Locais de escalada são perigosos durante surto de coronavirus

Pode parecer mentira, mas muitos escaladores consideram que o período de quarentena é o mesmo que férias. As medidas de segurança, como evitar locais com aglomeração pública e ficar mais em casa podem parecer exageros, mas são necessárias.

O momento é bem interessante para verificarmos quem sabe, ou não, viver em sociedade e respeitar as instituições públicas. Revoltar-se e rebelar-se quanto a questões de saúde pública, promovendo e executando atos de desobediência civil, como por exemplo ir escalar em uma falésia, evidencia o quanto a pessoa está despreparada para viver em sociedade.

Proibida a escalada em falésias de Itália, Espanha e França

O epicentro da escalada esportiva mundial é, sem dúvida, a Europa. Os principais países são Itália, Espanha e França. Lá estão os lugares de escalada mais famosos e todos os procedimentos e comportamentos de escaladores que são considerados padrão para todo o mundo.

Enquanto a Europa se tornou o epicentro da epidemia pelo novo coronavírus, Espanha e Itália continuam a tomar medidas drásticas. Agora, os únicos passeios permitidos são aqueles que vão ao trabalho e fazem compras de alimentos. A prática de escalada está, portanto, totalmente proibida.

Na França, a partir de hoje, também entra em confinamento mais rigoroso para limitar a propagação do vírus. O governo francês sugeriu que ainda é possível fazer, individualmente, algum exercício físico em sua casa. Um pouco de bom senso nos faz pensar que é melhor ficar em casa até novo aviso.

Observe que as academias de escalada também estão fechadas ao público.

São Paulo tem poucas academias fechadas

Até o momento deste post ser publicado. Na cidade com o maior foco de pessoas infectadas pelo coronavírus, dos 5 endereços dedicados a escaladas apenas um estabelecimento se manifestou sobre o assunto. O maior estabelecimento da capital paulista (e terceiro maior do Brasil), que possui dois endereços, anunciou o fechamento voluntário.

As outras empresas ignoraram a emergência de saúde pública e as medidas implementadas pelo governador do estado e perfeito da capital e se limitaram a divulgar “medidas de prevenção”.

Em outros estados, como Rio de Janeiro e Curitiba, os estabelecimentos de escalada voluntariamente também fecharam as portas por tempo indeterminado.

Por que evitar falésias e locais de escalada?

O surto de coronavírus infectou muitas pessoas em todo o mundo e o número de mortos continua a aumentar. Parece que todos foram afetados por isso de alguma forma e parece que as coisas só se tornarão mais restritivas para as comunidades.

O surto forçou a escalada e academias de ginástica em todos os lugares do mundo, como EUA, Canadá, França, Itália e Espanha a fechar. No entanto, é importante lembrar que qualquer pessoa pode ser infectada pelo coronavírus em qualquer lugar, inclusive na área de escalada.

Uma pessoa pode estar infectada, mas não manifestar a doença. Porém, esta mesmo pessoa aparentemente saudável pode infectar alguém do grupo de risco: pessoas com mais de 60 anos. Portanto, um escalador pode ir a uma falésia e contaminar-se. Voltar para casa e seus pais, avós e outras pessoas do grupo de risco, contrair a doença e eventualmente morrer.

Lembre-se de que pequenas cidades de escalada (São Bento do Sapucaí-SP, Serra do Cipó-MG, Ubatuba-SP, Pindamonhangaba-SP,etc) não estão equipadas para lidar com aumentos repentinos de demanda em suas unidades de emergência. Portanto, deixe a viagem para ser feita até o final do ano, para que os municípios possam cuidar primeiro de seus residentes.

Mantenha distância, boa higiene e equipamento limpo no seu dia a dia. Provavelmente é melhor ficar em áreas fora de risco. Portanto, procure ficar em casa e evitar todos os espaços públicos, como muitas autoridades recomendaram.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.