Irã proíbe escaladoras em local de escalada em rocha

A República Islâmica do Irã proibiu escaladoras em local de escalada em rocha do país após ataque de fundamentalistas islâmicos locais. De acordo com a uma fonte anônima à revista norte-americana Climbing, o local de escalada conhecido como Isfahan, tem mais de 40 vias esportivas e eram usadas livremente por homens e mulheres.

O local de escalada fica próximo a um local de peregrinação, portanto, muitos são particularmente sensíveis sobre a área. De acordo com relatos de escaladores, os transeuntes os insultam regularmente quem vai escalar e constantemente são “convidados a se retirar”.

O incidente ocorreu na montanha durante uma aula de canyoning, com a participação de homens e mulheres. Extremistas fundamentalistas islâmicos locais interromperam o grupo e quando o grupo se opôs à abordagem, foram espancados.

Proibição a escaladoras

Isfahan Mountaineering Board (entidade de classe que administra a escalada no local) condenou o ataque e ofereceu assistência jurídica às vítimas. No entanto, depois disso, o Imame, sacerdote encarregado de dirigir as preces, da mesquita em Dorche apoiou os agressores.

Um escalador que pediu para ficar anônimo, afirmou à revista norte-americana Climbing que o Imame afirmou que os homens e mulheres do grupo estavam fazendo “trabalhos sujos” viajando para a montanha juntos e afirmou em tom de ameaça às autoridades esportivas de “não mexer com a cultura islâmica”. O Imame afirmou que as mulheres eram as “intrusas”.

Restrições religiosas às mulheres permanecem comuns no Irã. Assim, o chefe do Conselho de Montanhismo de Isfahan proibiu as mulheres de escalar em Dorche até que o conflito seja resolvido. Tentativas de reuniões com o Imame e outras autoridades da região estão sendo feitas sobre o assunto.

Novas vias de acesso ao local estão sendo discutidas para voltar a permitir que as mulheres que continuassem a escalar. As mulheres no Irã geralmente usam um hijab (conjunto de vestimentas preconizado pela doutrina islâmica) ao escalar em rocha.

A escalada e o montanhismo tornaram-se mais populares entre as mulheres iranianas, pois proporcionam uma fuga das restrições impostas a elas em cidades e vilas. Em 2003, a escalada foi classificada como o esporte feminino mais popular do Irã.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.