Escaladores retiram chapeletas de via que não concordaram com estilo de abertura

Há cerca de um mês, o escalador alemão Jörg Andreas anunciou a abertura de uma nova longa via no local de escalada conhecido como Wendenstöcken, Suíça, a qual batizou de Gran Paradiso. Andreas havia encadenado cada uma das enfiadas separadamente, mas não no total. Ao final, propôs uma dificuldade de 8c francês (11a brasileiro), e especulava que seria uma das vias alpinas nas mais difíceis do país.

Algumas semanas depois, os escaladores Yannick Glatthard e Michal Pitelka foram conhecer a nova via e ficaram incomodados com o estilo o qual foi implementado. A dupla então decidiu retirar todas as proteções da via. Glatthard afirmou que “De baixo para cima, aproximadamente a cada 50 cm, um furo de 8 mm foi feito para equipá-la”. “Equipar um 8c nesta parede é uma grande conquista, mas na minha opinião isso não deve mudar nada no estilo do equipamento e queremos que o estilo anterior seja respeitado”, completou Yannick Glatthard.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Yannick Glatthard (@yannick_glatthard) em

Logo após a publicação os escaladores envolvidos começaram a trocar declarações extensas nas redes sociais. Foi o estopim para que mais e mais pessoas também se sentissem no direito de emitir a sua opinião. O veículo de comunicação La Crux entrevistou Yannick Glatthard, que afirmou “Com a remoção da via Gran Paradiso, queremos definir um sinal claro: esse estilo de rota não se encaixa no Wendenstöcke“.

Na mesma entrevista, Glatthard afirmou que sequer conversou com os conquistadores. O veículo também procurou Jörg Andreas para dar a sua versão da história, que afirmou que “o comportamento de Yannick Glatthard e Michal Pitelka foi completamente inadequado. A remoção não autorizada das proteções sem antes procurar uma conversa tem algo como “fazer papel de polícia” e criar fatos em si. Uma conversa esclarecedora teria sido a melhor saída”, completou Jörg Andreas.

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.