Os escaladores norte-americanos Tommy Caldwell, Alex Honnold e Kevin Jorgeson anunciaram que estão trabalhando em uma linha que seria uma espécie “Dawn Wall” mais fácil no El Capitan, em Yosemite. A informação foi dada pela revista norte-americana Rock & Ice, a partir do testemunho do escalador Pete Zabrok. Caso se confirme, a via seria a 62ª via no El Capitán.
Segundo informaram, chamaria “Wall of Early Morning Light”, uma espécie de variante da própria “The Dawn Wall”. Tommy Caldwell passou anos e anos no na via “The Dawn Wall”, na qual vislumbrou uma variante livre que seguia principalmente a via Mescalito, com algumas enfiadas de New Dawn mas com outras novas enfiadas.
A declaração, que foi publicada nas redes sociais da revista, surgiu quando Zabrok estava escalando em artificial a via New Dawn, enquanto Tommy Caldwell, Alex Honnold e Kevin Jorgeson tentavam a mesma variante em estilo livre. Segundo Zabrok, a variante seria uma via de graduação 5.13d norte-americano (10b brasileiro), portanto bem mais “fácil” que a Dawn Wall que é 5.14d norte-americano (11c brasileiro).

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.