Video da semana: “El ser Salvaje” – Uma historia marcada pelo estilo, fanatismo e peculiaridade de Dani Andrada

No início da tarde uma das obras audiovisuais da escalada espanhola foi liberada para apreciação do público: “El ser Salvaje”. A produção dirigida por David López, com colaboração de Andoni Pérez e Jose Manuel Magdaleno narra a peculiar história de Dani Andrada, escalador espanhol, que foi ao norte da Espanha abrr uma via em uma parede inexplorada.

Dani Andrada é um dos melhores escaladores da história da Espanha e um dos melhores do mundo. Nascido em 15 de julho de 1975 em Madri (Espanha) é conhecido por suas realizações no nono grau francês. Ele equipou várias centenas de vias de escalada em todos os níveis de dificuldade, incluindo algumas famosas como “Fuck the system”, graduada em 9a francês (11c brasileiro).

História de Dani Andrada

Daniel Andrada Jiménez, mais conhecido como Dani Andrada, começou a escalar em 1988, quando tinha 12 anos de idade, em um pequeno muro de escalada perto de sua casa. Andrada passou os dois primeiros anos praticando escalada com tênis.

Seus amigos o levaram para conhecer paredes de escalada em rocha e imediatamente Dani se apaixonou por escalar. No primeiro dia na parede, Dani consegue encadenar uma via de dificuldade 7a francês (7c brasileiro).

Dedicando-se aos treinamentos de maneira fanática, progride muito rapidamente e atinge o oitavo grau francês em apenas um ano encadenando a via “Posible Misión” no local de escalada espanhol Patones. Ao todo, Andrada levou apenas quatro tentativas.

Pouco depois disso, passou de 8a francês (9c brasileiro) à vista para 8c francês (11a brasileiro), após algumas tentativas. No mesmo ano que encadenou seu primeiro 8a francês, realizou 100 ascensões em vias do mesmo grau.

A partir dos 17 anos, dedicou-se inteiramente à escalada e trabalhou apenas o mínimo para poder viver sua paixão.

No início dos anos 1990, começou a competir e participou do campeonato espanhol de escalada na categoria de vias guiadas em 1993 e de 1995 a 1999 e no campeonato mundial de escalada na categoria velocidade em 1999.

Desde o início dos anos 2000, Dani Andrada deixou de lado as competições para se dedicar exclusivamente à escalada em rocha. Andrada, portanto, realizou inúmeras rotas no nono grau francês, incluindo “Ali Hulk Extension Sit Start” e “Delincuente Natural”, duas rotas classificadas como 9b francês (12b brasileiro).

Especula-se que Dani Andrada já tenha escalado mais de 4.000 vias e linhas de Rodellardiferentes. O escalador espanhol afirma que sua cadena número 4.000 foi Blunchi, em Rodellar. Em entrevista ao site espanhol woguclimbing.com, Andrada afirmou que até o momento já encadenou 4.016 vias de escalada.

Destas, 418 de 8c francês (11a brasileiro), aproximadamente 800 vias entre 8a francês e 8b+ francês que encadenou à vista. Na entrevista, Dani Andrada afirmou também que escala, em média, 185 dias por ano.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.