Escolhendo a fibra correta: entenda a diferença entre lã de algodão e fleece

No momento de escolher a roupa para usar em climas mais frios há sempre a dúvida: devo usar lã de algodão (conhecida popularmente no Brasil como flanela) ou um fleece (espécie de lã de fibra sintética)?

A diferença entre as duas fibras é bastante acentuada em como elas reagem ao ambiente o qual serão usadas. Portanto, dependendo do uso, não há uma ‘melhor’ ou ‘pior’ que a outra, pois tudo depende do usuário.

Para que se tenha uma ideia, é necessário compreender cada tipo de fibra, pois se falarmos simplesmente lã estamos falando de pelo menos 1,4 mil tipos dessa fibra. Basicamente o que diferencia cada uma é a espessura das fibras, com maior ou menor suavidade ao tato e sensação de maciez.

O que é uma lã?

Para entender melhor, é preciso entender o significado das palavras. A palavra “lã” não faz muito sentido quando nos referimos a essas fibras. Conforme explicado em artigo na Revista Blog de Escalada sobre origem e tipos das fibras (podendo ser sintéticas ou naturais), as lãs podem ser origem vegetal e não animal e, portanto, o termo correto seria usar a palavra ‘fio’.

Como a fibra do algodão é leve, resistente e respira bem é uma uma opção para tecidos mais firmes e duráveis. A flanela é um tipo de tecido de variável espessura e originalmente feita de lã de algodão cardada (processo de desenredar ou pentear uma fibra). O processo de cardação levanta as fibras e as parte, fazendo com que haja ar entre estas fibras, dando ao tecido o toque macio e quente.

Já o fleece é um tecido felpudo que se parece com o casaco de uma ovelha. O termo fleece foi utilizado para designar o tecido sintético que surgiu pela primeira vez no mercado na década de 1970, vindo da marca Patagônia, e desde então se tornou muito popular devido à sua criação barata e também por ser um tecido durável, porém leve.

Mas, como explicado antes, quando se aborda o assunto de fibras têxteis, seja ela sintética ou natural, a lã pode ser feita de diferentes materiais. E sempre há a dúvida entre a lã de algodão e a lã de poliéster. De maneira resumida podemos afirmar que a lã de algodão e lã de poliéster diferem em aquecimento, respirabilidade, durabilidade e conforto.

Geralmente, as lã de poliéster são mais quentes, mais duráveis ​​e melhores em evaporar a umidade, mas o velo de algodão é mais respirável, enquanto o próprio algodão é geralmente considerado confortável.

Tecido de algodão x poliéster

Escolher entre algodão ou poliéster pode parecer difícil, mas a tabela abaixo resume alguns fatos sobre as diferenças entre poliéster e algodão.

tipo de fibra Aquecimento Conforto Absorção de umidade
Poliéster Mantém o calor e oferece um bom isolamento Normalmente, o poliéster macio, mas mais barato, pode ser áspero. Não é muito respirável. Não retém umidade e seca rapidamente.
Algodão Mais poroso, perde calor com facilidade Tecido macio e leve para usar em climas quentes. Respirável. Não absorve a umidade e demora um pouco para secar.

Muitos fatores influenciam na decisão de qual tecido de lã é mais quente. Ao pesquisar este assunto, alguns termos comuns que são encontrado podem ser:

  • Permeabilidade do ar
    • A permeabilidade do ar é a quantidade de ar que passa por um tecido. Quanto mais ar passar, mais o ar frio pode entrar.
  • Condutividade térmica
    • A condutividade térmica refere-se à transferência de calor entre os materiais por meio de condução. Condução é uma maneira sofisticada de descrever o calor indo de um lugar para outro, geralmente de algo quente para algo frio (nunca vai de frio para quente).
  • Resistência térmica
    • A resistência térmica tem o efeito oposto da condutividade térmica; quando a resistência térmica aumenta, a perda de calor diminui.
  • Permeabilidade ao vapor de umidade
    • A permeabilidade ao vapor de umidade se refere à capacidade de um tecido de permitir que o vapor de água (água em sua forma gasosa) atravesse o tecido.

Analisando os termos técnicos

A densidade, espessura, estrutura e número de poros do tecido irão determinar a quantidade de ar que pode passar. Geralmente, o tecido que é mais fino e tem mais poros (espaços entre cada ponto da trama) mais largos será MAIS permeável ao ar e, portanto, permite que mais ar penetre no tecido.

Um tecido de 100% algodão é o mais permeável ao ar, mas uma combinação de 80% algodão e 20% poliéster pode ser a mais impenetrável. Assim, a lã de algodão é a melhor escolha para o verão, porque a pessoa pode se sentir úmida e desconfortável ao usar lã de poliéster. Assim, a lã de poliéster ou uma mistura de poliéster e algodão é a escolha mais quente para o inverno.

Enquanto o material de algodão tem condutividade térmica de cerca de 0,04 W/(m K), o poliéster tem uma condutividade térmica de cerca de 0,05 W/(m K). Menor condutividade térmica significa que menos calor será transferido para longe de seu corpo.

O valor R é uma forma de medir a resistência térmica. Em geral, valores de R mais altos têm melhor isolamento, portanto o mesmo é encontrado com resistência térmica. Além disso, os tecidos mais grossos também apresentam melhor isolamento e a desejada maior resistência térmica.

O poliéster é um bom isolante e é conhecido por ser um mais quente para climas mais frios. No entanto, o poliéster é o mais fino dos dois tecidos, o que pode ser o motivo pelo qual as combinações poliéster/algodão se tornou popular. Embora 100% algodão tenha menor resistência térmica (e, portanto, perde mais calor), as combinações de algodão e poliéster são melhores para manter o calor.

O poliéster, em geral, não absorve água, mas com tramas particulares tem propriedades de absorção de umidade. Isso permite que o usuário fique seco e, no inverno, não ter hipotermia. O algodão, por outro lado, possui maior permeabilidade aos vapores de água, o que significa que permite a passagem de mais umidade, mas é hidrofílico (adora água) e suga a água e a retém.

Em outras palavras: o algodão absorve água em vez de absorvê-la, fazendo o tecido perder a capacidade de isolar. Como o poliéster é hidrofóbico, ele não absorve água, o que o torna um tecido pouco respirável. Qualquer lã encolherá se for 100% algodão.

O poliéster é um tecido durável que é resistente à maioria dos desgastes, é relativamente resistente a insetos, tem uma cor duradoura e não enruga facilmente. Independentemente de estar úmido ou seco, o poliéster permanecerá durável e resistente à abrasão.

O algodão, por outro lado, não é um tecido tão durável. Além de ser suscetível a manchas e rugas, perde a resistência da fibra à medida que a temperatura diminui.

tipo de fibra Vantagens Desvantagens
Poliéster
  • Durável e resistente à abrasão.
  • Absorve a umidade.
  • Resistente a rugas e encolhimento.
  • As cores são resistentes ao desbotamento.
  • Tecido elástico.
  • Como não absorve água, você pode ficar quente em temperaturas mais quentes, dependendo da trama ou malha do tecido
  • Não é muito respirável e é conhecido por aderir à pele.
  • Alguns tecidos podem parecer ásperos.
  • Lãs de poliéster eliminam microplásticos durante a lavagem ou secagem. Esses microplásticos foram encontrados na água e podem ser prejudiciais a plantas e animais.
Algodão
  • Respirável e leve para vestir.
  • Absorve água, mantendo o corpo fresco no verão.
  • Hipoalergênico e bom para quem tem pele sensível.
  • Tecido macio e confortável na pele.
  • Sustentável e provém de recursos naturais.
  • Seca lentamente, o que pode ser ruim no inverno.
  • Não isola bem, deixando a pessoa com frio em temperaturas mais baixas.
  • Não é tão durável quanto os tecidos sintéticos.
  • Enruga-se facilmente e encolhe com a lavagem.
  • A cor pode desbotar rapidamente.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.