Último dia das inscrições no concurso fotográfico Wiki Loves Earth Brasil 2022!

O concurso fotográfico do Movimento Wikimedia dedicado aos espaços naturais protegidos, Wiki Loves Earth (Wiki Ama a Terra), encerra hoje (dia 15 de agosto de 2022) o prazo para inscrições. Realizado desde 2013 e em mais de 30 países, o concurso incentiva os fotógrafos de natureza, amadores ou profissionais, a compartilhar as melhores fotografias em unidades de conservação com a possibilidade de ganhar prêmios. O concurso é organizado por voluntários da Wiki em parceria com a Fundação Wikimedia e com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Os participantes tiram fotos de algum patrimônio natural em seus países e as enviam à midiateca Wikimedia Commons, do mesmo Movimento da Wikipédia, a maior enciclopédia do mundo! O Movimento Wikimedia Commons se dedicada à produção, desenvolvimento, distribuição de conteúdo e a disponibilização de um acervo aberto à toda humanidade, de forma totalmente livre.

Este ano a foto.wiki.br levará o vencedor da etapa brasileira do Wiki Loves Earth a uma expedição em área de conservação.

Em cada país, o concurso é organizado por equipes locais separadas. As datas da realização da edição 2022 no Brasil foram alteradas devido à pandemia.

Todos os anos, os participantes competem por prêmios em nível nacional e cada equipe local determina suas próprias recompensas. Após essa etapa, os vencedores têm a chance de ganhar um prêmio em nível internacional, que nesta edição contará com vouchers para a Amazon ou outras lojas online (o valor depende da região do participante).

E o mais importante: contribuem para a fomentação da informação, do conhecimento e da educação ambiental a toda e qualquer pessoa, sem fronteiras ou barreiras.

Este ano, as fotos vencedoras participam de três categorias:

  • Fotos da paisagem de Unidades de Conservação: que ilustrem unidades de conservação, mostrando tanto suas belezas naturais quanto a estrutura do local;
  • Fotos de seres vivos em Unidades de Conservação: espécies de fungos, plantas e animais;
  • Fotos da destruição ambiental em Unidades de Conservação:
    – incêndios florestais, demastamento,resíduos descartados de forma indevida em ambientes naturais;
    – aquecimento global (ilustrações de mudanças climáticas, cursos d’água ou intervenções humanas que causam alterações em paisagens naturais resultando em alterações climáticas);
    – destruição por extrativas (ou seja, mineração e silvicultura) e poluição;
    – paisagens em risco de desaparecimento, fragmentação de ecossistemas;
    – seres humanos sendo afetados negativamente pela destruição de natureza ou agindo em prol à proteção ambiental;
  • Fotos adicionais: estrutura do parque e jornalismo cidadão.

No site do Wiki Loves Earth Brasil 2022 está o regulamento local, as lista de unidades de conservação em todos os estados, profissionais que compõem o júri, datas, exemplos de imagens e outros detalhes. O resultado do Brasil será divulgado em 30 de agosto e o internacional deve sair até o final de novembro.

Para inscrever suas fotos, acesse: www.foto.wiki.br/wle

Instagram: foto.wiki.br
Facebook: Foto.wiki.br

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.