Netflix divulga trailer “Broad Peak” e data de lançamento

Conforme anunciado em primeira mão pelo programa semanal em vídeo Papo de Redação, a Netflix lançou esta semana o trailer de seu próximo thriller de escalada: Broad Peak. De origem polonesa, o filme é protagonizado por Ireneusz Czop, Maja Ostaszewska, Dawid Ogrodnik, Marcin Czarnik e Lukasz Simlat e está definido para estrear em setembro deste ano.

Broad Peak é baseado nos fatos reais de Maciej Berbeka, lendário montanhista polonês, membro do grupo Ice Warriors, que queria chegar ao topo de uma das montanhas mais perigosas do mundo. Berbeka era guia de montanha da Union Internationale des Associations de Guides de Montagnes (UIAGM) e membro da Tatra Volunteer Search and Rescue (TOPR).

Maciej Berbeka e seu companheiro de equipe Tomasz Kowalski desapareceram em 6 de março de 2013 enquanto desciam do Broad Peak (8.051 m) e foram declarados mortos dois dias depois.

A produção polonesa focará a história no seu retorno ao Broad Peak, na fronteira com o Paquistão e nas decisões difíceis que teve de tomar à época. Em 1988 Maciej Berbeka já tinha feito uma tentativa de escalar o Broad Peak (escapando da morte por centímetros), mas depois houve dúvida se havia realmente alcançado o topo. Ressentido com as mentiras de seus amigos, Berbeka se retirou do montanhismo.

Vinte e quatro anos depois, ele recebe um telefonema de Krzysztof Wielicki, que também participou da primeira expedição. “Temos que terminar o que começamos”, diz Krzysztof enquanto convence Maciej a se juntar à próxima expedição Broad Peak. Por isso, o polonês decidiu repetir a expedição 24 anos depois, quando já tinha 58 anos.

O filme é dirigido por Leszek Dawid e roteiro de Lukasz Ludkowski.

Quem foi Maciej Berbeka?

Maciej Berbeka era formado pela Faculdade de Desenho Industrial da Academia de Belas Artes Jan Matejko em Cracóvia, cidade no sul da Polônia. Berbeka era artista, pintor, designer gráfico e cenógrafo do Teatrim SI Witkacy em Zakopane. Nos anos 1982 a 1986 liderou o Clube de Montanhismo em Zakopane.

Berbeka fez suas primeiras escaladas invernais em 1984 no Manaslu (8.163 m) com Ryszard Gajewski, em 1985 o Cho Oyo (8.188 m) com Maciej Pawlikowski e o próprio Broad Peak em 2013 com Adam Bielecki, Tomasz Kowalski e Artur Małek.

Durante a primeira subida invernal ao Broad Peak em estilo alpino, com Aleksander Lwow, durante a expedição invernal polonesa ao K2 em 1988, ele atingiu o “pré-pico” do Rocky Summit (8028 m), o qual é mais baixo que o cume principal (exatamente 25 anos antes de ele ser dado como desaparecido), tornando-se a primeira pessoa a ultrapassar 8.000 m acima do nível do mar no Karakoram no inverno.

Além disso, Maciej Berbeka chegou ao cume do Annapurna por uma nova via, pela parte sul e foi o líder de expedições de inverno para Manaslu e Nanga Parbat. No ano de 1993 ele chegou ao cume do Monte Everest pelo lado chinês.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.