O sistema imunológico do nosso corpo é a defesa do organismo contra agentes infecciosos, como o novo coronavírus.
Nenhuma doença pode nos atacar fortemente se estivermos bem alimentados e consumindo uma dieta diária equilibrada, a qual inclui proteínas, vitaminas e minerais.
A deficiência desses nutrientes acarreta disfunções imunológicas e aumento da suscetibilidade a infecções.
A baixa imunidade faz com que o corpo fique mais fragilizado e adoeça com mais frequência. Se no período de quarentena a pessoa não se alimentar corretamente, aumenta consideravelmente o risco de infeção pelo novo coronavírus.
A imunidade do corpo é constituída por diversas atitudes diárias de hábitos saudáveis. A alimentação possui um elemento chave nessa batalha.
Portanto, na batalha silenciosa para vencer o novo coronavírus e manter a imunidade em dia, é muito importante consultar a orientação de uma nutricionista. Somente um profissional de nutrição é que poderá indicar as porções exatas dos alimentos abaixo e reforçar a sua imunidade.
Alimentos
As proteínas ajudam na produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores e anticorpos.
Cada proteína exerce uma função diferente em nosso corpo, mas falando em imunidade o que se busca com uma alimentação saudável em uma quarentena é a produção de anticorpos.
Os anticorpos atuam na defesa do organismo, protegendo-o do ataque de bactérias, vírus e outras substâncias nocivas e estranhas.
- Peixe
Uma das proteínas mais completas para reforçar o sistema imunológico é o peixe. Ele pode ser consumido todos os dias, pois possui ácidos graxos que ajudam a impulsionar o sistema imunológico. A parte escura não deve ser removida dos peixes oleosos, porque ela fortalece precisamente as defesas do corpo.
A carne de peixe oleoso é uma boa fonte de vitaminas A e D e é rica em ácidos graxos ômega-3. São exemplos de peixes oleosos a anchova, o salmão, a sardinha, a cavala, o robalo e o atum.
- Carne
Já a carne vermelha, geralmente de origem bovina, deve ser consumida em doses menores. Os pedaços de carne no prato de uma pessoa devem ter o tamanho da palma da mão e, se for para uma criança pequena, a metade disso.
Esta medida é para o almoço e também para o jantar. Carnes vermelhas devem ser consumidas apenas uma vez por semana.
- Frango
A carne de frango também pode ser consumida diariamente, mas sem pele.
Não é necessário comer apenas o peito do frango, mas também pode consumir as coxas e sobrecoxas, mas desengordurado.
- Porco
É importante consumir carne de porco, pois é uma boa contribuição de proteínas e também de zinco, um mineral que ajuda a reforçar as defesas.
Mas a pessoa necessita focar na carne magra, ou seja, sem gordura.
- Nozes
Nozes e frutas secas também contêm zinco, mas devem ser comidas em pequenas porções.
- Grãos
Os grãos são uma fonte importante de nutrientes e devem ser incluídos na dieta diária.
A quinoa é sem dúvida a melhor delas, mas o cañihua também é muito nutritivo. Sua cor escura pode não ser muito atraente, mas é exatamente por causa do ferro que ela contém.
- Vegetais
Os vegetais nos protegem de doenças, vírus e bactérias.
É preferível comê-los crus, mas se estiverem cozidos, a porção deve ser o dobro do que é consumido normalmente.
- Frutas
É preferível consumir a fruta inteira e não em sucos. O melhor é comprar frutas da estação, para reduzir despesas. Frutas que não são da estação são mais caras.
Comer três porções de frutas por dia e, preferencialmente, grandes como mamão, abacaxi e melancia, porque possuem menos calorias. Uma banana grande ou uma manga grande pode ser igual a duas ou até três porções de frutas.
No caso da manga, não se deve exagerar no consumo, pois possui muito açúcar e carboidratos.

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.