Conheça Sortelha: Nova área de boulder aberta em Portugal

Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas, tendo mantido a sua fisionomia urbana e arquitetônica inalterada até os dias de hoje. Na região deste lugar histórico, foi recentemente inaugurado uma nova área de boulder em Portugal. O canal de vídeos sobre escalada “Mãos de Resina” fez uma reportagem completa com João Pedro Pena, que mostra o desenvolvimento desta área.

Além disso, o vídeo traz de bônus as cadenas históricas da escalada portuguesa realizada pelos escaladores Pedro Pato e André Neres.

Foto: Eurico Frade

Foto: Eurico Frade

A região de Sortelha possui um relevo bem acidentado com pouca vegetação. Neste cenário destaca-se a conhecida “Cabeça da Velha,” uma grande bloco que pela sua fisionomia lembra um rosto envelhecido. O vídeo de pouco mais de 16 minutos está no topo do artigo.

Muito além da prática de boulder na região, está também a oportunidade de conhecer uma cidade medieval das mais preservadas do mundo. O Castelo de Sortelha é Monumento Nacional Português desde 1910, e esta vila sempre foi alvo de disputas. Sortelha é uma das 12 aldeias medievais que fazem parte do Programa de Aldeias Históricas criado em 1991. O programa abrange as aldeias que têm em comum o fato de ficarem próximas da fronteira, no alto de colina e terem sido criadas com uma função militar. Uma verdadeira viagem no tempo, pois Sortelha tem mais de 800 anos.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.