Tongariro Alpine Crossing: O trekking pelas paisagens do filme “Senhor dos Anéis”

Com grande impacto cultural, a trilogia “Senhor dos Anéis” (“A Sociedade do Anel”, “As Duas Torres” e “O Retorno do Rei”) é um dos maiores sucessos da história do cinema. A obra cinematográfica formou uma legião de fãs e consagrou todos os longas junto ao público e também com a crítica especializada. “Senhor dos Anéis” recebeu, ao todo, 30 indicações ao Oscar, tendo conquistado 17 estatuetas.

Poucos praticantes de trekking sabem, mas parte do cenário da obra cinematográfica faz parte do Tongariro Alpine Crossing. Situado no centro da Ilha Norte da Nova Zelândia, o trekking de pouco mais de 20 km, fica no Parque Nacional de Tongariro e está entre as caminhadas diurnas mais populares do país. Tongariro foi o primeiro parque nacional da Nova Zelândia, estabelecido em 1887. Além disso, é Patrimônio Mundial da UNESCO.

O trekking passa pelo vulcão ativo de várias crateras, o Mount Tongariro (1.978 m), e pela base leste do Mount Ngauruhoe (2.291 m). Para quem é fã do filme, é necessário dizer que o Mount Ngauruhoe no filme é retratado como o Mount Doom (Conhecido no livro como Orodruin, Amon Amarth ou Montanha da Perdição), do reino de Mordor.

O trekking leva aproximadamente sete a oito horas de caminhada constante para concluir, demorando mais no inverno ou se for caminhada a partir do final de Ketetahi. A travessia é uma jornada linear, começando no lado oeste do Mount Tongariro e terminando no lado norte. Como resultado, retornar ao extremo oeste requer refazer toda a travessia de 19,4 km ou caminhar 26 km por rodovias estaduais à outra trilha.

A caminhada, entretanto, exige fisicamente de quem se dispor a fazê-la e é considerada difícil pelos administradores do parque. As seções de subida são íngremes e exigentes, as seções de descida são implacáveis. Uma pessoa razoavelmente ativa, sem condições médicas ou lesões, deve poder completar a caminhada.

Se você planeja escalar o Mount Ngauruhoe ou o Mount Tongariro, é melhor partir no serviço de ônibus “mais cedo”, pois parte de Turangi às 6:00, para garantir que tenha tempo suficiente e não tenha pressa durante o trekking.

A maior parte da caminhada é através de terreno vulcânico bruto. Os três vulcões da região são altamente ativos e o terreno reflete isso. Os lagos e piscinas no passeio são profundamente coloridos pelos minerais vulcânicos dissolvidos neles. A atividade vulcânica do parque está sendo monitorada constantemente, com sinais de alerta em vários pontos ao longo da trilha alertando os caminhantes sobre o que fazer se ocorrer uma erupção.

A Tongariro Alpine Crossing pode ser concluída o ano todo. No inverno, quando está coberto por um denso cobertor de neve, é necessário ser experiente em equipamentos como piqueta e crampon e seguir um guia experiente. Além disso, não é permitido escalar o Mount Ngauruhoe no inverno.

O trekking começa em Turangi, aproximadamente 4 horas de carro da capital Auckland, é a cidade mais próxima do Parque Nacional Tongariro. Como o trekking é considerado como “de mão única”, é necessário agendar transporte para ir do alojamento até a trilha. Existem várias empresas de ônibus que fazem este serviço e operam em Taupo, Turangi ou vilas próximas.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.