Conheça sete materiais ecologicamente corretos para procurar ao fazer compras

Vamos conversar de tecidos ecologicamente corretos? Nem todas as marcas que se dizem sustentáveis ​​são acessíveis para todos. Empresas como Patagonia, Fjällräven e Ternua são excelentes marcas, mas suas roupas têm um preço alto.

A boa notícia é que é possível pode ser um comprador sustentável sem gastar muito.

Um tecido sustentável, também chamados eco-friendly, é aquele que gera menos impactos para o meio ambiente, desde o processo sua fabricação até o descarte e reaproveitamento de materiais. Os tecidos sustentáveis podem ter origem em materiais orgânicos ou reutilizáveis, e também podem ser biodegradáveis.

Existem alguns materiais ecologicamente corretos e sustentáveis que facilitam a tarefa do comprador tornar-se ainda mais ecológico. Materiais criados para reduzir impactos no meio ambiente por serem menos poluentes é o primeiro passo para o consumidor sustentável.

Tecidos ecologicamente corretos

 

Moda sustentável é bem diferente, ao menos no conceito, de moda consciente. Moda sustentável diz respeito às formas de produção da indústria têxtil e moda consciente ao comportamento do consumidor. Como assim?

  • Moda sustentável: Defende a redução de uso de materiais poluentes na produção das peças, minimizando impactos no meio ambiente. Busca produtos com materiais sustentáveis, de qualidade e com maior durabilidade, como roupas e acessórios.
  • Moda consciente: Se refere à consciência que o consumidor manifesta em relação a questões ambientais e também sociais por trás da produção de cada peça. O consumidor passa a refletir e se preocupar com os materiais com que as peças são confeccionados, que são funcionais e não tem um descarte rápido.

Um dos principais benefícios de adquirir produtos com tecidos sustentáveis é a durabilidade desses itens. Eles podem ser feitos a partir de materiais orgânicos, naturais, sintéticos ou reciclados.

Bambu

As fibras de bambu são um excelente material alternativo ecológico e ecologicamente corretos para roupas. É de crescimento rápido, auto-regenerativo e tem uma pegada de cultivo mais gentil em comparação com o algodão, de acordo com Good On You: Ethical Fashion.

A Good On You é líder mundial de avaliações de marcas confiáveis, artigos e experiência em moda ética e sustentável. Desde 2015, construiu um banco de dados de milhares de marcas de moda, todas avaliadas de acordo com robusto sistema de classificação por seu impacto nas pessoas, planeta e animais.

No entanto, as roupas de bambu geralmente são feitas em combinação com outros materiais, como rayon e algodão. Enquanto o bambu é ecologicamente correto, o mesmo não pode ser dito para todas as roupas de bambu devido aos seus processos de fabricação.

Sim, maioria dos rótulos comerciais de bambu no mercado não são tão “ecologicamente corretos” quanto anunciado. No entanto, as roupas de bambu, em geral, são mais ecológicas do que as roupas típicas de algodão comum.

O bambu geralmente é macio, mas se a lista de materiais disser que é 100% bambu, lembre-se de que o tecido parecerá áspero.

Tencel

A marca Patagonia argumenta que, do ponto de vista da produção de materiais, o Tencel (conhecido também como Liocel ou Lyocel) é ainda mais sustentável que o bambu. Isso porque o solvente dissulfeto de carbono (CS2) é usado durante o processamento do bambu em tecido e 50% dessa toxina vai para o meio ambiente após a confecção do material.

Portanto, é por isso que a marca optou por trabalhar com Tencel em vez de bambu. O tecido Liocel, criado e certificado pela empresa austríaca eco-friendly Lenzing, é produzido a partir da celulose ou da pasta de madeira. É um fio natural, ou seja, proveniente de um material orgânico, assim como o algodão, a lã e seda.

Para produzi-la, é necessária uma transformação da polpa da árvore (também conhecida como celulose) em fibra. Podem ser feitos dois tipos de fibras por meio do lyocell: o tencel e o monocel. O tecido é extraído de eucaliptos certificados.

Tencel é na verdade uma marca que usa uma combinação de lyocell e fibras modais colhidas de madeira bruta para fazer tecido. A maioria dos tecidos de tencel é compostável e biodegradável, o que significa que o tecido pode ser devolvido ao meio ambiente após seu uso sem prejudicá-lo.

Quando comparadas às de algodão e poliéster é possível perceber que são mais macias e suaves e, claro, ecologicamente corretos. A capacidade de absorção também é muito superior à do algodão tradicional, por isso, o tecido é ideal para peças de roupa que são usadas todos os dias.

Cânhamo

O cânhamo às vezes tem uma má reputação por sua associação com a maconha, mas na verdade é uma ótima alternativa de tecido sustentável. Segundo a Forbes, como esta planta é uma erva daninha ela cresce com bastante facilidade com o mínimo de água e não há necessidade de pesticidas.

O cânhamo também produz mais polpa por hectare do que as árvores comuns e devolve nutrientes ao solo em que cresce ao “seqüestrar” dióxido de carbono. O cânhamo também é ótimo porque todas as partes da planta podem ser usadas.

Do ponto de vista do tecido, o cânhamo também ajuda a filtrar naturalmente a luz UV, respira bem, é mais forte que o algodão e também retém bem a cor, de acordo com a Naked Clothing. É um tecido durável e não irritante para a pele. Muitas vezes é usado no lugar do algodão, não requer certificação e já é orgânico. Portanto os tecidos de cânhamo são ecologicamente corretos.

A lã é outro ótimo material de tecido ecológico. Tem uma longa vida útil do material, é facilmente reciclável e biodegradável em terra e água porque é uma fibra à base de proteínas, de acordo com a International Wool Textile Organization. Ao contrário das fibras sintéticas que são feitas de petroquímicos e plásticos, a lã é completamente natural.

A lã também é uma ótima primeira camada porque absorve o suor, esfria automaticamente e é resistente a odores. Entretanto, por ser a lã colhida de ovelhas há debates em andamento sobre se é um processo cruel. Isso porque as ovelhas precisam ser tosquiadas porque não conseguem regular o excesso de peso sozinhas.

A maioria das etapas da colheita da lã tem pouco ou nenhum impacto no meio ambiente, mas a limpeza envolve a remoção de contaminantes da lã, pois é lavada em uma série de banhos alcalinos contendo água, sabão e carbonato de sódio ou um álcalino similar. Uma coisa a considerar é qual corante pode ter sido usado, pois alguns dos ingredientes do corante podem ser prejudiciais ao meio ambiente.

A maior parte da lã também vem de fazendas dedicadas ao cultivo de lã usando ovelhas domesticadas. O relatório Pulse of the Fashion Industry classificou a produção de lã de ovelha como poluente. O fato é que, em média, o tecido de lã usa 18% menos energia do que o poliéster e quase 70% menos água do que o algodão para produzir até 100 peças de vestuário.

Algodão orgânico

ecologicamente corretos

O algodão orgânico é um dos tecidos ecológicos mais comuns e uma solução mais sustentável. De acordo com a Organic Trade Association, na safra 2019-20, o algodão orgânico representou 95% da produção global de algodão. O material é normalmente colhido usando menos energia e água do que o algodão comum, tornando-o uma alternativa ecológica.

A Global Organic Textile Standard (GOTS) têm trabalhado para garantir que os têxteis orgânicos também melhorem (ou pelo menos não prejudiquem) a vida das pessoas. O controle da GOTS abrange o processamento, fabricação, embalagem, rotulagem, comércio e distribuição de têxteis, garantindo que os padrões ambientais e sociais (como condições de trabalho seguras e higiênicas, sem discriminação no local de trabalho e taxas de remuneração justas) sejam respeitados.

O algodão orgânico também é livre de pesticidas e pode ser reciclado. Existem muitas marcas especializadas em algodão orgânico, talvez seja um dos tecidos mais fáceis de encontrar em lojas ecológicas hoje.

Tecidos de algodão reciclado são ecologicamente corretos?

ecologicamente corretos

A reciclagem de algodão evita desperdícios desnecessários e pode ser uma alternativa mais sustentável ao descarte. O algodão reciclado pode ser proveniente de roupas de segunda mão ou de restos de tecido ou sobras, que são então fiados em novos fios e tecidos

Ainda mais sustentável do que o algodão orgânico, o reciclado é fabricado com resíduos de algodão pós-industrial e pós-consumo. Esse tipo de tecido ajuda a reduzir o consumo de água e energia, além de ajudar a manter as roupas de algodão fora dos aterros e lixões.

Mas isso não significa que qualquer um pode reciclar seus tecidos de algodão, nem significa que pode simplesmente jogar roupas e toalhas de algodão na lixeira. Existem duas fontes principais de algodão que podem ser reciclados: pré-consumo (sobraram da fabricação de têxteis) e pós-consumo (comprados pelos consumidores).

Normalmente, os produtos de algodão descartáveis ​​não podem ser reciclados. Isso inclui coisas como bolas de algodão e cotonetes. A razão pela qual não podem ser reciclados é devido ao fato de que as fibras são muitas vezes pequenas e não podem suportar o processo de reciclagem.

Mas existem alguns dos problemas mais específicos que surgem ao tentar reciclar algodão:

  • Não pode ser reciclado continuamente – Devido à sua estrutura que as fibras naturais (semelhante à do papel e da madeira) só podem ser recicladas um certo número de vezes.
  • O fluxo de reciclagem pode estar contaminado – uma camiseta de algodão foi para reciclagem, mas ninguém sabia que não era 100% algodão.
  • O interesse do consumidor é baixo

Linho Orgânico

ecologicamente corretos

Como um dos tecidos mais antigos e usados ​​do mundo, o linho é a fibra natural definitiva com apelo funcional e ético. O linho é quase idêntico ao cânhamo em termos de sustentabilidade. Os tecidos também são leves e respiráveis.

Em comparação com seus competidores sedentos de fibra natural, a produção de linho (orgânico ou não) também usa muito pouca água e sua planta pode prosperar apenas com água da chuva e sem irrigação.

Orgânico, quando se refere à agricultura, significa que uma planta é cultivada sem o uso de fertilizantes sintéticos e pesticidas. O linho, a planta da qual o tecido é feito, é uma cultura naturalmente orgânica quando cultivada em sua região nativa.

A própria natureza do linho e o clima em que é cultivado significam que a planta é resistente a pragas, requer muito pouco fertilizante e pode prosperar inteiramente sem irrigação.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.