Ucraniana escala Everest para pedir apoio global e elevar o moral a seu país

Antonina Samoilova será a única montanhista da Ucrânia a tentar escalar o Monte Everest (8.848 m) nesta temporada. A atleta de 33 anos disse que seu esforço é a única maneira pensou para chamar a atenção do mundo para o sofrimento de seus compatriotas.

Samoilova espera desfraldar a bandeira de seu país no cume do pico mais alto do mundo e quer usar sua tentativa ao cume para chamar a atenção do mundo para a situação dos ucranianos que estão sofrendo com a invasão russa em andamento.

A ucraniana, que administra um restaurante com seu parceiro na capital Kiev, descreveu sua tentativa ao cume como uma decisão de última hora, tomada para elevar o moral de seus colegas ucranianos. “É também uma mensagem e um lembrete para o mundo inteiro de que ainda lutamos por nosso direito a uma vida pacífica e precisamos de ajuda e apoio de outros países”, afirmou Samoilova.

“A bandeira da Ucrânia deveria estar hasteada no topo do mundo, especialmente quando nosso povo está vivendo tempos tão difíceis como um símbolo de invencibilidade do espírito ucraniano!” disse ela ao Everest Chronicle. Há vários meses, a Ucrânia vem resistindo à invasão da Rússia em uma guerra que resultou em milhares de mortes, em ambos os lados, e milhões de pessoas refugiadas.

A guerra deixou várias cidades em ruínas e cerca de 7,1 milhões de ucranianos, quase 16% da população do país, segundo estimativas da ONU, se tornaram refugiadas. A guerra na Ucrânia também afetou as expedições de 2022 ao Himalaia, de acordo com várias agências de expedição.

Apenas 250 montanhistas obtiveram licenças para escalar o Monte Everest em 18 de abril, e o número total deve ser muito menor do que o recorde de 409 licenças emitidas no ano passado. Pelo menos 25 montanhistas ucranianos cancelaram suas reservas devido à guerra.

Uma missão da Ucrânia na Índia chegou a solicitar ao governo do Nepal que proibisse os russos de praticar montanhismo no Nepal. O Governo nepalês, no entanto, continua a negar o recebimento de tal pedido.

Antonina Samoilova está atualmente a caminho do acampamento base do Monte Everest e passará um mês se aclimatando em áreas mais baixas antes de seu ataque final no cume em maio. A empresa 14 Peaks Expeditions, organizadora da expedição, disse que Samilova fará parte de uma equipe de 11 escaladores internacionais.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.