Patagonia lança camiseta circular feita de peças descartadas e retalhos de algodão

A Patagonia criou recentemente um centro de conserto de roupas em Amsterdã, Holanda, para tentar minimizar o desperdício de roupas. Assim a marca anunciou na semana passada que está transformando camisas velhas (com um pouco de algodão reciclado adicional) em novas.

As camisetas Tee-Cycle fazem parte do compromisso da Patagonia com a criação de uma economia circular, e são feitas de camisetas descartadas destinadas ao aterro sanitário, com o objetivo de ajudar a resolver o problema dos resíduos têxteis.

As camisetas possuem selos da Fair Trade Certified e são compostas por 70% de algodão reciclado pré-consumo e 30% de algodão reciclado pós-consumo Infinna, o que ajuda a reduzir o desperdício da indústria têxtil e as emissões de carbono em comparação com o algodão virgem, explica a Patagonia. As tintas de serigrafia também são livres de PVC e ftalatos.

A ideia de sistemas circulares em vestuário ou ação ambiental vem ganhando força entre outras empresas, não apenas na Patagonia. Há uma enorme demanda do consumidor por roupas que minimizem matérias-primas e recursos.

O lançamento alimenta o programa Take-Back da Patagonia, que recicla camisetas antigas da marca na nova coleção Tee-Cycle da empresa, que permite que a empresa recicle seus antigos produtos de algodão, apoiando cadeias de reciclagem de resíduos de vestuário.

Os itens são enviados para a Infinited Fiber, parceira finlandesa da cadeia de suprimentos da Patagonia, que recicla o material das camisetas usadas na Infinna Fiber. Estes são então combinados com retalhos de algodão de fábrica para criar a coleção Tee-Cycle.

Empresas de roupas esportivas como Adidas e Nike também introduziram programas de reciclagem e chegaram a transformar resíduos como garrafas plásticas de água em roupas. Embora a Patagonia tenha se distanciado das indústrias de produtos de marca e promocionais, ainda há uma lição a ser aprendida com isso.

Se uma das maiores marcas do vestuário está apostando forte em roupas recicladas, as empresas de produtos promocionais deveriam pensar em fazer o mesmo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.