Os perigos das “Dietas da Moda”

Hoje em dia, somos bem preocupados com a nossa alimentação e de nossa família, e fazemos questão de consumir alimentos de qualidade pois entendemos a importância para a nossa qualidade de vida.

A vida moderna juntou a maior oferta de alimentos com o sedentarismo, então, esses mesmo preocupados podemos sofrer com o aumento de peso e as vezes procuramos, pensando no peso e também na saúde, formas de emagrecer que são divulgadas a todo momento como solução, as chamadas dietas da moda.

As chamadas dietas da moda são geralmente restritas a um ou vários tipos de nutrientes. Além de não serem nutricionalmente equilibradas, apresentam várias desvantagens. Podem causar diminuição do rendimento físico, sobrecarga do organismo, deficiências nutricionais, desidratação, desmaios, problemas cardíacos e outros.

Com as dietas da moda, a perda de peso acaba sendo passageira. O organismo possui mecanismo complexos que “sabotam” essa forma de emagrecimento e, como descrito, não contribuem em nada para a preservação da saúde pois não são balanceadas.

Então uma dica importante: evite a qualquer custo dietas que eliminem certos alimentos, que são muito restritivas (oferecem grande emagrecimento e muito rápido) ou que super estimam outros (por exemplo: comer só um tipo de alimento para abaixar o colesterol ou emagrecer).

Foto: http://www.elleuk.com/

Foto: http://www.elleuk.com/

O princípio da boa alimentação é: comer alimentos de todos os grupos (carnes, leite, queijo, frutas, legumes, arroz, feijão, massas), de preferência mais naturais, evitar gorduras e doces, observar o modo de preparo dos alimentos (cuidado com frituras, empanados, excesso de óleos e açúcar no preparo), hidratar, se alimentar mais vezes ao dia e em quantidades menores.

Lembrando sempre que o peso deve ser consequência da saúde. Nem sempre o peso social representa o peso que cada pessoa pode e quer ter.

A magreza excessiva não representa qualidade de vida nem felicidade. O importante é ser saudavel e ser coerente com seu estilo de vida para que a saúde permaneça a longo prazo.

Qual a fórmula do emagrecimento saudavel? Só existe uma maneira saudavel de emagrecer: consumir menos do que se gasta. E menos significa: com qualidade e também uma quantidade satisfatória para as necessidades do organismo.

E gastar significa: aumentar o gasto calórico, por meio de atividades físicas e também no dia a dia.

Não faça experiências com seu corpo!

banner-comidinhas

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.