Artesãos da região da Serra dos Órgãos criam coletivo para fortalecer a identidade cultural da região

Coletivo de artesãos empreendedores instala na estrada turística conhecida como Terê-Fri, trecho de 68 km da rodovia RJ-130 que liga as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo, uma loja voltada para a venda de souvenires com o tema das montanhas. Dentre os souvenires estão vários objetos que variam de canecas a objetos de decoração. Usualmente no circuito é possível encontrar opções de hospedagem, alimentação, atrativos naturais e culturais. Agora é possível na loja adquirir lembranças temáticas da região.

O grupo chamado “Artesãos da Estrada” é formado por empreendedores da região da Teresópolis e Nova Friburgo e está instalado no Espaço Vem da Serra, no km 7,5 da estrada turística. “Nos interessa a divulgação dos artistas locais e fortalecer a criatividade e a autoria das peças por isso, também, a maioria dos trabalhos são assinados”, explica Monica Deluqui, uma das organizadoras.

Os montanhistas que visitam o Espaço Vem da Serra encontram séries de canecas sacolas ecológicas com a silhueta das montanhas e indicações dos principais monumentos naturais da região. “Pensando no grande número de montanhistas que frequentam nossa cidade, casando com nossa proposta de difundir o artesanato local, fomos além do souvenir que ele encontra em outras cidades”, comenta Alexandre Toscano, moveleiro e proprietário do Vem da Serra.

“Temos aqui vários objetos de adorno que remetem à natureza e seguramente agradam esse turista em especial, como porta objetos e pequenas prateleiras”, acrescenta Toscano. Tanto Alexandre, como todos os artesãos que fazem parte do coletivo, acreditam que os objetos são uma forma do turista levar Teresópolis na bagagem.

A estrada que liga as duas cidades percorre um extenso vale marcado por montanhas famosas por gerar formações curiosas como o Dedo de Deus, a Mulher de Pedra e o Cão Sentado. Grande parte destas formas é usada nas inspirações artesanais vendidas no espaço.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.