Academias de Manaus começam a adotar a escalada

Mais uma notícia de que o interesse geral no esporte de escalada, independente da proximidade, ou não, de locias naturais.

A quantidade de pessoas interessadas em escalada vem crescendo a olhos vistos.

A novidade vem de Manaus, onde academias tradicionais começam a implementar muros de escalada.

Uma excelente notícia para o esporte e boa dica para quem pretende investir em mercados de escaladores emergentes

 

Mais uma prática esportiva é levada para as academias da capital amazonense. A escalada  surge como opção para conciliar esportes e saúde. Derivada do alpinismo, a técnica desportiva objetiva levar o atleta a atingir o cume de uma parede rochosa ou  bloco de muro.

Conforme o professor de Educação Física da Academia Atlhética de Manaus, Paulo Vitor, Manaus não oferece vegetações naturais propícias à praticas do esporte. Para ele, o esporte nas academias veio em boa hora.

A escalada indoor é uma atividade física, pois, muitos alunos têm saído da rotina dos exercícios musculares, para se divertirem nas alturas. A prática não atende somente o aspecto fisiológico, mas também trabalha a parte psicológica,  super necessária para escalar, pois  requer concentração”, explicou o acompanhador do esporte.

“Na escalada, os alunos trabalham a parte intro-muscular e a resistência . Além de ajudar com o gasto calórico, os músculos mais trabalhados são os antebraços, costas, membros inferiores, braços e peito”, explicou Paulo.

Ainda considerada como um esporte de risco, a escalada é incluída na categoria de “Esportes Radicais”.  O conhecimento das técnicas de escalada é obrigatório a todos que desejam praticá-lo, dando preferências para cursos homologados pelas academias especializadas, associações ou federações de escalada esportiva.

Na origem, a escalada é uma atividade derivada do montanhismo. Surgiu como prática desportiva no século dezenove, em Dresden no Leste da Alemanha

Fonte: http://www.portalamazonia.com.br/editoria/esporte/escalada-atrai-esportistas-radicais-para-academias-de-manaus/

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é apaixonado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola São Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema”. Foi jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

There are 2 comments

  1. Paulo PH Henrique

    Em Manaus existem muros indoor e boulders. Já existem muros de escaladores que se reúnem para puxar um treino.
    Nas imediações da capital amazonense é possível encontrar vias esportivas, boulders e psicopblocs…tem muita coisa.

    A verdade é que tem sim locais naturais para a prática de escalada em rocha!

    mais info da região veja no meu blog

    phmontanha.wordpress.com

    Ab PH

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.