Você sabe o que é Kinesio Tape? Se você acompanha olimpíadas, ou mesmo a copa do mundo, seguramente deve ter reparado que grande parte dos atletas utiliza algumas fitas adesivas no corpo.
Você sabe o que são estas fitas adesivas, e se elas possuem ou não alguma eficiência comprovada?
As fitas batizadas de Kinesio Tape estão sendo utilizadas largamente por atletas profissionais e amadores, e isso é um fato.
Histórico
As “Kinesio Tape” foram desenvolvidas por um quiropraxista japonês Kenzo Kase, e são fitas adesivas de algodão bastante elásticas para que lesões musculares e de tendão pudessem ser curadas mais rapidamente. As fitas começaram a ser desenvolvidas na década de setenta pelo japonês, e em homenagem ao seu criador os nomes oficiais são “Fitas Kinésio” ou “Kinesio Tape”.
Ainda sem demonstração científica consistente promete auxiliar o tratamento de traumas que ocasionaram em lesões de nervos, tendões e músculos.
Como atletas de alta performance sempre está muito próximo de uma lesão, não demorou muito para que virasse praticamente um procedimento padrão adotados por maioria dos departamentos médicos.
Junto com a fita, foi desenvolvido também um método próprio para a aplicação “Kinesio Taping”.
Como Funciona?
O funcionamento do Kinesio Tape é simples: uma vez aderida na pele do atleta, provê uma limitação de movimentação, e de acordo com o Kase, acelera o processo de cura restringindo o fluxo de fluidos inflamatórios existentes embaixo da pele, reduzindo dor e incômodos.
Sob olhar do leigo se assemelha muito a uma espécie de esparadrapo de algodão com características elásticas de até 140% (e por isso se assemelha à da pele) desenvolvida por nanotecnologia. Sua espessura e peso também se assemelham às da pele.
Possui uma “cola” hipoalergênica que faz com que sejam raros os casos de reações em seu contato com a pele.
Diferenças entre “Kinesio Tape” e “Kinesio Taping”
Em resumo, “kinesio tape” é um tipo de bandagem, enquanto “kinesio taping” é um método de aplicação dessa bandagem.
Kinesio Taping é um método utilizado por profissionais da área da saúde treinados e com foto em tratamento e recuperação de pessoas como : fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, quiropraxistas, médicos, dentistas, educadores físicos e enfermeiros.
Pode ser aplicado desde os estágios recentes e agudos até os mais tardios de uma lesão, sendo indicado também para qualquer etapa da reabilitação.
Também conhecidas como “bandagens funcionais” a Kinesio Tape exige que profissionais de educação física e fisioterapia para o aprendizado de aplicação devam realizar um curso certificado e homologado.
Aplicação
A aplicação é simples como o uso de um band-aid, mas recomenda-se que quem o faça tenha conhecimentos de anatomia, acupuntura e funcionamento muscular. Pode ser utilizada tanto na prevenção, no tratamento e na reabilitação de lesões musculares.
O uso da fita Kinesio Tape é recomendada para os seguintes usos
Suporte muscular – A aplicação adequada Kinesio Tape melhora a habilidade de contração mesmo quando debilitada, reduzindo a sensação de dor e fadiga, protegendo o músculo de fisgadas, estiramentos e contraturas.
Remoção de congestionamento do fluxo de fluidos corporais – As Fitas Kinésio melhora a circulação de sangue e circulação linfática reduzindo inflamação e acúmulo no tecido.
Ativação do sistema analgésico endogênico – Entenda por “endogênico” ao que refere somente à que tem uma origem própria e chamar algo de analgésico significa que alivia a consciência de dor da pessoa. Então isto quer dizer que a fita deve facilitar o próprio mecanismo cura, que é o foco central da quiropraxia.
Corrige problemas de juntas – O propósito é melhorar o raio de movimentação e ajustar disfunções de músculos endurecidos.
Mas que fique claro antes de sair aplicando indiscriminadamente: Mesmo que você esteja familiarizado com tratamento de músculos, aplicar incorretamente o Kinesio Tape pode piorar a contusão, já que é necessário um treinamento específico para a aplicação.
Polêmica sobre as Kinesio Tape
Ainda sem comprovação científica sustentável vem sofrendo diversas críticas sobre o uso de Kinesio Tape indiscriminado, assim como a sua eficácia.
Já foi levantado por alguns médicos que é um placebo moderno.
[…] Ambos são fita sensível à pressão, mudando somente o material. No Brasil, não existe este tipo de comercialização de “esparadrapo esportivo”, que seria o equivalente ao athletic tape, mas existe um produto muito similar conhecido no mercado como bandagem esportiva (também conhecida por kinésio tape). […]
[…] Ambos são fita sensível à pressão, mudando somente o material. No Brasil, não existe este tipo de comercialização de “esparadrapo esportivo”, que seria o equivalente ao athletic tape, mas existe um produto muito similar conhecido no mercado como bandagem esportiva (também conhecida por kinésio tape). […]
Olá, estudos atuais não suportam o uso da Bandagem Kinesio Tape em dor musculoesquelética. A maior parte dos estudos realizados têm vieses e geram pouca confiabilidade.
Mas a bandagem tem boa funcionalidade clínica em casos de redução de edema e hematomas, limitação de função e melhora da percepção do movimento.
Grande abraço!