Saiba o que são as fitas “Kinesio Tape” que atletas estão usando

Você sabe o que é Kinesio Tape? Se você acompanha olimpíadas, ou mesmo a copa do mundo, seguramente deve ter reparado que grande parte dos atletas utiliza algumas fitas adesivas no corpo.

Você sabe o que são estas fitas adesivas, e se elas possuem ou não alguma eficiência comprovada?

As fitas batizadas de Kinesio Tape estão sendo utilizadas largamente por atletas profissionais e amadores, e isso é um fato.

Histórico

Kinesio Tape

Foto: http://mindbodymovement.org/

As “Kinesio Tape” foram desenvolvidas por um quiropraxista japonês Kenzo Kase, e são fitas adesivas de algodão bastante elásticas para que lesões musculares e de tendão pudessem ser curadas mais rapidamente. As fitas começaram a ser desenvolvidas na década de setenta pelo japonês, e em homenagem ao seu criador os nomes oficiais são “Fitas Kinésio” ou “Kinesio Tape”.

Ainda sem demonstração científica consistente promete auxiliar o tratamento de traumas que ocasionaram em lesões de nervos, tendões e músculos.

Kinesio Tape

Como atletas de alta performance sempre está muito próximo de uma lesão, não demorou muito para que virasse praticamente um procedimento padrão adotados por maioria dos departamentos médicos.

Junto com a fita, foi desenvolvido também um método próprio para a aplicação “Kinesio Taping”.

Kinesio Tape

Foto: http://www.kinesio-tape.cz/

Como Funciona?

O funcionamento do Kinesio Tape é simples: uma vez aderida na pele do atleta, provê uma limitação de movimentação, e de acordo com o Kase, acelera o processo de cura restringindo o fluxo de fluidos inflamatórios existentes embaixo da pele, reduzindo dor e incômodos.

Sob olhar do leigo se assemelha muito a uma espécie de esparadrapo de algodão com características elásticas de até 140% (e por isso se assemelha à da pele) desenvolvida por nanotecnologia. Sua espessura e peso também se assemelham às da pele.

Possui uma “cola” hipoalergênica que faz com que sejam raros os casos de reações em seu contato com a pele.

Diferenças entre “Kinesio Tape” e “Kinesio Taping”

Em resumo, “kinesio tape” é um tipo de bandagem, enquanto “kinesio taping” é um método de aplicação dessa bandagem.

Kinesio Taping é um método utilizado por profissionais da área da saúde treinados e com foto em tratamento e recuperação de pessoas como : fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, quiropraxistas, médicos, dentistas, educadores físicos e enfermeiros.

Pode ser aplicado desde os estágios recentes e agudos até os mais tardios de uma lesão, sendo indicado também para qualquer etapa da reabilitação.

Kinesio Tape

Foto: www.kinesiologytapeinfo.com/

Também conhecidas como “bandagens funcionais” a Kinesio Tape exige que profissionais de educação física e fisioterapia para o aprendizado de aplicação devam realizar um curso certificado e homologado.

Aplicação

A aplicação é simples como o uso de um band-aid, mas recomenda-se que quem o faça tenha conhecimentos de anatomia, acupuntura e funcionamento muscular. Pode ser utilizada tanto na prevenção, no tratamento e na reabilitação de lesões musculares.

O uso da fita Kinesio Tape é recomendada para os seguintes usos

Suporte muscular – A aplicação adequada Kinesio Tape melhora a habilidade de contração mesmo quando debilitada, reduzindo a sensação de dor e fadiga, protegendo o músculo de fisgadas, estiramentos e contraturas.

Remoção de congestionamento do fluxo de fluidos corporais – As Fitas Kinésio melhora a circulação de sangue e circulação linfática reduzindo inflamação e acúmulo no tecido.

Ativação do sistema analgésico endogênico – Entenda por “endogênico” ao que refere somente à que tem uma origem própria e chamar algo de analgésico significa que alivia a consciência de dor da pessoa. Então isto quer dizer que a fita deve facilitar o próprio mecanismo cura, que é o foco central da quiropraxia.

Corrige problemas de juntas – O propósito é melhorar o raio de movimentação e ajustar disfunções de músculos endurecidos.

Mas que fique claro antes de sair aplicando indiscriminadamente: Mesmo que você esteja familiarizado com tratamento de músculos, aplicar incorretamente o Kinesio Tape pode piorar a contusão, já que é necessário um treinamento específico para a aplicação.

Kinesio Tape

Foto: http://www.toptape.fr

Polêmica sobre as Kinesio Tape

Ainda sem comprovação científica sustentável vem sofrendo diversas críticas sobre o uso de Kinesio Tape indiscriminado, assim como a sua eficácia.

Já foi levantado por alguns médicos que é um placebo moderno.

There are 3 comments

  1. Dr. Renato Carvalho Vilella

    Olá, estudos atuais não suportam o uso da Bandagem Kinesio Tape em dor musculoesquelética. A maior parte dos estudos realizados têm vieses e geram pouca confiabilidade.
    Mas a bandagem tem boa funcionalidade clínica em casos de redução de edema e hematomas, limitação de função e melhora da percepção do movimento.
    Grande abraço!

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.