Poder viajar para praticar a sua atividade preferida é um privilégio que muitas pessoas procuram conquistar ao longo da vida. Quando alguém é apaixonado por esportes outdoor a vida é contada de viagem em viagem e não mais de semana a semana.
Vivendo na América do Sul é muito fácil obter opções interessantes e deslumbrantes de lugares para praticar trekking. Somente no Brasil há lugares que são mundialmente conhecidos como, por exemplo, Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros, Jalapão, Ilha Grande, entre muitos outros. Quando se trata de belezas naturais os trekkeiros, como são conhecidos os praticantes de trekking, possuem um menu completo.
Na América do Sul há lugares icônicos como Machu Picchu, Torres del Paine, El Chaltén, Perito Moreno, Salar de Uyuni, Ojos del Salado, e vários outros locais menos conhecidos mas igualmente deslumbrantes. Mas e se alguém planeja ir à Europa? No velho mundo existem rotas de treking, ou hiking, que merecem entrar no radar dos praticantes de trekking?
Sim, existem e cada uma delas é interessante a seu modo.
Caminho de Santiago – Espanha / França / Portugal
O Caminho de Santiago é talvez o hikking mais conhecido da Europa. Todos os anos milhões (isso mesmo milhões) de pessoas peregrinam no percurso que, usualmente, é percorrido caminhando, bicicleta ou a cavalo.
Não há um roteiro definido como oficial, ou mais importante, e, por isso, há vários caminhos que podem ser feitos. Os mais conhecidos são:
- Caminho Francês (31 etapas – 777 km)
- Caminho do Norte (32 etapas – 815 km)
- Caminho Português (6 etapas – 119 km)
- Via de la Plata (26 etapas – 705 km)
- Caminho de Santiago Primitivo (13 etapas – 321 km)
O mais percorrido e, por isso, mais sinalizado, é o Caminho Francês. Alguns veículos tentaram transformar o percurso em uma trilha “perigosa”, “desafiante” ou “de superação”.
Na verdade o Caminho de Santiago é relativamente tranquilo de fazer e exige que o peregrino tenha perseverança e encontre o seu ritmo. Por isso o Caminho de Santiago não é, portanto, uma trilha que exige que o peregrino saiba técnicas avançadas de montanhismo.
Com todo o caminho muito bem sinalizado (especialmente no caminho francês) o Caminho de Santiago exige somente que o peregrino esteja disposto a caminhar várias etapas, que variam de 15 a 25 km cada uma.
Mais informações: http://www.caminosantiagodecompostela.com/
West Highland Way – Escócia
No percurso de 150 km é possível contemplar as paisagens da Escócia que inspiraram o filme Highlander e vários capítulos do livro que inspirou a série televisiva Game of Thrones. A rota é muito popular no Reino Unido e, por isso, possui várias acomodações no estilo albergues (semelhantes ao Caminho de Santiago).
O caminho não exige grande preparo físico do praticante, exigindo apenas perseverança e pode ser realizado de 5 dias a uma semana com tranquilidade.
Todo o percurso é mantido por uma associação intitulada West Highland Way Management Group.
Mais informações: http://www.west-highland-way.co.uk
Rota do vinho Alsace – França
Se você gosta de fazer seu trekking e também apreciar a cultura local um dos melhores percursos que existe no continente europeu é a Rota do vinho Alsace. Caminhar vários quilômetros por dia e apreciar o (espetacular) vinho local é a principal atração deste percurso. Nele é possível atravessar várias casas que remetem à renascença (período da história da Europa entre o século XIV e o fim do século XVII).
O circuito foi estabelecido oficialmente em 1953 e nele é possível vivenciar a cultura da vinicultura existente na região. Todo o percurso pode ser feito em até 4 dias de caminhadas em hiking que não supera 15 km diários. A trilha sai da região de Mulhouse (região francesa na divisa com a Alemanha) e chega até Marlenheim (também na França) em um total de 115 km.
Mais informações: http://www.alsace-wine-route.com
Haute Route – França / Suíça
Você já escutou falar do Matterhorn? O Matterhorn, também conhecido por Cervino, é talvez a montanha mais conhecida dos Alpes e está localizada na fronteira da Suíça com a Itália e foi a última grande montanha dos Alpes a ser escalada.
O Haute Route é o nome dado ao itinerário de alta montanha entre Chamonix-Mont Blanc na França e Zermatt na Suíça.
A rota pode ser feita em dois sentido: E-O ou O-E. Todo o percurso, que tem um total de 180 km, leva aproximadamente 12 dias caminhando (ou 7 dias esquiando).
Mais informações: http://www.hauteroute.org
Via Ferrata – Itália / Áustria
A Via Ferrata é um trekking aventureiro que mistura escalada por cabos e caminhadas técnicas. O percurso é feito em paredes rochosas de montanha em escadas, cabos, etc. Apesar de aparentemente parecer fácil, requer habilidade e conhecimento de técnicas de escalada do praticante.
Todo o percurso fica nas Dolomitas, famosa cadeia montanhosa dos Alpes orientais no norte da Itália. Grande parte das Vias Ferratas abertas na região datam da Primeira Guerra Mundial e exigem equipamento apropriado para serem realizadas.
Mais informações: http://www.dolomitemountains.com
Cinque Terre – Itália
Se você está buscando unir turismo outdoor e romance com o seu cônjuge a rota mais indicada é Cinque Terre. Com vista privilegiada para o Mar Mediterrâneo é a combinação perfeita romantismo que todo trekking necessita. Ao final de cada hiking realizado é possível desfrutar de uma deliciosa comida italiana caseira com um vinho italiano da região.
Realizando o trekking na região é possível também degustar os pratos típicos da cozinha ligure, o doce de limão e o melhor pesto genovês.
No total o percurso a pé não ultrapassa os 50 km e pode ser realizado em poucos dias.
Mais informações: https://www.incinqueterre.com
Westweg Trail – Alemanha
Caminhar pela Floresta Negra (cordilheira do sudoeste da Alemanha) é como mergulhar de cabeça em vários contos de fadas que tiveram a região como inspiração de várias histórias.
A Schwarzwald, como é mais conhecida, está localizada bem próximo da fronteira com a frança possui várias trilhas contemplativas que mostram como era a natureza a vários séculos antes da era industrial.
Mais informações:http://www.blackforest-tourism.com
Kungsleden – Suécia
O desafiante trekking de 430 quilômetros no estremo norte da Suécia é conhecido como “trilha do rei” (tradução literal de Kungsleden) e um dos mais inspiradores do continente Europeu. Seu percurso é feito somente no verão (ou nas últimas semanas de primavera e primeiras de outono) é possível vislumbrar vegetações únicas como tundras, glaciares e florestas de bétulas.
Por ser um percurso longo é permitido o camping em vários pontos do caminho e, para a alegria de vários montanhistas, a associação sueca de turismo mantém 21 refúgios para que os praticantes possam cozinhar e dormir.
Mais informações: http://www.codyduncan.com.
Laugavegurinn – Islândia
Se você pratica trekking e procura um lugar para realizar a sua atividade que irá mudar a sua vida e, ao mesmo tempo, deixar todos os seus colegas com água na boca pense em ir para a Islândia. O país é considerado o paraíso perdido das atividades de natureza em toda a Europa. Opções não faltam no país e a cada lugar que existe lá parece saído de algum filme independente europeu.
Um dos percursos mais conhecidos do lugar é Laugavegurinn (rota da primavera quente em tradução livre) que tem, entre outras coisas, como atrativo vulcões ativos, vales cor de esmeralda e montanhas que parecem ter saído de pinturas renascentistas.
A trilha tem pouco menos de 60 km e leva nada mais que 3 dias para ser percorrida.
Mais informações: http://www.utivist.is
Slovenian Montain Trail – Eslovênia
Para quem procura fazer turismo fora do circuito explorado pelas agências o local mais indicado para quem quer descobrir verdadeiros paraísos está no leste europeu. Lá estão várias alternativas para turismo que muitas vezes veículos especializados em reportagens de turismo esquecem. Na Eslovênia está um dos mais interessantes circuitos de trekking de toda a Europa: Slovenian Mountain Trail.
Com quase 500 quilômetros o percurso passa por lugares icônicos como Pohorje, Alpes Julianos, Alpes de Kamnik e de Savinja, Karavanke e Monte Triglav (2.864 metros de altitude). Todos os pontos de turismo do percurso são mantidos pela Associação Alpina Eslovena que criou uma espécie de passaporte para trekkeiros colecionar carimbos ao logo do caminho.
Mais informações: http://en.pzs.si
OI, amigos do Blog de Escalada, queria sinalizar outros 3 percursos de trekking lindissimos aqui na Europa:
1) O ¨Grande Randonnée 20¨ (conhecido como GR20), na Córsega (Ilha que pertence a França). Esse trekking foi incluído, com razão, entre os melhores dez trek do mundo, pela Lonely Planet).
Tem uma distancia de 180 Km, o tempo de percurso total é de 15 dias (mas se pode também dividir em parte Norte de 9 dias e parte Sul de 6 dias) e, alem de ser uma caminhada muito pesada, oferece panoramas incríveis e inesquecíveis.
Eu fiz esse trekking pessoalmente e aconselho paras excursionistas com uma boa preparação física e com um bom nível de experiencia, porque é uma excursão muito difícil, com subidas e descidas pesadas e com vários passagens na rocha assistidos com cadeias.
Podem encontrar mais informações nesse site:
– https://gr20corsica.wordpress.com/about/
E pode ver lindas imagens nesses videos/documentarios:
– https://vimeo.com/15061401
– https://vimeo.com/29148378
2) A ¨VIA ALGARVIANA¨, no Portugal. A Via Algarviana é uma Grande Rota Pedestre que corta o Sul do Portugal, ligando Alcoutim (na fronteira com a Espanha) ao Cabo de S. Vicente (ponto mais ao Sul-Oeste da Europa). Tem uma extensão de 300km, na sua maioria instalados na Serra Algarvia e precisa mais ou menos de duas semanas para ser feito.
O site oficial é esse: http://www.viaalgarviana.org/
3) A ¨ROTA VICENTINA¨, no Portugal. Um dos percurso mais lindo da Europa, que conecta Santiago do Cacem ao Cabo de São Vicente, com mais ou menos 400 km de trilhas, divididas no Caminho Histórico e no Trilho dos Pescadores.
A Rota Vicentina é uma experiencia magica, que junta uma cultura rural viva e autêntica e uma costa surpreendentemente selvagem – integralmente dentro do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, uma das áreas litorais mais preservada da Europa.
O site oficial é esse: http://pt.rotavicentina.com/ir.html
Uma ultima sinalização para os que querem descobrir a Escócia é esse site: http://www.walkhighlands.co.uk/long-distance-routes.shtml
Aqui podem encontrar todos os percursos de longa distancia da Escócia, com todas as informações.
Um abraço para todos vocês!
-Antonio ¨The Walker¨ Muntoni, de a Sardenha