‘Escaladores urbanos’ escalam a torre mais alta de Paris para mostrar solidariedade à Ucrânia

Dois “escaladores urbanos” franceses escalaram nesta última segunda-feira o edifício mais alto de Paris sem cordas ou equipamentos especializados em um ato de solidariedade à Ucrânia e à coragem de seu povo diante da invasão russa. A dupla alcançou o topo do “passeio” de 210 metros da Torre Montparnasse em 52 minutos e colocou a bandeira ucraniana na fachada.

Nenhum dos dois homens é um novato na empreitada. A façanha “representa talvez um por cento da coragem que os ucranianos estão demonstrando agora”, disse Leo Urban, antes de embarcar na subida da torre de vidro e concreto. “A mensagem é simplesmente ‘Não à guerra'”, acrescentou o jovem de 28 anos cujas suas façanhas de escalada urbana são bem conhecidas na França, graças aos vídeos do YouTube.

A invasão russa da Ucrânia desde 24 de fevereiro também estava na mente de Alexis Landot, companheiro de Leo. “Como francês, temos um pouco de medo do que está acontecendo e queremos prestar homenagem à coragem dos ucranianos”, disse o estudante de 21 anos.

Landot já havia conquistado a Torre Montparnasse duas vezes em 2021, enquanto Urban escalou a icônica Torre Eiffel em setembro passado. Juntos, eles também escalaram a torre Total Energie em setembro, na companhia de Alain Robert, o “Homem-Aranha francês”, que foi pioneiro nessa prática de alto risco.

 

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.