Livro da Semana: “A Pior Viagem do Mundo” – Apsley Cherry-Garrard

A Antártida é o continente mais ao sul, e considerado dos maiores do mundo com 14 milhões de km² de superfície todo congelado e coberto de glaciares além de possuir cadeias montanhosas.

Por ser um lugar tão especial, e remoto, fascinou os grandes exploradores no início do século XX, e ainda é destino desejado de muitos aventureiros da atualidade pelo mundo afora.

O britânico Robert Falcon Scott tinha verdadeira obsessão pelo lugar, e foi assim que partiu para uma expedição que durou de 1910 a 1912, na qual enfrentou frio de -40ºC.a_pior_viagem_do_mundo-3

Durante a viagem alguns fatos como o congelamento dos pés (que chegaram a necrosar), erros primários de planejamento foram corriqueiros.

Todos os relatos contidos no livro foram obtidos a partir de diários de bordo de cada um dos tripulantes.

Com narrativa detalhista, o autor Apsley Cherry-Garrard procura valorizar os diferentes pontos de vida da tripulação e constrói cada um dos personagens com maestria, conseguindo assim reproduzir de maneira singular trechos dos diários de bordos de cada um.

Considerado por estudiosos de literatura como uma verdadeira obra-prima, pois utiliza recursos linguísticos característicos de grandes escritores catedráticos, Apsley Cherry-Garrard consegue assim transmitir de maneira especial todos os sentimentos e sensações de estar no continente antártico.

a_pior_viagem_do_mundo-2Pela sua qualidade, e pelo fascínio com que despertou em várias gerações de apreciadores do gênero, o livro “A Pior Viagem do Mundo” foi transformado em um telefilme em 2007 pelo canal de televisão britânico BBC.

A obra, que foi publicada em 1922 é até hoje um documento vivo da bravura, e por vezes estupidez, dos exploradores do início do século XX., além de excelente fonte de pequisa para quem deseja saber como é o comportamento do ser humano em condições extremas.

O livro “A pior viagem do mundo ” faz a pergunta, mas não responde, sobre a dúvida de saber se todo o sofrimento vivido pela tripulação era inútil, ou se iria inspirar outras pessoas no futuro para realizarem feitos semelhantes.

Pela qualidade impecável de seu conteúdo, foi listado pelo National Geographic dentro dos “100 melhores livros de aventura de todos os tempos”.

Ficha Técnica

  • Título: A Pior Viagem do Mundo
  • Autor: Apsley Cherry-Garrard
  • Edição: 2ª
  • Ano: 1922 (1999 versão brasileira)
  • Número de páginas: 560
  • Editora: Companhia das Letras

There are 4 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.