Video da semana: Como escalar sem saco de magnésio e ser a única (homem e mulher) a fazer top na via

Se alguém está procurando um nome para adotar como ídolo máximo na escalada esportiva, deveria levar em consideração Janja Garnbret. A impressão geral ao final da competição é que a eslovena Janja Garnbret poderá firmar-se como o maior nome do esporte em todos os tempos. Em seu país, desde a conquista nas primeiras seis etapas em boulder, já é tratada como um dos grandes nomes do esporte da Eslovênia.

Todas as etapas da Copa do Mundo de Escalada, assim como os principais destaques e detalhes (além da análise das verdadeiras chances de sul-americanos chegar à Olimpíada), pode ser lido em um espaço exclusivo para o esporte no jornal esportivo Lance!

Nesta semana teve destaque um vídeo no qual demonstra a capacidade de escalar que possui Janja Garnbret em uma performance irrepreensível e que entrou para a história. O tempo na cidade suíça que aconteceu a última etapa estava quente e muito úmido, fazendo com que os escaladores tivessem enfrentando um problema de aderência nas agarras. Todos os escaladores naquele dia acabavam caindo por causa das péssimas condições de aderência nas agarras do muro.

Usualmente, para superar esta dificuldade, os atletas usam um saco amarrado à cintura com carbonato de magnésio, para absorver o suor das mãos possibilitando maior aderência nas agarras. Quanto mais escorregadio ficar uma agarra de escalada, mais força e resistência do escalador é exigido. Pois Janja Garnbret durante as semifinais perdeu o seu saco de magnésio logo no início. Esta perda, pelo menos em teoria, a prejudicaria por causa do tempo úmido e da dificuldade da via a qual escalava.

Isso em teoria, pois o que se viu foi a maior demonstração de superioridade de uma atleta em competições de escalada. Mesmo sem o seu saco de magnésio, com o tempo úmido e sob pressão de classificar-se, Janja foi a única pessoa (homem ou mulher) a chegar ao topo de uma via nas semifinais. A eslovena literalmente flutuou por toda a via esbanjando elegância, força, técnica e concentração.

Observar Janja Garnbret escalar é testemunhar um desempenho histórico comparado a grandes atletas como Pelé, Michael Jordan, Muhammad Ali, Yelena Isinbayeva, Martina Navratilova e Nadia Comăneci.

O vídeo pode ser assistido no topo do artigo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.