Veja como fortalecer seu sistema imunológico contra o coronavírus

O sistema imunológico do nosso corpo é a defesa do organismo contra agentes infecciosos, como o novo coronavírus.

Nenhuma doença pode nos atacar fortemente se estivermos bem alimentados e consumindo uma dieta diária equilibrada, a qual inclui proteínas, vitaminas e minerais.

A deficiência desses nutrientes acarreta disfunções imunológicas e aumento da suscetibilidade a infecções.

 

A baixa imunidade faz com que o corpo fique mais fragilizado e adoeça com mais frequência. Se no período de quarentena a pessoa não se alimentar corretamente, aumenta consideravelmente o risco de infeção pelo novo coronavírus.

A imunidade do corpo é constituída por diversas atitudes diárias de hábitos saudáveis. A alimentação possui um elemento chave nessa batalha.

Portanto, na batalha silenciosa para vencer o novo coronavírus e manter a imunidade em dia, é muito importante consultar a orientação de uma nutricionista. Somente um profissional de nutrição é que poderá indicar as porções exatas dos alimentos abaixo e reforçar a sua imunidade.

Alimentos

As proteínas ajudam na produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores e anticorpos.

Cada proteína exerce uma função diferente em nosso corpo, mas falando em imunidade o que se busca com uma alimentação saudável em uma quarentena é a produção de anticorpos.

Os anticorpos atuam na defesa do organismo, protegendo-o do ataque de bactérias, vírus e outras substâncias nocivas e estranhas.

  • Peixe

Uma das proteínas mais completas para reforçar o sistema imunológico é o peixe. Ele pode ser consumido todos os dias, pois possui ácidos graxos que ajudam a impulsionar o sistema imunológico. A parte escura não deve ser removida dos peixes oleosos, porque ela fortalece precisamente as defesas do corpo.

A carne de peixe oleoso é uma boa fonte de vitaminas A e D e é rica em ácidos graxos ômega-3. São exemplos de peixes oleosos a anchova, o salmão, a sardinha, a cavala, o robalo e o atum.

  • Carne

Já a carne vermelha, geralmente de origem bovina, deve ser consumida em doses menores. Os pedaços de carne no prato de uma pessoa devem ter o tamanho da palma da mão e, se for para uma criança pequena, a metade disso.

Esta medida é para o almoço e também para o jantar. Carnes vermelhas devem ser consumidas apenas uma vez por semana.

  • Frango

A carne de frango também pode ser consumida diariamente, mas sem pele.

Não é necessário comer apenas o peito do frango, mas também pode consumir as coxas e sobrecoxas, mas desengordurado.

  • Porco

É importante consumir carne de porco, pois é uma boa contribuição de proteínas e também de zinco, um mineral que ajuda a reforçar as defesas.

Mas a pessoa necessita focar na carne magra, ou seja, sem gordura.

  • Nozes

Nozes e frutas secas também contêm zinco, mas devem ser comidas em pequenas porções.

  • Grãos

Os grãos são uma fonte importante de nutrientes e devem ser incluídos na dieta diária.

A quinoa é sem dúvida a melhor delas, mas o cañihua também é muito nutritivo. Sua cor escura pode não ser muito atraente, mas é exatamente por causa do ferro que ela contém.

  • Vegetais

Os vegetais nos protegem de doenças, vírus e bactérias.

É preferível comê-los crus, mas se estiverem cozidos, a porção deve ser o dobro do que é consumido normalmente.

  • Frutas

É preferível consumir a fruta inteira e não em sucos. O melhor é comprar frutas da estação, para reduzir despesas. Frutas que não são da estação são mais caras.

Comer três porções de frutas por dia e, preferencialmente, grandes como mamão, abacaxi e melancia, porque possuem menos calorias. Uma banana grande ou uma manga grande pode ser igual a duas ou até três porções de frutas.

No caso da manga, não se deve exagerar no consumo, pois possui muito açúcar e carboidratos.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.