IFSC endurece e aumenta punição a atletas, campeonatos e federação russa de escalada

Na semana passada a Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) cancelou a realização de etapas da Copa do Mundo de Escalada na Rússia. Hoje, quase uma semana depois, a entidade máxima dos campeonatos de escalada subiu o tom e anunciou duras medidas para atletas, campeonatos e federação russa.

Entretanto, a IFSC deixou no ar que pode ser flexibilizada, afirmando que “as medidas e ações estão sujeitas a mudanças, dependendo do desenvolvimento da situação”.

A IFSC segue a mesma linha de entidades como FIFA e UEFA, que suspenderam suspendem a Rússia de todas as competições internacionais. Com isso, tanto a seleção russa quanto os clubes russos serão impedidos de participarem em competições internacionais. Desta forma, a Rússia fica impedida de disputar as Eliminatórias para a Copa do Qatar de Futebol e, consequentemente, está fora da competição que ocorrerá no fim do ano.

A punição não ficou somente restrita ao futebol, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou na última segunda-feira, 28 de fevereiro, a recomendação de banimento de atletas e árbitros da Rússia e da Bielorrússia de todas as competições esportivas internacionais.

O Conselho Mundial de Atletismo anunciou novas sanções na última terça-feira proibindo todos os atletas da Rússia e da Bielorrússia de competir nos eventos da World Athletics Series. Rússia também foi destituída dos direitos de sediar o Campeonato Mundial de Voleibol masculino deste ano pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

Outras sanções foram anunciadas para Badminton, Beisebol, Canoagem, Hóquei, Judô, Natação e Triathlon.

As sanções da IFSC

As medidas foram aprovadas por unanimidade pelo Conselho Executivo do IFSC. Portanto, de acordo com as recomendações emitidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre as implicações da guerra na Ucrânia, a IFSC decidiu implementar as seguintes medidas:

  • Suspender todas as competições da IFSC programadas para serem realizadas na Rússia e na Bielorrússia até novo aviso, incluindo o IFSC Boulder and Speed ​​World Cup em Moscou, o IFSC Youth European Cup em Kaliningrado e o Campeonato Mundial Juvenil IFSC 2023.
  • Suspender TODOS OS ATLETAS E OFICIAIS DE EQUIPE russos e bielorrussos das competições dA IFSC
  • Nomear substitutos para todos os oficiais russos e bielorrussos da IFSC nomeados para as competições em 2022.

Além disso, o IFSC discutirá uma série adicional de medidas a serem aprovadas pela próxima Assembleia Geral, que será realizada na prova de Salt Lake City, EUA, em 18 e 19 de março de 2022, incluindo, mas não se limitando a:

  • Isenção da taxa anual de 2022 para a Federação Ucraniana de Montanhismo e Escalada (UMF) e da taxa de inscrição de 2022 para todos os eventos da IFSC
  • Criar um programa de apoio para ajudar a comunidade ucraniana de escalada

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.