Comum x Normal: As diferenças brutais entre situações comuns e as situações normais

Não resta dúvida de que no montanhismo há um ambiente fértil para diversas coisas. Mas para muitas destas coisas, algumas pessoas confundem imensamente um fato comum ser considerado normal. Estas mesmas pessoas, por algum motivo, acreditam que significam a mesma coisa. Mas não são. Sem querer fazer um trocadilho infame, mas é “comum” as pessoas confundirem os conceitos. Situações comuns, não são situações normais.

O tempo todo somos bombardeados de notícias ruins, tragédias, sempre com pessoas reclamando (muitas vezes pelos motivos mais banais), que acabamos ficando acostumados com essas situações. E inevitavelmente acabamos concluindo que esta é uma situação “comum”.

Foto: Eric Hengesbaugh | http://www.rockandice.com/

Para entender um pouco sobre a diferença, é necessário analisar algumas situações do cotidiano de quem pratica montanhismo:

  • É comum as pessoas negligenciarem sua segurança na prática do esporte?
  • É comum ver pessoas ligarem caixas de som com música indesejada (incomodando todos à sua volta)?
  • É comum as pessoas irem escalar, ou fazer um trekking, reclamando, sem ver sentido no que fazem?
  • É comum utilizar um equipamento de segurança somente “porque nunca aconteceu nada”?
  • É comum o preço de alguns produtos estar sempre acima do razoável?
  • É comum acontecer acidentes na escalada?

Nem sempre o que é comum, ou seja, acontece com frequência, pode ser considerado normal. Cada um dos exemplos citados pode ser até comum, mas não é normal. Muitas situações acabam gerando um conformismo.

Muitas vezes por preguiça, ou mesmo falta de habilidade, de mudar a situação acabamos aceitando um fato comum (mas que não deveria acontecer) como um fato normal.

Comum

Então o que é comum? Algo comum ocorre talvez milhares de vezes no dia a dia, podendo coisas agradáveis ou desagradáveis. Os fatos acima, que marcam o pensamento subdesenvolvido de pessoas mal-educadas, ou mesmo sem preparo psicológico para viver em sociedade, são corriqueiros, mas são até comuns.

O comum, algo que é frequentemente presente, não pode anestesiar a nossa consciência a ponto de considerarmos normal “porque todo mundo faz” ou porque “a maioria das pessoas pensa assim”.

Normal

Mas o que é normal? Normal nos dá a ideia de que segue uma linha de correção de convenções e leis da sociedade. Como explicado acima, o comum é apenas o frequente. Esta linha tênue entre os dois conceitos é que mostra o equívoco de pensamento que leva ao subdesenvolvimento de uma comunidade de montanha: confundir o frequente com o certo.

O montanhismo involui quando todos começam a raciocinar que o anormal pode se tornar normal

A frequência não justifica alto tornar-se normal. Um ato ilícito praticado insistentemente, todos os dias, ou mesmo o desrespeito, não é algo normal. Pode ser comum ver estas manifestações de desrespeito contra o esporte e pessoas. Mas não é (nem deve ser) normal.

Houve (e continuam existindo) na história da humanidade coisas terríveis tidas como “normais” simplesmente porque eram “comuns”. Uma pessoa que acha que é normal ver escaladores e montanhistas cometerem negligência de segurança, ou desrespeito ao lugar ou às pessoas, só vai produzir mais praticantes ruins.

Pessoas que desrespeitam umas as outras são vistas todos os dias. Mas este comportamento só é considerado normal, porque deixa-se que se torne comum no dia a dia.

Natural

Algo natural, é regido pelas leis da natureza. Como por exemplo uma fruta cair de uma árvore, chover, fazer calor, etc. Algo natural é imutável, predefinido e não se altera.

Por esta imutabilidade, algo natural é sabido por todos. Independe de natureza, nem de interpretação, pois é regido pelas leis da natureza e independe da existência do comportamento do homem.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.