Saiba o que são as fitas “Kinesio Tape” que atletas estão usando

Se você acompanha olimpíadas, ou mesmo a copa do mundo, seguramente deve ter reparado que grande parte dos atletas utiliza algumas fitas adesivas no corpo. Você sabe o que são estas fitas adesivas, e se elas possuem ou não alguma eficiência comprovada?

As fitas batizadas de “Kinesio Tape” estão sendo utilizadas largamente por atletas profissionais e amadores, e isso é um fato.

Histórico

Fita_kinesio_1

Foto: http://mindbodymovement.org/

As “Kinesio Tape” foram desenvolvidas por um quiropraxista japonês Kenzo Kase, e são fitas adesivas de algodão bastante elásticas para que lesões musculares e de tendão pudessem ser curadas mais rapidamente. As fitas começaram a ser desenvolvidas na década de setenta pelo japonês, e em homenagem ao seu criador os nomes oficiais são “Fitas Kinésio” ou “Kinesio Tape”.

Ainda sem demonstração científica consistente promete auxiliar o tratamento de traumas que ocasionaram em lesões de nervos, tendões e músculos.

Como atletas de alta performance sempre está muito próximo de uma lesão, não demorou muito para que virasse praticamente um procedimento padrão adotados por maioria dos departamentos médicos.

Junto com a fita, foi desenvolvido também um método próprio para a aplicação “Kinesio Taping”.

Fita_kinesio_4

Foto: http://www.kinesio-tape.cz/

Como Funciona?

O funcionamento do Kinesio Tape é simples: uma vez aderida na pele do atleta, provê uma limitação de movimentação, e de acordo com o Kase, acelera o processo de cura restringindo o fluxo de fluidos inflamatórios existentes embaixo da pele, reduzindo dor e incômodos.

Sob olhar do leigo se assemelha muito a uma espécie de esparadrapo de algodão com características elásticas de até 140% (e por isso se assemelha à da pele) desenvolvida por nanotecnologia. Sua espessura e peso também se assemelham às da pele.

Possui uma “cola” hipoalergênica que faz com que sejam raros os casos de reações em seu contato com a pele.

Diferenças entre “Kinesio Tape” e “Kinesio Taping”

Em resumo “kinesio tape” é um tipo de bandagem, enquanto “kinesio taping” é um método de aplicação dessa bandagem.

Kinesio Taping é um método utilizado por profissionais da área da saúde treinados e com foto em tratamento e recuperação de pessoas como : fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, quiropraxistas, médicos, dentistas, educadores físicos e enfermeiros.

Kinesio Taping pode ser aplicado desde os estágios recentes e agudos até os mais tardios de uma lesão, sendo indicado também para qualquer etapa da reabilitação.

Fita_kinesio_2

Foto: www.kinesiologytapeinfo.com/

Também conhecidas como “bandagens funcionais” a Kinesio Tape exige que profissionais de educação física e fisioterapia para o aprendizado de aplicação devam realizar um curso certificado e homologado.

Aplicação

A aplicação é simples como uso de band-aid, recomenda-se que quem o faça tenha conhecimentos de anatomia, acupuntura e funcionamento muscular. Pode ser utilizada tanto na prevenção, no tratamento e na reabilitação de lesões musculares.

O uso da fita Kinesio Tape é recomendada para os seguintes usos

Suporte muscular – A aplicação adequada Kinesio Tape melhora a habilidade de contração mesmo quando debilitada, reduzindo a sensação de dor e fadiga, protegendo o músculo de fisgadas, estiramentos e contraturas.

Remoção de congestionamento do fluxo de fluidos corporais – As Fitas Kinésio melhora a circulação de sangue e circulação linfática reduzindo inflamação e acúmulo no tecido.

Ativação do sistema analgésico endogênico – Entenda por “endogênico” ao que refere somente à que tem uma origem própria e chamar algo de analgésico significa que alivia a consciência de dor da pessoa. Então isto quer dizer que a fita deve facilitar o próprio mecanismo cura, que é o foco central da quiropraxia.

Corrige problemas de juntas – O propósito é melhorar o raio de movimentação e ajustar disfunções de músculos endurecidos.

Mas que fique claro antes de sair aplicando indiscriminadamente: Mesmo que você esteja familiarizado com tratamento de músculos, aplicar incorretamente “Kinesio Tape” pode piorar a contusão, já que é necessário um treinamento específico para a aplicação.

Fita_kinesio_5

Foto: http://www.toptape.fr

Polêmica

Ainda sem comprovação científica sustentável vem sofrendo diversas críticas sobre o uso de “Kinesio Tape” indiscriminado, assim como a sua eficácia.

Já foi levantado por alguns médicos que é um placebo moderno.

There is one comment

  1. Dr. Renato Carvalho Vilella

    Olá, estudos atuais não suportam o uso da Bandagem Kinesio Tape em dor musculoesquelética. A maior parte dos estudos realizados têm vieses e geram pouca confiabilidade.
    Mas a bandagem tem boa funcionalidade clínica em casos de redução de edema e hematomas, limitação de função e melhora da percepção do movimento.
    Grande abraço!

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.