Facas e canivetes: Como saber se a lâmina é de qualidade ou não

Pode parecer que escolher facas e canivetes é uma tarefa que parece simples, especialmente com tantas marcas e modelos disputando a cada milímetro o mercado. Há ainda influencers, personalidades e pseudo-personalidades que assinam linhas de facas e canivetes que muitos se perguntam se são, ou não, de qualidade.

Facas têm sido usadas como armas, ferramentas e utensílios para comer desde os tempos pré-históricos. Estima-se que são usadas há pelo menos 2,5 milhões de anos. Originalmente feito de madeira, osso e pedra as lâminas metálicas das facas já foram feitas de cobre, bronze, ferro, aço, cerâmica e titânio.

Por mais espantoso que possa parecer, as facas foram usadas pela primeira vez como talheres “somente” há 500 anos. Antes disso, as pessoas sempre carregavam sua própria faca em uma bainha presa ao cinto (era um objeto pessoal e fazia parte da vestimenta). Filosoficamente falando, uma faca é uma ferramenta com uma lâmina, muitas vezes presa a um cabo.

Portanto, esse artigo é para analisar de maneira mais detalhada o tipo de metal usado em lâminas de facas e canivetes e qual é a melhor escolha. Na indústria de facas e canivetes, diferentes tipos de aço são utilizados variando os tipos de elementos aditivos, bem como a forma como a lâmina é enrolada e aquecida (ou seja, o processo de acabamento).

Facas e canivetes:

Ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos químicos sendo que pelo menos um deles é metal. O aço, que é produzido nas siderúrgicas em o seu principal constituinte é o metal ferro (98,5%) e seus outros constituintes são carbono (de 0,5 a 1,7%) e traços de silício, enxofre e fósforo. Por exemplo, o aço inox é formado por 74% de aço, 18% de cromo e 8% de níquel.

Portanto, os aços são ligas ferro-carbono que podem conter concentrações apreciáveis ​​de outros elementos metálicos. Adicionar uma pequena quantidade de carbono não metálico ao ferro troca sua grande ductilidade (capacidade de um determinado material sofrer deformação) por uma maior resistência. Existem milhares de ligas de aço que possuem diferentes composições e/ou tratamentos térmicos.

Portanto, os diferentes tipos de aço usados ​​nas lâminas das facas e canivetes exibem graus variados dessas cinco propriedades principais: Dureza, Tenacidade, Resistência ao desgaste, Resistência à corrosão, Retenção de borda. Mas que fique claro que a “melhor lâmina de aço” não é simplesmente o caso de maximizar cada uma das propriedades abaixo.

Dureza da lâmina de facas e canivetes

Facas e canivetes:

Para lâminas de facas e canivetes a dureza é a capacidade de resistir à deformação (deformação plástica localizada) quando o objeto está sujeito a tensões e forças aplicadas. A dureza é importante do ponto de vista da engenharia porque a resistência ao desgaste por fricção ou erosão por vapor, óleo e água geralmente aumenta com a dureza.

Há uma variedade de métodos de teste de uso comum (por exemplo, Brinell, Knoop , Vickers e Rockwell). Em todas as escalas, um número de dureza alto representa um metal duro.

A dureza em aços para facas está diretamente correlacionada à resistência e geralmente é medida usando a escala Rockwell C (também conhecida como “HRC”). Neste sistema, a dureza é obtida através da diferença entre a profundidade de penetração resultante da aplicação de uma pequena carga, seguida por outra de maior intensidade.

Tenacidade da lâmina de facas e canivetes

Facas e canivetes:

Na ciência dos materiais e na metalurgia a tenacidade é a capacidade de um material absorver energia e se deformar plasticamente sem fraturar. Para uma lâmina, a tenacidade é a capacidade de resistir a danos como rachaduras ou lascas quando sujeito a impacto ou “cargas repentinas”.

Quanto mais um metal pode deformar antes de fraturar, mais tenaz ele é. Existem várias maneiras diferentes de medir a tenacidade (por exemplo, Charpy, Izod), portanto, é menos padronizada do que a dureza quando se trata de facas.

Em geral, quanto mais duro o aço, menos tenacidade ele provavelmente terá.

Resistência ao desgaste

Facas e canivetes:

A resistência ao desgaste é a capacidade do aço de resistir a danos causados ​​por desgaste abrasivo e adesivo. O desgaste adesivo é um fenômeno que ocorre quando dois metais se esfregam com força suficiente para causar a remoção de material da superfície menos resistente ao desgaste. Já o desgaste abrasivo ocorre quando partículas mais duras passam sobre uma superfície mais macia.

A resistência ao desgaste geralmente se correlaciona com a dureza do aço, mas também é fortemente influenciada pela sua química específica. Em aços de dureza igual, aquele com carbonetos maiores (pense em partículas microscópicas, duras e resistentes ao desgaste) normalmente resistirá melhor ao desgaste.

No entanto, os carbonetos podem tornar-se quebradiços e rachar, diminuindo assim a tenacidade.

Resistência à corrosão

A resistência à corrosão é a capacidade do aço de facas e canivetes de resistir à corrosão, como a ferrugem causada por elementos externos, como umidade e maresia.

Observe que uma alta resistência à corrosão envolve um sacrifício no desempenho geral da borda.

Retenção de borda

A retenção de borda é o tempo que a lâmina manterá o fio de corte quando sujeita ao uso. É o que todo mundo quer saber de uma faca ou canivete eficiente, mas infelizmente a medição da retenção de borda carece de um conjunto definido de padrões e muito subjetivos.

A retenção da aresta é uma combinação de resistência ao desgaste e deformação.

Tipos de aço de lâminas

Os tipos de lâminas de aço mais comuns geralmente se enquadram nas seguintes categorias:

  • Aço Carbono: Geralmente feito para uso de trabalho manual, onde a resistência e a durabilidade são importantes. São largamente usados em facas e facões de sobrevivência. Possuem borda afiada e são relativamente fáceis de afiar e manter o fio de corte. O aço de faca de carbono mais popular é o 1095.
  • Aço ferramenta: São ligas de aço com alta dureza e usadas em ferramentas de corte, como roçadeiras, foices, enxadas e etc. Alguns aços ferramenta populares neste grupo incluem D2, O1, séries CPM e M4.
  • Aço inoxidável: São ligas de aço carbono com adição de cromo para resistir à corrosão e outros elementos que aumentam os níveis de desempenho, mas geralmente resulta em uma tenacidade inferior. É o material favorito de facas e canivetes e inclui as séries de aços 400, 154CM, AUS, VG, CTS, MoV, Sandvik e Crucible SxxV. Importante lembrar que para se qualificar como um verdadeiro aço inoxidável, deve haver pelo menos 13% de cromo em sua composição.
  • Liga de aço: A liga de aço possui uma ampla gama de elementos de liga, como níquel, cromo ou manganês mencionados acima, que são manipulados dependendo do uso prático do aço. As ligas de aço são frequentemente usados ​​em eletrônicos, tubos ou autopeças.

Que aço a Victorinox usa em canivetes suíços?

Canivetes Suíços são muito populares por quem pratica atividades de natureza. Sua popularidade é tão grande que o artigo que conta a história da Vitorinox é um dos mais visitados na sessão de história aqui na Revista Blog de Escalada.

Parte da sua popularidade é pelo desempenho do aço que a Victorinox usa. O aço brilhante não só parece bom, mas também parece ser forte e durável o suficiente para a maioria das tarefas. Eles também duram mais e são altamente resistentes à ferrugem.

Os aços inoxidáveis ​​podem ser classificados por sua estrutura cristalina em cinco tipos principais: austenítico, ferrítico, martensítico, duplex e endurecido por precipitação. O aço inoxidável martensítico é um tipo específico de liga de aço inoxidável que pode ser endurecido e revenido através de múltiplas formas de envelhecimento/tratamento térmico.

A Victorinox usa uma variedade de aço martensítico para seus canivetes suíços, popularmente chamados de Inox (sim, a palavra Inox significa inoxidável). A liga consiste em uma alta porcentagem de cromo que torna o aço brilhante e resistente à corrosão. O aço é submetido a um tratamento térmico de alta qualidade para atingir a dureza desejada.

Como era de se esperar, a Victorinox não divulga oficialmente a composição da liga ou a qualidade do aço e sua dureza. Alguns dizem que é uma mistura exclusiva de aço da Alemanha e da França. Além disso, entende-se que, ao longo dos anos, a empresa fez alterações na composição da liga para torná-la mais adequada para seus canivetes do exército suíço.

Portanto, ninguém pode dizer com certeza em que consiste a liga, pois sua composição real o processo de endurecimento são de propriedade da Victorinox (algo semelhante à formula da Coca-Cola). No entanto, a composição e outros detalhes do aço foram revelados de tempos em tempos em várias discussões ou através de testes práticos por entusiastas de facas.

Os canivetes suíços têm muitas ferramentas além da lâmina. Todas essas ferramentas não são feitas exatamente da mesma variedade de aço. Mas como qualquer liga de aço, o principal componente de uma liga de aço martensítico é o Ferro. Outros elementos usados ​​na liga são cromo, silício, carbono, molibdênio e manganês.

Estima-se que o aço utilizado pela Victorinox seja o EN 1.4110. A designação química do aço é X55CrMo14.

Tipos de aços comuns de facas e canivetes

Como explicado com mais detalhes acima, existem diversas propriedades que devem ser observadas no aço de uma lâmina de facas e canivetes. Como via de regra para escolha de facas devem ser priorizadas três características principais: resistência à corrosão, dureza e tenacidade.

Cortar pacotes, fatiar alimentos, preparar caça e cortar madeira são tarefas radicalmente diferentes das facas, e cada uma dessas tarefas exige diferentes demandas de uma lâmina. Existem três fatores que determinam o quão bem uma faca corta: o formato da lâmina, o tratamento térmico e a liga de aço.

É importante entender que o aço é fabricado em todo o mundo e cada país tem seu próprio sistema de classificação. A classificação normativa SAI é a classificação dos aços segundo as normas da SAE (Society of Automotive Engineers – EUA), a mais utilizada em todo o mundo para aços e baseada na composição química do aço.

A cada composição normalizada pela SAE corresponde a uma numeração com 4 ou 5 dígitos para classificar aço carbono e liga e um código de três dígitos para aço inoxidável. As lâminas de aço para de facas e canivetes comumente disponíveis são:

  • Aço para facas e facões (para fins utilitários ou táticos com aço duro e resistente ao desgaste)
    • Aço A2: O aço A2 tem níveis mais altos de cromo e carbono e é muito resistente e durável. A2 é um aço ferramenta conhecido por sua tenacidade. Mas não tem grande resistência ao desgaste e não segura muito bem o fio de corte. É usado para facas de combate e bushcraft. É uma lâmina super resistente supera a necessidade de retenção de borda e resistência à corrosão.
    • Aço D2: O aço D2 possui níveis ainda mais altos de carbono e cromo com vanádio e cobalto adicionados para maior dureza e resistência à corrosão.
    • Aço M2: O aço M2 também é conhecido como aço rápido devido à sua capacidade de suportar altas temperaturas sem perder sua dureza.
    • Aço 1095: Antigo aço de alto carbono (não inoxidável) que mancha facilmente e, portanto, é frequentemente revestido.
    • AUS-8: Aço versátil e duro e resistente o suficiente e não mancha com facilidade.
  • Aço para facas de cozinha (aço de alto carbono, aço inoxidável ou uma combinação de ambos)
    • Aço 420: Comum em facas de baixo custo, este aço tem cerca de 0,38% de carbono. É macio, com baixíssimo teor de carbono. Possui um baixo número de carbonetos, os microcristais extra-duros em aço, que proporcionam a dureza necessária para uma aresta estável e afiada. O 420HC não segura bem a borda (perde o fio facilmente).
    • Aço 425M: Semelhante à série 400, não é um grande aço de forma alguma, mas também não é ruim.
    • Aço 440: Famíia de três tipos diferentes: 440A (É o aço 440 mais resistente à ferrugem), 440B (melhor retenção de borda) e 440C (considerado aço de alta qualidade). Quanto mais adiante no alfabeto, melhor ele fica.
    • Aço 154 CM : Este é o aço de alta qualidade – sem dúvida um dos melhores disponíveis para facas.
    • Aço M390: Muito resistente a manchas e possui excelente resistência ao desgaste.
    • Aço N680: Altamente resistente a manchas e muito duro, tornando-o bom para aplicações em água salgada.
    • Aço 1,4116: Aço usado em canivetes suíços e é excelente para afiadores iniciantes. Muito resistente e excepcionalmente resistente à corrosão. Não segura muito o fio, mas é fácil de afiar.
    • D2: Aço ferramenta usado em ambientes industriais. Sua alta dureza e tenacidade relativamente alta também o tornam uma excelente escolha em talheres.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.