Escalando em Londres, um guia das melhores opções de escalada da cidade

Mesmo sem grandes elevações, a Inglaterra possui uma tradição centenária de escalada e montanhismo, de fazer inveja a muitos países. Londres, como não poderia deixar de ser, reflete essa cultura com uma quantidade absurda de academias e ginásios de escalada indoor – talvez para compensar o mal tempo, em minha última contagem encontrei mais de 15 estabelecimentos na cidade. Boulder, escalada esportiva, e até mesmo escalada em gelo indoor são algumas das opções de treino e entretenimento.

Abaixo lista os principais locais de escalada, além de uma breve análise dos que eu conheço ou frequento regularmente. Todos oferecem várias opções de visita/pagamento, e nos ginásios que oferecem a opção de “guiar”, o cliente precisa antes passar por uma breve prova técnica para demonstrar que sabe usar um freio ATC com segurança – uma vez aprovado, é permitido o uso de qualquer outro tipo de freio (grigri, clickup, cinch, …).

 

Westway Sports Centre

Website: http://www.westwaysportscentre.org.uk/climbing/
E-mail: [email protected]
Telephone: +44 020 8969 0992 (Recepção)
Endereço: 1 Crowthorne Road, W10 6RP
Metrô mais próximo: Estação de Latimer Road, na linha Hammersmith
Modalidades: boulder, top-rope, guia, dry-tooling

Esse é o ginásio que frequento regularmente, e definitivamente considero o melhor da cidade, não apenas pelo preço mas também pela diversidade de vias e possibilidades de treino. As paredes tem até 14 metros e meio, são mais de 120 linhas que oferecem um total de 350 vias que vão do 3º até o 8º grau francês. Duas paredes de boulder oferecem outra centena de problemas, de V0 até V10. Acrescente a isso uma parede de travessia, duas salas de treinamento (com diferentes finger boards e circuitos), um amplo campus board, e alguns pesos livres. O Westway conta ainda com uma academia de ginástica, e diversas outras facilidades esportivas como quadras de tênis, futebol e piscina.

O centro possui forte tradição em treinamento, com técnicos de nível internacional, diversos membros da equipe inglesa treinam no Westway. Na área externa, durante o inverno, eles costumam setar vias específicas para dry-tooling – não é permitido usar piquetas de verdade. Outra facilidade é a loja da Urban Rock, que fica literalmente dentro do centro esportivo. A loja aluga e vende equipamentos, e possui um dos melhores preços em toda Londres, o website deles é http://www.urbanrock.co.uk.

Um problema do ginásio é que muitas vezes ele está lotado, especialmente durante a noite. Se seu interesse for apenas boulder, o The Arch e a Biscuit Factory seriam mais recomendados. No Westway a visita sai por £10, mas o plano mensal é muito mais interessante e custa £50. Eles oferecem desconto BMC (Clube Britânico de Montanhismo) as Segundas e Sextas, e estudantes podem escalar por £3.50 as Quartas (depois das 17h) e Sextas (todo o dia), ótima oferta.

Horário de Abertura
Segundas, Terças, Quartas e Sextas: 9h30 – 22h
Quintas: 8h – 22h
Sábados e Domingos: 10h – 20h

A loja da Urban Rock abre a partir do meio-dia durante a semana.

 

The Castle

Website: http://www.castle-climbing.co.uk
E-mail: [email protected]
Telefone: +44 020 8211 7000
Endereço: Green Lanes, Stoke Newington, N4 2HA
Metrô mais próximo: Manor House, na linha Picadilly
Modalidades: boulder, top-rope, guia

A mais inusitada das academias, construída em uma antiga estação de água, em estilo vitoriano, que literalmente parece com um castelo. Fácilmente reconhecido de longe, o The Castle tem sua área de escalada distribuída em dois andares, numa atmosfera única. São mais de 450 rotas distribuídas ao longon de 90 vias. Uma extensa área de boulder oferece 250 diferentes problemas, além de amenidades como um café, loja de equipamentos, massage, shiatsu e osteopata. O The Castle está localizada ao norte de Londres, um pouco distante do centro da cidade, ele é com certeza o mais avançado estabelecimento desse tipo em Londres, e também o mais caro. Não oferece desconto BMC, e preços são de £12 para membros, £12.50 para não membros.


Pessoalmente, academias como Westway, The Arch, e a Biscuit Factory oferecem uma relação custo-benefício melhor, no entanto, eu recomendo a visita, ao menos uma vez. Fora do horário de pico a entrada é mais barato, £7 e você não precisa ficar esperando para tentar uma via ou problema.

A loja de equipamentos do The Castle chama-se The Castle Shop, eles vendem e também alugam equipamentos, mas os preçõs sãoo tradicionalmente um pouco mais salgados.

Horário de Abertura
Segunda a Sexta: 12h as 22h
Sábados e Domingos: 10h as 20h
Feriados: 10h as 22h

 

Mile End Wall 

Website: http://www.mileendwall.org.uk
E-mail: [email protected]
Telefone: +44 020 8980 0289 / Rock On Shop: +44 0208 981 5066
Endereço: Haverfield Road, E3 5BE
Metrô mais próximo: estação de Mile End
Modalidades: bouldertop-rope, guia

 

Aberta em 1980, o Mile End é a mais antiga e tradicional academia de Londres e é abrigada dentro de uma antiga estação de encanamentos localizada a cinco minutos da estação de Mile End. Uma atmosfera informal e social criada pelos funcionários e frequentadores regulares fazem de Mile End o lugar ideal para quem vai escalar pela primeira vez.

Eles oferecem uma extensa area de boulder e circuitos de treinamento, além de algumas vias em top rope e outras para guiar, porém não tão altas quanto outras academias de Londres. Comoo The Arch, eles oferecem descontos BMC. O clube de Norte Londres de montanhismo se encontra aqui as quartas durante a noite, e o lugar fica lotado. Se você for iniciante o Mile End por ser uma boa pedida porque oferece de tudo, e tem uma ótima atmosfera. Entrada para adultos custa £7.50, um pouco mais barato que o Teh Arch, por exemplo.

Como nas outras academias, pode-se economizar um pouco mais pagando-se o plano mensal. Eles também oferecem equipamentos para alugar, e dão desconto para estudantes.

Horário de Abertura
Segunda a Quinta: 12 – 21h30
Sexta: 12h – 21h
Sábados e Domingos: 10h – 18h
Feriados: 10h – 18h

 

The Reach Climbing Wall 

Website: http://www.thereach.org.uk/
E-mail: [email protected]
Telefone: +44 020 8855 9598
Endereço: Unit 6 Mellish Estate, Harrington Way, Woolwich, SE18 5NR
Metrô mais próximo: estação de trem de Woolwish Dokyward

 Modalidades: boulder, top-rope, guia
 

Aberto em 2010, só fui conhecer esse ginásio recentemente, quando estava escrevendo esse artigo, e que excelente descoberta! Um pouco distante do centro da cidade, situada no distrito industrial de Woolwich, pode ser um pouco complicada de chegar, são mais de 150 vias de escalada, com níveis para escaladores iniciantes e avançados, que são re-setadas regularmente. Vias para guiar ou top-rope, rampas, negativos (suaves e inclinados), diversos volumes, e uma nova área de boulder que praticamente duplicou o tamanho do lugar.ar via transporte público, mas vale a visita. Como eu moro no sudeste de Londres, é bem mais conveniente do que uma ida até o Westway, principalmente de bicicleta. O melhor do The Reach é que além de vários problemas e paredes diferentes, eles quase nunca estão super lotados.

Os funcionários são amigáveis e a atmosfera do lugar é muito boa. Eles também possuem uma loja – que vende e aluga equipamentos – e um café. Preços são compatíveis com os outros ginásios da cidade, £8 para membros, e £10 para não membros, o que faz compensar uma adesão mensal. Oferecem descontos para estudantes e membros BMC.

Horário de Abertura
Segunda, Quarta: 14h – 22h
Tercas e Quintas: 10h – 22h
Sextas: 14h – 22h
Sabados, Domingos e Feriados: 10 – 19h

 

Reebok Sports Club London

Website: http://www.reeboksportsclublondon.com
Telefone: +44 020 7970 0900
Endereço: 16-19 Canada Square, Canary Wharf, London, E14 5ER
Metrô mais próximo: Canary Wharf
Modalidades: boulder, top-rope, guia

O Reebok club é uma das melhores academias de ginástica de Londres, eles tem um dos maiores estudio de spin, um renomado estudio de pilates, parede de escalada, piscina, e até mesmo golf indoor! Só de equipamentos de cardio são mais de 170 máquinas. A parede de escalada tem 13 metros de altura, e 25 rotas que vão de 3+ a 7C francês. Ao que parece, a escalada é reservada para membros da clube, e o preço é salgado. Sugiro consultar diretamente o site para maiores informações.

Horário de Abertura
Segunda a Sexta: 7h – 9h, 11h30 – 14h, 17h30 – 21h
Sábados: 10h – 12h, 15h – 17h
Domingos e Feriados: 10h30 – 12h, 15h – 17h

 

High Sports

Website: http://www.high-sports.co.uk/
E-mail: [email protected]
Telefone: +44 0845 363 1144 (para os centros de escalada em Londres)

A High Sports é uma das maiores operadores de centros de escalada indoor no Reino Unido. Eles basicamente são responsáveis por uma série de pequenos e médios ginásios espalhados ao redor de várias cidades tais como Londres, Surrey, Sussex, Hampshire, South Yorkshire, Basildon em Essex ou Plymouth em Devon.

Em Londres especificamente, a High Sports oferece atualmente 6 diferentes ginásios espalhados por diversas áreas da cidade com a vantagem de que seus membros podem usufruir de todos eles pagando apenas uma mensalidade. São eles: Brixton, Crystal Palace, Swiss Cotage, East Ham, Hackney e Hendon.

 

High Sports – Brixton Recreation Centre 

Website: http://www.high-sports.co.uk/climbing_site.php?site=brixton
E-mail: [email protected]
Telefone: +44 020 7095 5100
Endereço: 27 Brixton Station Road, SW9 8QQ
Metrô mais próximo: Estação de Brixton
Modalidades: boulder, top-rope

A parede de Brixton é alojada dentro do centro de lazer, que fica a cinco minutos da estação de metrô. O la

do bom é que abrem cedo, a partir das 6 da manhã, juntamente com o resto do centro de lazer, porém contam apenas com uma pequena área de travessia e poucas vias em top-rope. A parede é pouco resetada e não ser que você esteja localizado bem perto, ou seja membro da High Sports, eu não diria que vale uma visita.

Uma dica é que as quartas-feiras o pessoal do BCC (Brixton Climbers Club) se reune ali para escalar. Um animado grupo de amantes das montanhas que também escalam nos arredores de Londres aos finais de semana, e são uma ótima maneira de faz

er amigos e parceiros de escalada para os recém chegados na cidade.

Horário de Abertura
Segunda a Sexta: 12 – 22h
Sábados e Domingos: 9h – 20h

 

High Sports – Crystal Palace National Sport Centre 

Website: http://www.high-sports.co.uk/climbing_site.php?site=crystalpalace
E-mail: [email protected]
Telefone: +44 0845 363 1144
Endereço: Ledrington Road, Crystal Palace, SE19 2BB
Metrô mais próximo: Não há, fica perto da estação de trem Crystal Rail Station
Modalidades: boulder, top-rope

Diversos problemas de boulder e algumas poucas linhas para top-rope. Recomendado apenas se você vive na –área ou já é membro da High Sports. Vários outros ginásios como o The Arch são de acesso mais fácil e oferecem maior qualidade e diversidade de problemas.

Horário de Abertura
Segunda, Terca e Quinta: 17h30 – 22h
Quarta: 14h – 22h
Sexta: 16h – 21h
Sábados e domingos: 9h45 – 17h

 

High Sports – Swiss Cotage Sports Centre 

Website: http://www.high-sports.co.uk/climbing_site.php?site=swisscottage
E-mail: [email protected]
Telefone: +44 0845 363 1144
Endereço: Adelaide Road, Candem, NW3 3NF
Metrô mais próximo: Swiss Cotage
Modalidades: boulder, top-rope, guia, dry tooling

 

O Swiss Cotage oferece linhas que podem ser guiadas e também feitas top-rope, são mais de 60 vias variando de 4+ a 7c francês, em paredes de até 14m. Além disso eles oferecem uma área de boulder, que eu particularmente considero pequena e de pouco interesse. O lado bom dessa academia é a localização central, e que eles também oferecem uma máquina de self-belay, que permite que você treine verticalmente sem parceiro. No inverno eles setam rotas específicas para dry tooling, e permitem o uso de piquetas de verdade – obrigatório o uso de leashes e capacete com visor, que podem ser alugados ali mesmo; Nesse mesmo período do ano, as segundas-feiras, eles constumam colocar obstáculos específicos para dry tooling, tais como correntes e blocos de madeira, bem interessante.

Horário de Abertura
Segunda a Quinta: 10h – 22h
Sexta: 11h – 19h
Sábados e domingos: 10h – 18h

 

Na próxima parte irei dar detalhes de academias específicas para boulder e escalada em gelo indoor!

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.