Não somos todos iguais!

Por Denilson Silva
@savagesatori

“Somos todos iguais!” diz o slogan antirracista gritado aos quatro ventos.

Imagem: Getty Images

Não, nós não somos todos iguais!

Meramente ser parte (ou buscar ser) de um modelo de humanidade imposto por um padrão eurocêntrico que nunca contemplou os não-brancos e se utiliza de milhares de subterfúgios e estratégias para desumanizar, explorar e confundir os não-brancos não nos tornará iguais.

Perpetuar um modelo hegemônico branco que delega o diferente a um não lugar e/ou à inferioridade, mera mercadoria desprovida de realidade, visão de mundo e história própria não nos tornará iguais.

O racismo estrutural se sustenta com mentiras, frases ocas, narrativas enganosas e muito bem orquestradas que intencionam criar uma falsa realidade, um multiverso good vibes, cria dos sonhos mais loucos da “democracia racial” de Gilberto Freire, em pleno país criado e sustentado pelo genocídio indígena e escravidão negra.

Você que lê, quer que sejamos iguais com base nisso?

Com essa máquina funcionando a pleno vapor e a maioria fingindo que nada acontece ou ignorando as dinâmicas reais de funcionamento do racismo, principalmente os brancos com seus privilégios.

Antirracismo exige ação antirracista real!

Mas como a comunidade outdoor brasileira age para que o racismo e outras formas de discriminação não a ocupem e permeiem seus espaços e relações?

Mensagens ocas, lágrimas de crocodilo e posts coloridos no dia 20/11! Isso não basta!

Não há ação antirracista real na nossa comunidade, pois não há nenhum tipo de ação pronta a reconhecer que mascarar igualdade onde há diferenças continua a ser racismo, e que celebrar em um dia do ano aquilo e aquelxs que se exclui, cala, insignifica e coisifica nos outros dias é racismo.

Por uma real luta antirracista

Mensagem para reflexão dos que são diferentes, na busca por empoderamento consciente, aquilombem-se, libertem-se!

O racismo não será resolvido com exercícios de bondade, lavagem de diversidade, tokenismo e cirilagem!

O povo negro pode, é e quer mais!

Fica aqui um chamado para expansão dessa discussão e concretização de estratégias reais de luta antirracista e empoderamento negro no universo outdoor brasileiro.

*

Denilson Silva @savagesatori é sociólogo e co-criador do Negritude Outdoor, um movimento coletivo negro de esportes e atividades ao ar livre, que trabalha para celebrar e expandir a presença e protagonismo de negras e negros no universo outdoor brasileiro, em todas as escalas. Um ato por representatividade, diversidade e empoderamento!

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.