Carabiner Coffee: Conheça a cafeteria móvel que virou um negócio lucrativo

Quando alguém fala para você sobre van life, qual a primeira coisa que vem à sua cabeça? Maioria das respostas serão sobre pessoas que moram em um motorhome e vive na estrada. Trabalho remoto e minimalismo também faz parte das primeiras imagens sobre o tema. Alguns analistas consideram o van life como o movimento hippie do século XXI.

Porém você imagina que uma pessoa pode dentro de um motorhome inaugurar um negócio, como uma cafeteria, e prosperar? Se a sua resposta foi não, saiba que está errado. Conheça a história de Erik Gordon, um americano que morou em seu motorhome por quatro anos e investiu no negócio de café e lanches. Gordon, que também é escalador, batizou seu negócio de Carabiner Coffee (Café mosquetão em tradução livre). Sua van ia aos locais de escalada mais remotos de seu país e, ao final do dia, comercializava café e guloseimas para os escaladores locais.

Claro que não foi por acaso que Erik acabou ganhando dinheiro. Todos os seus clientes elogiavam a qualidade de seu café, além de apreciar seu bom gosto e criatividade nos lanches. Ficando fizo em alguns pontos acabou tornando-se referência entre a comunidade local.

Com o tempo, incentivado por amigos e clientes, Gordon optou por fazer algo inesperado (pelo menos para quem vive em um motorhome): abriu a sua própria cafeteria. Na verdade a cafeteria em espeço físico, que fica em Boulder no estado americano do Colorado, é uma filial de seu Carabiner Coffee. O estabelecimento é considerado um dos principais pontos de encontros de escaladores locais.

Para quem acredita que a opção por seu estilo de vida teve pouco apoio, especialmente dos pais, se engana. O agora escalador/empresário se inspirou nas histórias de seu pai, que também viveu durante uma época no mesmo estilo nos anos 70. Seu pai, o qual considera ídolo, também apoiou seu projeto e a transformação naquilo que ele é hoje.

Durante o “período móvel”, Erik Gordon conheceu os principais lugares de escalada dos EUA e afirma a todos: não quero ficar preso em uma cidade. O planejamento é fazer o estabelecimento funcionar de maneira mais autônoma e ele, como não poderia ser diferente, possa viajar de vez em quando.

Mas realmente é lucrativo vender café em uma kombi? Não exatamente. O americano contou com um incentivo de seus fãs. No ano passado conseguiu arrecadar pouco mais de US$ 17.000 para financiar seu projeto através de uma plataforma de financiamento coletivo. Como o montante era razoável, 377 investidores acreditaram na sua ideia.

Para conhecer mais sobre o projeto: https://www.carabinercoffee.com/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.