Mountainfilm anuncia seleção de filmes com ‘Surf Nation’, ‘Chasing’ e ‘The Holly’

Existe no mundo hoje diversos festivais de filmes de montanha e aventura, que periodicamente selecionam documentários esportivos para seu público.

Dentro este número de festivais, existem aqueles com mais prestígio como o Banff Mountain Film Festival (Canadá), Kendal Mountain Festival (Inglaterra), BBK Mendi Film Bilbao-Bizkaia (Espanha) e Trento Film Festival (Itália) que são reconhecidamente o que se pode chamar de 1ª divisão dos festivais.

Nesses festivais são apresentada histórias de não-ficção sobre questões ambientais, culturais, escalada, políticas e justiça social. A partir destes festivais que diversas produções começam a ganhar projeção internacional com prêmios que corroboram sua relevância e qualidade.

Estes festivais tem como objetivo promover o conhecimento de áreas de turismo ecológico, mostrando sua importância social e histórica e principalmente a importância da preservação do meio ambiente.

O que é o Mountainfilm?

Alguns muitos outros, em várias localidades do mundo, fazem parte da 2ª divisão do circuito de festivais de filmes de montanha. Faz parte dessa divisão intermediária o Telluride Mountainfilm, que acontece pouco antes do início da temporada de verão (onde todos vão praticar suas atividades outdoor no hemisfério norte) e exibe praticamente todos os filmes que já percorreram festivais mais relevantes.

O Mountainfilm começou em 1979, quando a cidade norte-americana de Telluride estava completando sua transição de uma comunidade de mineração de ouro e prata para um resort de esqui. Lito Tejada-Flores (então presidente do American Alpine Club), depois de exibir seu filme de aventura e montanhismo Fitzroy no festival de Trento na Itália, e Bill Kees, um escalador local e ávido praticante de atividades outdoor, inauguraram o evento.

Durante três noites exibiram uma dúzia de filmes sobre esportes de montanha, culturas de montanha e questões de montanha. Durante o dia, os membros da plateia iam para as montanhas para se aventurar.

Para tornar uma atração extra, para angariar mais patrocínio, em 2000 o Mountainfilm começou a fazer turnês internacionais com alguns de seus filmes o Mountainfilm on Tour. Muitas destas turnês exibem filmes que já estão disponíveis gratuitamente no YouTube, Vimeo ou mesmo em plataformas de VOD.

Mountainfilm em 2022

Deixar de ser considerado a “segunda divisão” dos festivais de filme de montanha é o objetivo dos organizadores do Mountainfilm, que consideram a “era pós pandemia” como uma grande oportunidade. A organização da 44ª edição do festival anunciou ontem a sua primeira seleção de títulos de filmes e destaques do festival, com mais de 120 filmes no fim de semana do Memorial Day (26 a 30 de maio). O festival incluirá 31 longas e quase 100 curtas.

O Mountainfilm 2022 destacará mais de 80 estreias nos EUA e também celebra a estreia do documentário “The Holly”, baseado na investigação de sete anos sobre o tiroteio no bairro de Holly, em Denver.

Além disso, o festival terá a estreia de “Chasing”, um conto emocionante quase 5.000 km de corrida de remo de milhas através do Oceano Atlântico. O festival também apresentará 18 curtas-metragens que abordam algumas das questões mais pertinentes do momento: crise climática, inclusão aos muros de fronteira e grandes uma dose de adrenalina.

O diretor convidado deste ano é o cineasta e ativista Jeff Orlowski-Yang, conhecido por seus filmes “Chasing Ice”, “Chasing Coral “e “The Social Dilemma”. Ele fará palestras e conversas gratuitas durante todo o fim de semana e orientará a próxima geração de cineastas como parte da série de workshops da Mountainfilm.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.