Cientistas concluem em estudo que a prática de trekking tem efeito preventivo contra a tristeza

O trekking ou hiking pode afastar a tristeza e fazer as pessoas mais felizes? De acordo com um estudo publicado por duas universidades diferentes, sim.

Portanto, de acordo com o estudo, uma viagem às montanhas para um trekking ou hiking funciona como um antidepressivo altamente potente e afasta a tristeza, pois a cada metro de altitude que a pessoa avança, deixa de focar nas preocupações e os problemas do dia a dia. O estudo é mais uma evidência científica de que o exercício ao ar livre afeta positivamente o cérebro.

O estudo realizado pela University Institute for Sports Medicine Salzburg, com o nome de “Übern Berg” (sobre a montanha em alemão), foi capaz de demonstrar uma conexão entre fazer caminhadas, experimentar a natureza e reduzir a desesperança. Os participantes declararam que, após a fase de caminhada de 9 semanas, ganharam mais autoconfiança nas montanhas e sentiram menos estresse.

tristeza

Sentimentos negativos de descrença e depressão foram monitorados nos voluntários. Os resultados obtidos foram:

  • Descrença: Durante as fases da caminhada, houve uma redução significativa falta de esperança em ambos os grupos. O sentimento de resignação no final do período de estudo foi significativamente menor do que no início.
  • Depressão: Durante as fases de caminhada houve uma redução significativa, enquanto na fase de não caminhada houve um aumento da depressão. Em geral, entretanto, foi significativamente menor após o estudo do que no início do estudo.

A participação dos pacientes nas caminhadas foi quase completa e provou aos cientistas que essa forma de movimento não só foi aceita como também aproveitada independente do vento e do clima. Isso resultou em uma melhoria significativa no desempenho físico.

Com este estudo, pela primeira vez, as flutuações no bem-estar mental podem não apenas ser observadas, mas também compreendidas. Na Áustria, país onde foi feito o estudo, mais de 74% das pessoas com mais de 15 anos fazem caminhadas pelo menos ocasionalmente.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.