Escaladora elabora filme para documentar afrodescendentes no esporte outdoor

Qualquer pessoa que fizer uma pesquisa, por mais superficial que seja, em páginas que cobrem esportes outdoor, ou mesmo no Google, irá reparar que há pouquíssimas pessoas afrodescendentes retratadas. Mesmo em catálogos de marcas, a representatividade é baixa, próxima de inexistente. A escaladora canadense Sabrina Chapman é uma das poucas pessoas que resolveu documentar esta realidade e, quem sabe, mudar este cenário.

A produtora Melanin Base Camp fez uma parceria com a Beast Fingers Climbing para produzir um documentário sobre Sabrina. A escaladora canadense é descendente de imigrantes da Ilha Maurício que mudaram para o Canadá. Mesmo tendo começado a escalar com 26 anos, já se destaca encadenando vias de dificuldade 10b brasileiro.

Muitas vezes, quando pessoas afrodescendentes são retratadas no universo outdoor, o objetivo é enaltecer a juventude, pobreza, trauma ou educação. Nenhum desses são tópicos ruins para explorar, mas eles não contam toda a história do que significa ser afrodescendentes e praticar um esporte outdoor ou o que significa ser um escalador de alto nível e uma mulher afrodescendente.

Para arrecadar dinheiro para a elaboração de um documentário que toque no ponto fraco de toda comunidade, que é a inclusão social e a representatividade, a produtora e a escaladora fundaram um projeto de financiamento coletivo.

O Titan Project é considerado o primeiro de uma série de curtas-metragens que destacam pessoas afrodescendentes no universo outdoor, incluindo escaladores, montanhistas, remadores e ambientalistas.

Para saber mais acesse: https://www.kickstarter.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.