Temporada no Aconcágua: Veja quais são as principais dicas para uma expedição de sucesso

O Monte Aconcágua, com seus 6.959 metros de altitude não é somente a montanha mais alta dos Andes. É a montanha mais alta das Américas, a mais alta fora das grandes cordilheiras asiáticas e a mais alta do Hemisfério Sul.

Para escalá-la ou até mesmo fazer um trekking ao campo base, é necessário pagar por uma permissão, que os argentinos chamas de “permisso”. A região possui diversas temporadas.

  • Temporada baixa: Que vai de 15 novembro a 30 novembro. E de 21 fevereiro a 15 março.
  • Temporada média: Que vai de 1 dezembro a 14 Dezembro. E de 1º fevereiro a 20 fevereiro.
  • Temporada alta: Que vai de 15 dezembro a 31 janeiro.

Cerro Mirador (6.069 m)

Embora as informações oficiais sobre a nova temporada de escaladas e trekking no Parque Provincial do Aconcagua sejam conhecidas apenas alguns dias antes do seu início, no mundo do Aconcágua a temporada que é mais promissora já está realizada. O motivo é que neste final de 2019 a Argentina está imersa em uma profunda crise recessiva e o alto valor atual do dólar oferece condições mais que favoráveis ​​aos estrangeiros que se aventuram no Aconcágua.

Os brasileiros estão entre os estrangeiros que mais visitam o parque provincial do Aconcágua. Como os brasileiros que viajam para lá é conhecido por tomar estratégias erradas na montanha e sequer se aclimatar corretamente, são taxados como “sem noção”. A culpa, claro, é de quem planeja fazer montanhismo se espelhando em “dicas” de apresentadores (as) de TV e em confiar em guias de montanha despreparados. Na maioria das vezes estes mesmos guias de montanha despreparados e apresentadores (as) de TV possuem relações de divulgação mútua.

Portanto, abaixo estão as principais dicas para que uma expedição de sucesso aconteça no Monte Aconcágua.

Qual a dificuldade técnica para escalar o Aconcágua?

A via mais frequentada no Monte Aconcágua é a “normal” e a sua dificuldade é considerada baixa. Entretanto, a maior dificuldade em escalar o Aconcágua são as baixas temperaturas e a altitude. Estes dois fatores a tornam uma montanha muito difícil.

Para se ter uma ideia, comparando o Aconcágua às outras montanhas do Seven Summits, propõe um desafio grande em relação à altitude que não é sentida em nenhum dos outros 7, exceto, obviamente, no Everest. Além disso, as baixas temperaturas tornam a montanha difícil.

Portanto, procure utilizar indumentária de qualidade e que suporte o frio intenso que faz na montanha. Além disso, procure planejar todo o processo de aclimatação de maneira detalhada, preferencialmente evitando tomar remédios ou praticar qualquer paliativo. Não faça nada correndo nem com pressa.

Qualquer um pode subir o Aconcágua?

Foto: Antis Outdoor

A resposta é sim! Desde que a pessoa se preparou adequadamente para isso. Detalhe: a preparação deve ser nos aspectos do montanhismo, por isso que é sempre mais aconselhável escalar uma montanha de 4.000 metros primeiro. Após esta etapa de escalar uma montanha de 4.000, procure fazer uma de 5.000 e depois outra, de 6.000.

Quando estiver no Aconcágua procure dominar técnicas e conceitos às questões de montanha como dormir em uma barraca, como seu corpo responde estando a 5.000 metros de altura, como cozinhar na neve, como hidratar-se corretamente, etc.

Qualquer um pode ir ao cume do Aconcágua, mas deve estar consciente que não pode ser de qualquer jeito.

É obrigatório contratar um guia?

Foto: http://www.diariouno.com.ar/

Se você não tem experiência anterior em alta montanha, é essencial. Chegar ao cume do Aconcágua com um guia não ofusca o seu mérito pessoal. Portanto, na falta de conhecimento técnico, ou mesmo para aumentar a segurança da escalada, é 100% aconselhável contratar um guia.

Como no Monte Aconcágua não é obrigatório a contratação de um guia, muitas pessoas arriscam e acabam tendo de ser resgatadas. Como no passado muitas destas pessoas que não planejaram, ou acreditaram que o guia iria carregar tudo, eram brasileiras, estas acabaram por criar afama de “sem noção”.

Considere como experiência aceitável para o Aconcágua, alguém que já guiou uma ascensão a uma montanha acima de 6.000 e isso pode levar alguns anos.

O que mais causa acidente no Monte Aconcágua é a falta de experiência. Muitas pessoas pensam que correr ou fazer maratonas se dará bem na montanha. O importante é que a pessoa possua experiências antes da escalada nas montanhas mais baixas.

Como é o processo de aclimatação?

Plaza Canada – Aconcagua 24mm F5.6 30s ISO 6400 | Foto: Gabriel Tarso

Aclimatação e aclimatização são termos gerais usados para descrever o processo de um organismo ajustar-se a mudanças. Na montanha pode ser definida pela estimulação ainda maior da respiração pela inalação crônica de baixos níveis de oxigênio.

No Aconcágua, geralmente, quase todos acabam acostumando com a altitude em um período entre 8 e 11 dias. O que se busca é estar em condições razoavelmente normais a 6.000 metros. Somente depois de aclimatado, é que se começar a escalar os últimos 1.000 desníveis. Uma boa fase de aclimatação seria chegar os 4.000 metros várias vezes, mas dormir abaixo do nível de 3.000 (Las Cuevas ou Confluencia), antes de entrar no Parque Provincial do Aconcagua.

Fazer uma boa aclimatação minimiza bastante o risco de edema pulmonar e cerebral. Portanto, é fundamental.

Lembrando que quanto mais alto, mais difícil fica. Portanto, umas montanhas de quase 7.000 metros como o Aconcágua, as chances de subi-la são bastante reduzidas. Há muitos dias e muitos aspectos a serem considerados e coisas que podem acontecer.

É melhor comprar o equipamento ou alugar?

A resposta mais simples é: sim! Você deve ter equipamentos próprios e, se for o caso, para algum outro mais caro alugar. Itens considerados pessoais, como saco de dormir, calça, jaqueta, gorro, luvas e botas, o melhor é você mesmo comprar. Priorizando sempre a qualidade e não necessariamente o preço.

Para itens que somente vai usar na montanha, como barraca de quatro estações, crampon, piqueta e outros, procure viabilizar o aluguel delas.

ANTIS-OUTDOOR_banner800x100

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.