Filme com direção de Reinhold Messner libera trailer e marca data de estréia

Como noticiado em primeira mão pela Revista Blog de Escalada em 2018, o montanhista Reinhold Messner, considerado o melhor de todos os tempos, estava dirigindo um filme sobre a primeira ascensão ao “The Great Pinnacle” (Cume grande) nas Dolomitas, por Paul Grohmann, Peter Salcher e Franz Innerkofler. Agora, 150 anos depois, este marco na história do montanhismo mundial é celebrado em um filme. A conquista marca os 150 anos da escalada nas Dolomitas.

No início do mês de agosto de 1869, o montanhista austríaco Paul Grohmann chegou à região para passar suas férias. Ao ver os Três Picos das Dolomitas, o anseio de escalá-las o deixou apaixonado pelo lugar. Falando com moradores locais, o montanhista ficou sabendo que um colega de montanha da Sibéria, Franz Innerkofler, já havia explorado a área e encontrado uma possível via na conquista do “Grande Pináculo”.

Em 21 de agosto de 1869 Grohmann, Innerkofler e Peter Salcher a partiram para a conquista. A trilha levava à base sudeste da montanha passava por uma chaminé até o cume do maior cume (O “Grande Pináculo”) que fica a a 2.999 metros. Após 2 horas e 55 minutos, a montanha foi conquistada.

Esta conquista extraordinária, além de muitas outras de escalada não apenas renderam a Grohmann, montanhista de Viena, o nome de “Rei das Dolomitas”, mas também inspiraram as pessoas a querer escalar todos os principais picos das Dolomitas. No mesmo ano, o primeiro clube alpino também foi fundado no sul do Tirol.

Um dos destaques das comemorações da conquista é a estreia de “The Great Pinnacle”, que será exibido pela primeira vez em Dobbiaco, comuna italiana da região do Trentino-Alto Ádige, hoje.

Na produção de aproximadamente 47 minutos, entre outras coisas, o montanhista Alex Waldboth, Martin Dejori e Manfred Stuffer e o filho de Reinhold Messner, Simon Messner, assumem os papéis dos homens que chegaram ao cume.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.