Nesta semana a família de David Lama divulgou uma nota em sua memória pela celebração da escalada de Lunag Ri (6.895 m), é uma montanha do Himalaia que fica na fronteira de Nepal e Tibet. David Lama foi o primeiro a escalar após três tentativas com Conrad Anker em 2015 e 2016.
A notícia à época foi divulgada em primeira mão pela Revista Blog de Escalada para toda a América Latina. A montanha, que era considerada virgem, é tida muito difícil desde todas as vertentes. Muitas expedições já tentaram a ascensão, mas nenhuma conseguiu sair vitoriosa.
As seguintes palavras foram publicadas pela família de David Lama em 25 de outubro de 2019 e chamaram a atenção para um curta-metragem que mostrava fotos do Lunag Ri e também a comemoração:
Para todos que pensam em nós com David!
Há apenas um ano, David estava no Lunag Ri. Escolhemos deliberadamente este dia para compartilhar algumas ideias.
Olhando para trás, o projeto Lunag Ri foi especial em vários aspectos. Primeiro, demonstrou simbolicamente a persistência de David ao longo dos anos, quando se tratava de alcançar objetivos pessoais. Por outro lado, parecia que David havia encontrado sua proximidade com o Nepal ao longo dos anos em Lunag Ri. Um vínculo que existia sobre seus genes desde o início, mas onde era importante para ele encontrar sua abordagem pessoal.
O último meio ano desde os trágicos eventos no Canadá passou rapidamente. O luto por David foi acompanhado por muitas lembranças bonitas, nova proximidade das pessoas de seu ambiente e reflexões sobre como podemos mantê-lo no futuro como uma lembrança.
Ser capaz de acompanhar David tão intensamente como nosso único filho e ser capaz de promover seu talento não parecia apenas uma questão de curso para nós, parece retroativamente como um presente.
Gradualmente, temos uma visão geral de tudo o que David ocupou e tocou. Isso nos enche de orgulho como pais, ver o quanto Davi experimentou em sua jovem vida e, ao mesmo tempo, nos entristece ver o que tinha em mente nos próximos anos e provavelmente permanecerá inacabado por sua morte prematura.
Não podemos subir montanhas para ele, mas queremos continuar e implementar parte de suas ideias, pensamentos deixados para trás e conteúdos destinados à publicação.
Com isso em mente, hoje queremos levar o serviço memorial de David àqueles que não puderam comparecer em julho. Este dia significou muito para nós e tem sido uma parte importante do processo do que aconteceu.
Claudia & Rinzi Lama