Katie Lamb faz história ao superar o desafio V16 de Boulder ‘Box Therapy’

Superar um dos problemas de boulder mais desafiadores do mundo requer destemor, determinação e uma habilidade excepcional.

Katie Lamb, uma das estrelas em ascensão no mundo da escalada, mostrou exatamente do que é capaz quando conquistou o Box Therapy, um problema classificado como V16, no Rocky Mountain National Park.

Essa conquista fez história, tornando-a a primeira mulher a superar esse desafio impressionante. Confira.

+ O que é sportswashing e por que você deveria se preocupar com isso?

Quem é Katie Lamb?

Gear Junkie

Gear Junkie

De fato, com apenas 25 anos, Katie Lamb já é uma figura proeminente na comunidade de escaladores. Em suma, nos últimos anos, ela ganhou destaque por sua capacidade de superar algumas das rotas mais difíceis do esporte. Seu comprometimento e paixão pela escalada a levaram a novos patamares, culminando com a conquista do Box Therapy.

Lamb cresceu em Boston, onde desenvolveu seu amor pela escalada em crags de toda a Nova Inglaterra. Em 2016, ela se mudou para a Califórnia e rapidamente progrediu em suas habilidades, enfrentando desafios como Jade e The Swarm, classificados como V14.

Em abril, ela também fez história ao conquistar o Spectre, uma escalada em Bishop classificada como V13 ou V14+, uma façanha que nunca fora realizada por uma mulher.

Além disso, Katie Lamb ganhou reconhecimento ao ser destaque em um documentário da La Sportiva sobre sua ascensão no Book Club, um problema V14.

Box Therapy

O Box Therapy se destaca entre os boulders mais desafiadores por dois motivos cruciais. Primeiro, está localizado a uma altitude impressionante de 10.500 pés (3,2 km), tornando a escalada ainda mais árdua devido à falta de oxigênio.

Além disso, para chegar ao local do desafio, é necessário percorrer uma trilha de 7 milhas (11,27 km) dentro do Rocky Mountain National Park.

O lendário escalador Tommy Caldwell identificou o potencial do Box Therapy cerca de 15 anos atrás, estabelecendo uma rota V11 ao longo da fenda que corta a rocha suspensa.

Katie Lamb enfrentou um desafio ainda maior, começando a escalada em uma posição mais baixa, exigindo um domínio ainda maior de agarras minúsculas e posicionamento estratégico dos pés.

Um feito notável

Katie Lamb realizou algo não apenas para si mesma, mas para a comunidade de escaladores em todo o mundo. Sua determinação, habilidades excepcionais e coragem a tornaram uma inspiração para muitos.

Com a conquista do Box Therapy, ela continua a elevar o padrão da escalada e prova que o céu não é o limite quando se trata de alcançar grandes alturas na escalada.

Um lembrete de que os desafios mais difíceis podem ser superados com paixão, treinamento árduo e determinação inabalável. Uma verdadeira pioneira, Katie Lamb segue inspirando gerações futuras de escaladores a enfrentar seus próprios desafios nas rochas.

Foto destaque: Divulgação/@ktlambies

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.