Guias alpinos abandonam escaladas por condições excessivamente perigosas na montanha

Conforme mostrado no informe semanal em vídeo Papo de Redação, primeiro foram os guias do Mont Blanc (4.809 m), franceses e italianos, que decidiram interromper as atividades nas vias normais na montanha mais icônica do montanhismo, devido às condições perigosas. Agora são os guias suíços e italianos do Matterhorn (4.478 m) e Jungfrau (4.158 m) que decidiram não escalar com os clientes até que as condições melhorem devido aos deslizamentos de terra e às condições sensíveis das geleiras.

A razão? Devido ao derretimento da neve há um forte risco de queda de rochas na área do cume. E, segundo a imprensa local, nas últimas semanas tem havido vários incidentes.

Jean-Marc Peillex, prefeito de Saint-Gervais-les-Bains, anunciou que se os montanhistas autônomos continuassem a tentar a via normal do Mont Blanc, apesar dos grandes riscos envolvidos, ele fecharia os refúgios Tête Rose e Goûter. Além do Mont Blanc e Matterhorn, os guias também se recusam a subi o Dent du Geant (4.013 m), e diminuíram drasticamente as escaladas ao Monte Rosa (4.634 m), com grandes possibilidades de fechamento nas próximas horas.

Mais tarde, foram os guias suíços de Matterhorn que anunciaram que estão parando de escalar a via Hornli Ridge. Eles também desencorajam as travessia Castor e Polux e, pela primeira vez em 100 anos, não são oferecidos aos turistas.

Poucas horas depois, foram os guias suíços de Grindelwald que confirmaram que as atividades no Jungfrau estavam suspensas devido aos deslizamentos de terra e às condições da geleira. A isotérmica de zero grau (a altitude mínima em que a temperatura atinge o valor de 0 graus Celsius e partir da qual o fenômeno de congelamento transforma neve superficial em gelo) está acima de 4.000 metros, com medições noturnas positivas por vários dias.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.