Parte de livro “How to climb 5.12” traduzido disponível para download

Uma parcela da população que pratica escalada em rocha valoriza muito o grau escalado.

Como regra geral todo e qualquer pessoa deve pesar sua importância na escalada o que se faz pelo esporte, e não necessária mente qual o grau escalado.

Este tipo de distorção da importância do grau gera comportamentos que denotam a falta de inteligência, ou maturidade.how2-to-climb-512

Porém caso seja importante para a sua motivação, aumentar o grau que se escala, um livro obrigatório é “How to Climb 5.12” de Eric Horst.

Horst é autor também de “Training For Climbing”, outro clássico livro voltado para praticantes que desejam melhorar sua performance.

O livro sempre é disponibilizado em idioma inglês.

“How to Climb 5.12” é um clássico livro que visa mostrar técnicas, sacrifícios e motivações para quem deseja atingir uma escalada em grau alto.

Um grupo de brasileiros resolveram traduzir parte da obra (cerca de 16 páginas) para quem desejar conhecer mais sobre a obra de Horst e se sentir incentivado a adquirir o livro.

 Você pode ler, e fazer o download em: http://www.escaladanoceara.com.br

There are 4 comments

  1. Daniel Bariquello on Facebook

    E quem falou que eu valorizo a “macheza” de um grau de escalada? Quem valou que eu dou mais valor a um grau de escalada do que X ou Y?

    O que eu tirei sarro, foi justamente da sua opinião extremista (sim, extremista mesmo) ao dizer que dar importância a um grau de escalada, automaticamente donota que a pessoa é burra e imatura.
    Ninguem evolui fisicamente em um esporte sem alguma forma de medição do seu progresso, e na escalada, essa medição pode ser feita através dos graus.

    Você denotaria um corredor que tenta diminuir o seu tempo nos cem metros rasos como burro e imaturo? Vc denotaria um levantador de peso que tenta aumentar sempre o peso que ele consegue levantar como burro e imaturo? Você denotaria um arremessador de pesos que tenta aumentar a distancia dos seus arremessos como burro e imaturo?

    Pelo que posso ver pelo seu comentário, você valoriza muito colaborar para o esporte de uma forma geral, talvez abrir vias, talvez promover eventos, colocar notícias em seu blog, preservar locais de escalada… Você valoriza isso mais do que o grau que você escala. Isso é ótimo e muito louvável, mas você não precisa necessáriamente expor todo esse seu rancor por quem valoriza graus de escalda chamando-os de burros e imaturos.

    1. Luciano Fernandes

      Daniel

      Se não concordar com alguma opinião, procure mostrar os motivos que você não concorda. Não fique deixando palavrões ou escrevendo frases soltas que somente mostra que a minha opinião “extremista” está certa.

      Um escalador escalar grau X é importante para ele, apesar de isso também não fazer dele um escalador importante. Aquilo que ele fizer para colaborar para o esporte, um local de escalada e até mesmo um evento de escalada é MUITO mais importante que qualquer grau que a pessoa escale.

      Escalar um alto grau é importante para a determinaçãão da pessoa, mas em NADA torna ela melhor ou pior que outro escalar. Medir escalador pelo grau, e achar que isso é importante e que nada mais importa mostra o que você fez : não demonstrou maturidade. Pois não soube mostrar que sabe nem mesmo DIGITAR o porque alguém está errado ou não.

      Não sou o dono da verdade, e nem quero ser, e como nunca fui. Porém quando não concordo não saio escrevendo palavras de baixo calão.

      Eu mesmo, para o seu governo, escalo , e faz tempo, graus altos, e nem por isso acho que sou melhor que ninguém. Até mesmo de pessoas que como você demontra ser, valoriza a “macheza” e importância pelo grau escalado.

      Aprendi com o tempo algo simples e importante : respeitar a todos, e ser maduro o bastante que o importante é o caráter de cada um , e não o grau de escalada, conta bancária e até mesmo posses.

      Você deveria sim, era fazer o mesmo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.