Patagonia cria novo sistema de medição de calor em suas jaquetas

Tradicionalmente as jaquetas, sacos de dormir ou outro tipo de equipamento outdoor que seja para aquecer o usuário é fornecido por “raios de temperatura”. Em outras palavras, são vendidas jaquetas para manter o conforto térmico de x a y° C.

Assim, ao menos indiretamente, os usuários deveriam intuir que tipo de temperatura externa irão enfrentar.

Mas para o cliente que é mais objetivo, sempre se perguntou qual a jaqueta aquece mais, ou qual a mais fresca. Num mundo globalizado, com diversas realidades de clima, torna-se um pouco complicado a negociação de certos produtos. Foi pensando nisso que a marca norte-americana Patagonia lançou o Patagonia Warmth Index, que para o usuário representa um número em uma escala de 1 a 10.

Na prática, o Patagonia Warmth Index mede o calor das jaquetas e coletes da marca em relação uns aos outros a partir de um método desenvolvido no seu laboratório de testes. O índice visa a simplicidade direta para o usuário: quanto maior a pontuação, mais quente a roupa.

O índice baseia-se em algumas variáveis importantes. No laboratório, a Patagonia mediu materiais, isolamento, construção e a silhueta de uma peça de roupa para desenvolver uma pontuação total. A medida fundamental é o “valor de isolamento térmico” do material. A escala também leva em consideração fatores de design e construção, como painéis e defletores, e a análise da respirabilidade e da forma da peça completa o processo.

Assim os clientes da Patagônia (que muitas vezes se comportam como fãs) podem utilizá-lo para comparar diretamente uma jaqueta com outra da marca (ou seja, produtos Patagonia com outros produtos Patagonia).

Por exemplo, uma jaqueta feminina com isolamento de espuma de 100 gramas pontua 4,8 Patagonia Warmth Index e uma outra com 700 e feitas de forramento reciclado pontua 10. Fatores como as escolhas de camadas de uma pessoa, metabolismo ou fatores externos, como umidade e altitude, não são contabilizados.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.