Route Setter: diferenças para competição e academia

Existe diferença entre um Route Setter de competição e um Route Setter de academia? O foco de configuração para esses cenários pode variar um pouco, mas também há semelhanças. Independente do objetivo planejado.

Em suma, é importante um entendimento dos níveis e estilos de escalada de sua base de clientes ou concorrentes que comparecerão em um evento competitivo. Enfim, confira o texto sobre Route Setter: diferenças para competição e academia.

Route Setter: diferenças para competição e academia

Na academia

Route Setter

Foto: Malachi Brooks | Unsplash

Uma boa equipe de configuração entende a base de clientes da instalação. Isso inclui não apenas os níveis de escalada em que os escaladores na academia obtém êxitos regularmente.

A saber, também seu interesse em treinar, aprender novos estilos ou se esforçar em desafios mais difíceis. Com base nessas informações, pode ser criado um plano que sugira quantas subidas de cada grau ou circuito podem ser feitas na academia a qualquer momento.

Geralmente, terá menos subidas nos graus mais baixos/altos, e mais subidas nos níveis em que a maioria dos usuários da academia passam escalando.

Ao criar este plano de configuração pela primeira vez, o Router Setter costuma monitorar as tendências do escalador, solicitar feedback ou verificar se o plano é apropriado. Logo, realização de ajustes podem acontecer conforme os feedbacks.

Em geral, o objetivo deve ser sempre fornecer aos escaladores da instalação a experiência mais diversificada – independentemente de seu nível de escalada ou força atual.

Por fim, a configuração diária na academia também deve haver um foco na acessibilidade. Isto é, nenhum escalador (mais baixo/alto) deve ter vantagens/dificuldades devido ao seu tamanho.

A atenção deve ser redobrada para as crianças, pois é algo quase que comum para os jovens praticantes. Isso não quer dizer que toda escalada precisa ser equitativa. No entanto, quanto maior a acessibilidade, melhor para o esporte que ganha ou mantém seus praticantes.

Competições Locais

Foto: Sasha Matveeva /Unsplash

Foto: Sasha Matveeva /Unsplash

Na preparação para uma competição local, é de vital importância que o Head ou Chief Setter entenda os níveis de habilidade dos diferentes escaladores que devem participar. Como dito antes, esse entendimento ajuda a garantir níveis de dificuldade apropriados para as diferentes categorias da competição.

A escalada deve ser um pouco mais progressiva do que a encontrada em competições de boulder, e deve haver vários pontos de queda ao longo da extensão da subida. As escaladas também devem apresentar diferentes tipos de sustentação, estilos de movimento e ângulos de parede em uma determinada rodada, a fim de testar o maior número possível de facetas diferentes do domínio da escalada.

Em um evento perfeito, o vencedor será aquele que obteve sucesso em vários estilos diferentes de escalada, determinar o melhor escalador geral, em vez do escalador que é realmente bom em apenas um ou dois estilos.

Bônus: ligas de Boulder

Uma liga esportiva é uma organização formada por um grupo de times ou atletas individuais para organizar competições uns contra os outros em um esporte específico. Portanto é perfeitamente possível existir, em nível regional ou estadual, ligas de boulder para que novos atletas se desenvolva de modo independente.

Aqui é ainda mais importante garantir que o Route Setter esteja fornecendo uma boa diversidade de desafios de escalada para os participantes. Ademais, diferentes ligas são configuradas de forma diferente e tentar fazer algo único pode torná-lo atraente para o maior número possível de escaladores.

Se esses escaladores gostarem do que escalam, é possível que alguns deles se tornem membros da tal academia. Em resumo, todos ganham.

Como as sessões da liga geralmente envolvem um número limitado de problemas, um foco extra deve ser dado para tornar os problemas acessíveis e equitativos para todos os tamanhos e grupos de escaladores.

Um ponto sobre as competições de boulder é que seu foco principal geralmente é construir uma comunidade. Isto é, fornecer um ambiente competitivo de uma maneira mais leve que uma competição local.

Com a maioria das considerações de configuração, os padrões e objetivos da liga de boulder cairão em algum lugar entre a configuração regular da academia e a configuração da competição.

Foto destaque: Brook Anderson | Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.