Filme com direção de Reinhold Messner libera trailer e marca data de estréia

Como noticiado em primeira mão pela Revista Blog de Escalada em 2018, o montanhista Reinhold Messner, considerado o melhor de todos os tempos, estava dirigindo um filme sobre a primeira ascensão ao “The Great Pinnacle” (Cume grande) nas Dolomitas, por Paul Grohmann, Peter Salcher e Franz Innerkofler. Agora, 150 anos depois, este marco na história do montanhismo mundial é celebrado em um filme. A conquista marca os 150 anos da escalada nas Dolomitas.

No início do mês de agosto de 1869, o montanhista austríaco Paul Grohmann chegou à região para passar suas férias. Ao ver os Três Picos das Dolomitas, o anseio de escalá-las o deixou apaixonado pelo lugar. Falando com moradores locais, o montanhista ficou sabendo que um colega de montanha da Sibéria, Franz Innerkofler, já havia explorado a área e encontrado uma possível via na conquista do “Grande Pináculo”.

Em 21 de agosto de 1869 Grohmann, Innerkofler e Peter Salcher a partiram para a conquista. A trilha levava à base sudeste da montanha passava por uma chaminé até o cume do maior cume (O “Grande Pináculo”) que fica a a 2.999 metros. Após 2 horas e 55 minutos, a montanha foi conquistada.

Esta conquista extraordinária, além de muitas outras de escalada não apenas renderam a Grohmann, montanhista de Viena, o nome de “Rei das Dolomitas”, mas também inspiraram as pessoas a querer escalar todos os principais picos das Dolomitas. No mesmo ano, o primeiro clube alpino também foi fundado no sul do Tirol.

Um dos destaques das comemorações da conquista é a estreia de “The Great Pinnacle”, que será exibido pela primeira vez em Dobbiaco, comuna italiana da região do Trentino-Alto Ádige, hoje.

Na produção de aproximadamente 47 minutos, entre outras coisas, o montanhista Alex Waldboth, Martin Dejori e Manfred Stuffer e o filho de Reinhold Messner, Simon Messner, assumem os papéis dos homens que chegaram ao cume.

Comente agora direto conosco

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.