortos, mas não pela tentativa de escalar a via, mas de outros acidentes.

Uma das lendas da escalada em solo, o americano John Bachar, que morreu em 2009, chegou a tentar algumas vezes, sem sucesso. Peter Croft, outro mito da escalada em solo, além de não conseguir declarou, à época, que ninguém conseguiria fazer afirmando que “sempre foi a tentativa óbvia. Depois disso, não sei mais o que poderá existir.”

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.