Fake news, desinformação e pós-verdade

Saber que ‘fake news’ são notícias falsas, com o objetivo de semear desinformação em uma determinada parcela da população, quase todos sabem. Quem possui mais racionalidade, sabe como se comportar no momento de receber uma notícia falsa.

Mas quem possui algo a esconder, aproveita o volume de informação existente nos dias que vivemos, para acusar quem pensa diferente de estar publicando ‘fake news’. Assim, notícias verdadeiras de corrupção de políticos, sejam eles queridinhos da direita ou esquerda, são acusadas de ‘fake news’.

Denúncias verdadeiras de maus serviços de empresas, associações e entidades de classe, são acusadas de “fake news”. Até mesmo pessoas que desrespeitam a quarentena, também acusam quem os denunciam que o fato acontecido é “fake news”.

Precisa de um exemplo?

No dia 5 de abril de 2020, um domingo, uma fotógrafa captou imagens com um drone de uma popular praça, em uma região nobre da cidade de São Paulo. O local estava cheio de pessoas. Todas ignorando o afastamento social.

Quando o vídeo foi publicado, houve uma avalanche acusações de que as imagens seriam “fake news”. Detalhe: a imagem, primeiramente veiculada na internet, foi reproduzida por diversos veículos de imprensa.

Desde a eleição do presidente norte-americano Donald Trump, virou moda entre políticos, e pessoas não esclarecidas, acusar a publicação de fatos de serem “fake news”. A manobra é feita para rechaçar a realidade que vivemos.

Uma espécie de cortina de fumaça. A geração que vive no início do século XXI ficará conhecida como a que mais intensamente praticou a negação da realidade. Há hoje uma constante negação da realidade e um desejo visceral em invalidar informações desagradáveis, ​​ou que não se deseja reconhecer.

Assim como crianças que acabaram de aprender um palavrão, muitos adoram bravejar contra uma notícia desfavorável às crenças pessoais. Na hora de criar e modelar a própria opinião, os fatos objetivos, como uma notícia ou denúncia, têm menos relevância que as emoções e às crenças pessoais.

O que há agora em em todos os cantos, é um vazio debate baseado apenas em apelos emocionais, e a desconexão máxima da ideia central e uma busca irracional de refutar um fato.

No episódio de hoje vamos falar sobre, “fake news“, desinformação e pós verdade.

Participantes

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Livia Zanolini (@liviazanolini) em

Onde escutar

Neste novo episódio do MontanhaCast, abordaremos sobre o que é, e o que não é, empreendedorismo e como aplicar os conceitos para explorar qualquer negócio comercialmente.

Você pode escutar o MontanhaCast no iTunes, Deezer, Spotfy, Google Podcasts ou simplesmente clicando no player no topo do artigo ou no player abaixo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.